11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para manter a pele jovem por mais tempo

Saiba como manter a pele jovem unindo cuidados diários, bons hábitos e tratamentos especializados.

Muitas mulheres buscam dicas de como manter a pele jovem acreditando que alguma solução milagrosa pode amenizar os sinais do envelhecimento facial ou reduzir os sinais indesejados da cútis.

Primeiramente, é importante não acreditar em receitas fáceis. Um tratamento estético pode ser muito eficaz, mas sem os cuidados cotidianos rapidamente os resultados serão perdidos. Saiba mais a seguir!

Como manter a pele jovem com 5 cuidados

Para saber como manter a pele jovem é preciso confiar nas dicas mais básicas de profissionais especializados, pois os resultados mais consistentes são de longo prazo, não promovendo mudanças profundas de um dia para o outro. Confira!

1. Uso do protetor solar

A radiação solar está entre as principais responsáveis pelo envelhecimento facial no longo prazo, sendo que a exposição direta ao sol sem proteção resulta em manchas na pele, intensificação das linhas de expressão e redução do colágeno.

Dessa forma, a dica mais falada também é uma das mais eficientes em proteger a pele do envelhecimento, garantindo uma pele jovem por mais tempo.

2. Bons hábitos diários

Muitas pessoas minimizam a importância de bons hábitos entre as dicas de como manter a pele jovem, mas eles influenciam diretamente na saúde e aparência dos tecidos. Entre os itens que merecem atenção estão:

  • alimentação: uma alimentação mais saudável e natural vai contribuir na saúde da pele, uma vez que ultraprocessados e açúcares intensificam processos inflamatórios e prejudicam a produção de colágeno, por exemplo;
  • exercícios físicos: as atividades físicas regulares contribuem no controle hormonal, indispensável à jovialidade da pele, e reduz o estresse que também pode prejudicar a estética;
  • noites de sono: durante o sono o corpo produz hormônios importantes para o organismo, auxiliando no funcionamento do corpo e na saúde da pele.

Além disso, é sempre recomendado evitar o tabaco que interfere diretamente na produção de colágeno e microcirculação sanguínea e bebidas alcóolicas, que intensificam processos inflamatórios.

Dicas para manter a pele jovem

3. Rotina de limpeza e hidratação

A rotina de skincare é um item indispensável em como manter a pele jovem, contribuindo para uma aparência diária mais satisfatória e amenização do envelhecimento facial no longo prazo.

Lembre-se de incluir na sua rotina a limpeza da pele, preferencialmente pela manhã e a noite, a tonificação e a hidratação.

Outro item importante é contar com produtos mais indicados para o seu tipo de pele, garantindo o controle dos problemas mais severos, como oleosidade ou ressecamento.

4. Cuidados periódicos

Além dos cuidados diários, a rotina de tratamento da pele também deve incluir técnicas mais esporádicas, como a esfoliação e uso de máscara hidratante que podem ser semanais.

Também é possível recorrer aos cuidados profissionais, como uma limpeza profunda de pele ou um peeling para amenização dos sinais da idade.

5. Tratamentos estéticos

Entre as dicas que não poderiam faltar em como manter a pele jovem estão os tratamentos estéticos profissionais, podendo optar por aquele que mais se adequa aos seus objetivos, como:

  • aplicação de toxina botulínica: conhecida popularmente como Botox o tratamento permite amenizar as linhas de expressão da face, reduzindo as rugas dinâmicas e tornando a face mais jovial;
  • aplicação de ácido hialurônico: tratamento de preenchimento facial indicado para amenizar sulcos, como o bigode chinês, ou melhorar o contorno facial;
  • fios de sustentação: recomendado para pacientes com flacidez facial que intensifica a aparência envelhecida. Melhora o tônus facial e também estimula a produção de colágeno.

A melhor opção de como manter a pele jovem ou reduzir sinais do envelhecimento é unir os cuidados diários em casa com tratamentos estéticos profissionais que amenizam os sinais mais incômodos. Agende sua consulta e saiba mais!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).