11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Dicas para alcançar o famoso corpo de violão

Como manter o contorno corporal

Definição do contorno corporal depende de cuidados variados, desde exercícios até cirurgias plásticas! 

Para muitas mulheres um contorno corporal bem definido é o segredo para beleza e bem-estar, de forma que esse se torna o objetivo de muitas delas que planejam uma rotina toda voltada a essa meta.

O famoso corpo de violão até tem uma parcela de genética, mas também depende de um esforço multidisciplinar por parte das interessadas.

A seguir apresentamos algumas dicas de como obter o contorno corporal desejado unindo diferentes estratégias. Confira!

Cuidados diários para definir o contorno corporal

Grande parcela do contorno corporal no estilo violão deve-se aos cuidados diários adotados pelas mulheres. A rotina deve ser direcionada a esse objetivo, portanto, demanda comprometimento e empenho.

Exercícios físicos

A rotina de exercícios de uma pessoa que quer ficar com o corpo violão não é fácil. O ideal é unir atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação, com musculação, que melhora o tônus muscular e define o corpo.

Entre os exercícios não podem faltar estão os voltados ao abdominal. Eles ajudam a trabalhar e definir os músculos do abdômen que são os responsáveis pela rotação do tronco e do quadril.

Uma atividade aeróbica que ajuda diretamente a região abdominal é o bambolê, pois ele promove o fortalecimento da região e também a perda calórica.

Alimentação

O contorno corporal desejado tem muita relação com o peso que está diretamente relacionado à alimentação.

A recomendação é evitar alimentos que contenham muita gordura, açúcares ou sódio, incluindo processados e industrializados. Reduza ainda o consumo de bebidas alcóolicas e controle a ingestão de carboidratos.

O ideal é priorizar uma alimentação saudável rica em opções naturais, como verduras, legumes e frutas. As carnes magras e azeite de oliva também podem fazer parte da dieta.

A ingestão de líquidos também é essencial, com destaque para um consumo adequado de água, mas também de chás de hortelã, verde, hibisco e mate. Eles ajudam na digestão, são termogênicos auxiliando a queima de calorias e promovem a redução da retenção de líquidos.

Cosméticos

O uso de hidratantes e óleos de banho é indicado para deixar a pele hidratada e saudável, reduzindo as chances de estrias, celulites e flacidez.

Mas, além disso, é possível utilizar géis redutores. Dependendo do produto é indicado aplicá-lo antes dos exercícios físicos ou depois, ajudando na queima calórica.

Procedimentos estéticos

Além dos cuidados diários que devem ser adotados, existem procedimentos estéticos específicos para ajudar na definição do contorno corporal, tornando o corpo violão uma realidade mais próxima.

Massagem modeladora

A massagem modeladora, como o próprio nome sugere, é indicada para moldar os contornos corporais, reduzir a gordura localizada, diminuir medidas e o inchaço.

Nessa técnica são realizados movimentos vigorosos para estimular a circulação sanguínea e o metabolismo, contribuindo para amenizar a gordura localizada e celulite.

Carboxiterapia

A carboxiterapia também pode contribuir para modelação corporal. Ela consiste na aplicação de gás carbônico abaixo da pele ou no tecido adiposo (subcutâneo), promovendo o aumento do fluxo sanguíneo que melhora a oxigenação local, levando nutrientes ao tecido.

A técnica é recomendada para tratar condições como a gordura localizada, celulite, estrias, flacidez de pele e irregularidades pós-lipoaspiração.

Ultracontour

O Ultracontour é um aparelho de Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade que emite ondas de ultrassom no tecido subcutâneo para promover a ruptura da membrana das células adiposas por meio do processo de cavitação.

O procedimento é indicado para amenizar pequenos depósitos de gordura localizada, remodelar o contorno corporal, melhorar os resultados após a lipoaspiração e tratar celulites.

Contorno corporal de mulher

Cirurgias plásticas

Por fim, as pacientes que adotando as técnicas anteriores ainda não estiverem satisfeitas com o contorno do corpo podem recorrer às cirurgias plásticas, caso um especialista avalie que essa é a conduta mais adequada.

Lipoaspiração

Um dos tratamentos mais conhecidos para modelação do contorno corporal é a lipoaspiração. Essa cirurgia plástica permite a remoção de depósitos de gordura ao aspirar as células adiposas localizadas no tecido adiposo.

Devido a redução das células de gordura, além de ter como benefício à modelação corporal ainda será mais fácil de a paciente manter os resultados.

A técnica pode ser usada para remover depósitos de gordura localizada do abdômen, glúteos, costas, flancos e outras áreas.

Lipoescultura

A lipoescultura é a principal técnica para remodelação corporal, isso porque ela une a lipoaspiração com a lipoenxertia.

A primeira etapa da cirurgia plástica é idêntica à lipoaspiração, com o cirurgião plástico fazendo a remoção da gordura localizada das regiões indicadas. Em seguida, ainda na sala cirúrgica, é realizada a purificação das células adiposas, removendo células rompidas, sangue e anestésico.

Essa gordura purifica é enxertada na paciente para remodelar ou dar volume. Por exemplo, a gordura removida dos flancos pode ser enxertada nos glúteos, promovendo o aumento do volume.

Dessa forma, a lipoescultura permite resultados bastante satisfatórios quando o assunto é definição e remodelação corporal.

Abdominoplastia

Por fim, quando a paciente não consegue alcançar o corpo violão em decorrência do excesso de pele na região abdominal a indicação é a abdominoplastia.

No procedimento cirúrgico é removido o excesso de pele e flacidez do abdômen e é corrigida a diástase dos músculos reto abdominais, tendo como resultado a “barriga chapada”.

Quando a insatisfação da paciente está associada tanto ao excesso de pele quanto à presença de depósitos de gordura, uma opção é a associação da abdominoplastia com a lipoaspiração.

Com essa diversidade de técnicas, as pacientes podem alcançar o corpo violão mais facilmente e combatendo algumas insatisfações estéticas que inviabilizam esse resultado.

Destaca-se, no entanto, que a manutenção do contorno corporal desejado só será possível com a união adequada de exercícios e alimentação, ainda que as cirurgias plásticas contribuam para alcançar esse objetivo inicialmente.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).