Alimentação, horário da exposição ao sol e outros fatores influenciam na duração do bronzeado
O verão está apenas começando e muitas pessoas já estão pesquisando como manter o bronzeado quando o período de praia e piscina estiver acabando.
Para manter o bronzeado mesmo depois do verão, os cuidados devem ter início antes de iniciar a exposição ao sol. A qualidade do bronze é fundamental para que ele permaneça por mais tempo e também para evitar que a pele descasque.
Não é incomum encontrar pessoas que, para adquirir o bronzeado desejado, ficam horas “fritando” embaixo do sol e, muitas vezes, sem protetor solar para “acelerar” o processo.
Talvez o resultado do dia até seja o desejado, mas provavelmente no dia seguinte o bronze já vai adquirir uma aparência ressecada e logo depois a pele vai começar a descascar e manchar a pele.
Isso ocorre porque para conquistar esse bronzeamento rápido a pele é exposta intensamente à radiação solar, ficando lesionada. Portanto, para um bronzeamento bonito e duradouro é indicado adotar diversos cuidados, como:
Com esses cuidados será possível adquirir o bronzeado desejado sem comprometer a beleza e saúde da pele, o que certamente vai resultar em uma cor mais duradoura.
O bronzeamento tem toda relação com a alimentação, especialmente pela ação do betacaroteno. Trata-se de um carotenoide que, após as reações químicas do organismo se transforma em vitamina, nesse caso, a A.
O betacaroteno atua como refletor parcial dos raios UVA e UVB, além de ter ação antioxidante, o que significa que ele combate os radicais livres e a radiação solar. Quando ingerido ele ajuda a manter um bronze mais dourado e duradouro.
Ingerir alimentos ricos em betacaroteno é uma estratégia de como manter o bronzeado, pois ele incentiva a melanina deixando a pele morena e não avermelhada.
Entre as opções estão as frutas e legumes de cor amarela ou laranja e folhas verde-escuras, como cenoura, batata-doce, caqui, abóbora, mamão, manga, carambola, pêssego, nectarina, chicória, agrião, couve e espinafre.
A recomendação é inserir esses alimentos na dieta cerca de 20 dias antes da exposição solar para que a vitamina alcance a epiderme da pele, ampliando a permanência do bronzeado produzido pela melanina.
Para potencializar a ingestão de betacaroteno antes da exposição solar uma dica: faça um suco de 2 cenouras, 1/2 manga e 2 laranjas. Bata os ingredientes com água no liquidificador e beba todos os dias iniciando 20 dias antes de se expor ao sol.
E como manter o bronzeado após o verão? Com os cuidados citados acima a cor dourada já vai permanecer por mais tempo, mas também existem técnicas adicionais que podem ser adotadas, como:
Sem os cuidados adequados a pele pode começar a descamar, o que pode demandar a realização de um peeling para acelerar a regeneração da pele, removendo as camadas superficiais danificadas.
Portanto, seguir as dicas de como manter o bronzeado ajuda não apenas na manutenção de uma cor mais bonita, como também contribui para uma pele saudável e hidratada.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.