Menu

Dicas para evitar estrias

Além da celulite, as mulheres sempre tentam contornar o impasse das estrias. Assim como os furinhos nada desejáveis, as marcas que lembram cicatrizes podem ter tons avermelhados ou esbranquiçados e podem causar certo incômodo no público feminino. Especialmente, por requerer um tratamento de longa duração para amenizá-las. Elas se iniciam basicamente da mesma forma, avermelhadas ou rosadas, que indicam o rompimento sanguíneo e, depois, mudam a tonalização e ficam mais claras.

As gestantes são as que sofrem um pouco mais quando o assunto é estrias, especialmente na região do abdome. Coçar virou um motivo para muitas mulheres controlarem as unhas na hora de sentir aquela “pinicação” incômoda. Na verdade, a sensação de coceira é um aviso de que elas estão prestes a nascer. Sendo assim, coçar não influencia no aparecimento das estrias, pois as unhas tocam a parte superficial da pele e nem chegam perto das fibras que causam o aparecimento das vilãs.

Por isso, se você sentir aquela coceirinha, o recomendado é passar um bom creme, pois é sinal de que a pele está desidratada.

Além da gravidez, o efeito sanfona e a genética também são alguns pontos que servem de motivo para as estrias aparecerem. A falta de colágeno ajuda no aparecimento delas, assim como a ausência de melanina que deixa de ser produzida quando as fibras elásticas que dão sustento a pele se rompem. Emagrecer e engordar em curto espaço de tempo, por exemplo, contribui para o aparecimento das estrias. Assim, os hidratantes são grandes armas contra elas.

Os hidratantes indicados costumam ter ácido retinoico que contribui para suavizar as estrias. Contudo, é requerida uma consulta médica, pois cada caso é um caso e é preciso utilizar o produto certo para o tipo de estria. Muitas mulheres costumam fazer tratamentos caseiros que podem servir para amenizar e evitar que novas estrias apareçam. Há alguns casos em que é preciso tratamento a laser, que ajudam na produção de colágeno nas regiões das quais as vilãs insistem em permanecer.

Prevenir nunca é demais, até para aquelas que possuem a sorte de não ter nenhuma estria. Sempre hidrate a pele e tenha uma alimentação balanceada para evitar o efeito sanfona. Beber muita água também é essencial e, se você procura um procedimento estético que possa lhe ajudar, o peeling é o recomendado por promover a circulação sanguínea das áreas afetadas.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. maria do socorro disse:

    ola boa tarde! gostaria de saber qual nome de uma creme pr estria ?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Maria! Tudo bom?

      Cada caso é um caso e é preciso utilizar o produto certo para o tipo de estria. Por isto, o recomendável é que você procure um médico para que ele possa lhe indicar o produto correto para você.

      Beijos

  2. Fabiana Gomes disse:

    Dra moro no Rj, gostaria muito de fazer cirurgia plastica. tenho os seios pequenos e flácidos, e umas gordurinhas localizada nas região das costa e do lado da cintura. Porem tenho muito medo, por não saber escolher o médico correto. A dra poderia me indicar alguns médicos aqui do Rio ?
    Grata …
    Fabiana Gomes

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Fabiana.

      É normal que o paciente sinta receio, no entanto, o mais importante é que confie no profissional escolhido para realizar a cirurgia. Converse sempre abertamente com ele e tire todas as suas dúvidas, isso é essencial para amenizar qualquer receio que venha tendo. É fundamental saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade. Falamos ontem sobre isso lá na nossa Fanpage: http://goo.gl/8ggvI3

      Nesta região, infelizmente não conheço ninguém para te indicar.

      Beijos