Além da celulite, as mulheres sempre tentam contornar o impasse das estrias. Assim como os furinhos nada desejáveis, as marcas que lembram cicatrizes podem ter tons avermelhados ou esbranquiçados e podem causar certo incômodo no público feminino. Especialmente, por requerer um tratamento de longa duração para amenizá-las. Elas se iniciam basicamente da mesma forma, avermelhadas ou rosadas, que indicam o rompimento sanguíneo e, depois, mudam a tonalização e ficam mais claras.
As gestantes são as que sofrem um pouco mais quando o assunto é estrias, especialmente na região do abdome. Coçar virou um motivo para muitas mulheres controlarem as unhas na hora de sentir aquela “pinicação” incômoda. Na verdade, a sensação de coceira é um aviso de que elas estão prestes a nascer. Sendo assim, coçar não influencia no aparecimento das estrias, pois as unhas tocam a parte superficial da pele e nem chegam perto das fibras que causam o aparecimento das vilãs.
Por isso, se você sentir aquela coceirinha, o recomendado é passar um bom creme, pois é sinal de que a pele está desidratada.
Além da gravidez, o efeito sanfona e a genética também são alguns pontos que servem de motivo para as estrias aparecerem. A falta de colágeno ajuda no aparecimento delas, assim como a ausência de melanina que deixa de ser produzida quando as fibras elásticas que dão sustento a pele se rompem. Emagrecer e engordar em curto espaço de tempo, por exemplo, contribui para o aparecimento das estrias. Assim, os hidratantes são grandes armas contra elas.
Os hidratantes indicados costumam ter ácido retinoico que contribui para suavizar as estrias. Contudo, é requerida uma consulta médica, pois cada caso é um caso e é preciso utilizar o produto certo para o tipo de estria. Muitas mulheres costumam fazer tratamentos caseiros que podem servir para amenizar e evitar que novas estrias apareçam. Há alguns casos em que é preciso tratamento a laser, que ajudam na produção de colágeno nas regiões das quais as vilãs insistem em permanecer.
Prevenir nunca é demais, até para aquelas que possuem a sorte de não ter nenhuma estria. Sempre hidrate a pele e tenha uma alimentação balanceada para evitar o efeito sanfona. Beber muita água também é essencial e, se você procura um procedimento estético que possa lhe ajudar, o peeling é o recomendado por promover a circulação sanguínea das áreas afetadas.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.