11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados com o corpo na gravidez

Saiba como se manter bela durante esse período mais do que especial

O período de gestação é um dos mais delicados para a mulher devido ao extenso número de transformações pelos quais o seu corpo passa. Embora exista a crença de que a gravidez realça diversas nuances da beleza feminina e aflora muitas outras, todo cuidado é pouco para conseguir ostentar um belo corpo durante e após esse processo tão marcante na vida de uma mulher. Existem dezenas de precauções que devem ser tomadas e a primeira delas é em relação à pele. Isso se deve ao aumento descomunal da concentração de hormônios que são liberados na corrente sanguínea. Por conta disso, a futura mãe deve evitar ao máximo longos intervalos de exposição ao sol, pois as características do seu organismo irão favorecer o surgimento de manchas. Embora a limpeza de pele seja liberada, é importante descartar o uso de esfoliantes que contenham ácido, pois este elemento é absorvido pela pele. Pelo mesmo motivo, deve-se evitar as máscaras secativas.

Já em relação ao aparecimento das indesejáveis estrias, a melhor alternativa é deixar o peso em equilíbrio, pois o surgimento de estrias também está vinculado ao chamado “efeito sanfona”. Além disso, a gestante deve evitar levar uma vida sedentária e procurar realizar atividades físicas condizentes com o estágio da gravidez. Apesar da aparência de fragilidade do seu corpo, a mulher grávida não só pode se exercitar como deve. Neste ponto, existem exercícios específicos de yoga e pilates que podem prestar uma ótima contribuição. Lembre-se de que a pele também precisa receber uma alta dose de hidratação, que pode ser realizada através de cremes e sabonetes previamente indicados pelo médico obstetra em questão.

Como mencionado acima, a alimentação deve ser balanceada para evitar o ganho exagerado de peso. Porém, é importante ressaltar que a mulher não pode ignorar determinadas necessidades básicas de nutrientes. Dentre a gigantesca lista de minerais e nutrientes que devem compor a dieta da gestante, destacam-se o ácido ascórbico, ácido fólico, zinco, fósforo, magnésio, ferro, cobre e muitos outros. Pensando nisso, é importante que a gestante tenha um cardápio rico em brócolis, leite, ovos e carnes, além de diversas frutas, hortaliças e alimentos integrais. Em equilíbrio, esse conjunto irá proporcionar todas as condições necessárias para o bom desenvolvimento do feto, sem que a mulher tenha de engordar excessivamente para isso.

Mulheres gestantes também podem mudar o visual pintando os cabelos. Sim, é possível deixá-los com outras cores. No entanto, os fios não podem receber outros produtos que não sejam os xampus tonalizantes, que nada mais são do que tinturas efêmeras. Mesmo assim, os especialistas aconselham a não abusar do número de aplicações e estas devem começar, preferencialmente, após os três primeiros meses de gravidez. Gestantes que costumam alisar os cabelos de tempos em tempos devem interromper o tratamento durante todo o período de gestação e só retornarem depois de o bebê já ter nascido. Uma boa e eficaz opção para manter os cabelos bonitos é o uso das hidratações menos agressivas e a prática da escovação dos fios com a ajuda de um secador.

Após o período inicial, boa parte das mulheres deseja realizar algum procedimento estético. Nossa dica é: procure uma clínica de cirurgia plástica confiável.  Essa pesquisa é essencial para garantir qualidade no procedimento e resultados realmente eficazes.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).