11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como é o pós-operatório da cirurgia íntima feminina

Como é o pós-operatório de uma cirurgia íntima

Cuidados no pós-operatório da cirurgia íntima influenciam a saúde feminina e também a satisfação com os resultados estéticos. Saiba tudo aqui!

A cirurgia íntima feminina, também chamada de ninfoplastia, é um procedimento estético cada vez mais procurado, sendo que pode ser motivado pela aparência da vagina, mas também por desconfortos físicos.

Na cirurgia íntima é feita a retirada do tecido excedente dos pequenos lábios que fazem com que eles ultrapassem o tamanho dos grandes lábios. A indicação da ninfoplastia deve sempre ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança.

Apesar de ser um procedimento simples, os cuidados no pós-operatório são essenciais à recuperação. 

5 cuidados no pós-operatório da cirurgia íntima

O mais importante na recuperação da ninfoplastia é seguir corretamente as indicações da equipe médica que pode recomendar cuidados específicos de acordo com o caso.

Ainda assim, alguns cuidados no pós-operatório da cirurgia íntima são comuns a maior parte dos casos. Conheça as recomendações a seguir!

1. Higienização depois da cirurgia íntima

A higienização é um aspecto fundamental na recuperação de qualquer cirurgia plástica, especialmente tratando-se da área íntima.

Recomenda-se fazer a higiene do local com água morna e sabão neutro, ao menos, duas vezes ao dia, o que ajuda a reduzir as chances de infecções que podem ser causadas pela proliferação de bactérias.

Para contribuir com a higienização da região operada recomenda-se que a mulher não frequente piscinas ou tome banho de mar por três semanas após a realização da cirurgia.

Outro aspecto importante é planejar a cirurgia íntima para logo após a menstruação, evitando que a mulher fique menstruada no pós-operatório, o que pode ocasionar complicações em decorrência da umidade no local.

2. Relações sexuais

Após a realização da ninfoplastia a mulher deve evitar relações sexuais por 30 dias, período em que a região estará sensível e ainda nas fases iniciais de cicatrização.

Apesar de ser um receio comum relacionado à cirurgia íntima, o procedimento não compromete a sensibilidade dos pequenos lábios e nem do clitóris, mas no pós-operatório imediato a sensibilidade pode ficar alterada devido ao trauma cirúrgico.

3. Atividades físicas

As atividades físicas e esforços em geral também devem ser evitados por cerca de 30 dias, aguardando a liberação médica para retomada dessas atividades.

Os exercícios podem resultar em equimoses e inchaços na região, incluindo com abertura dos pontos cirúrgicos. 

4. Vestuário

Após a cirurgia íntima é importante que o local fique seco e arejado, de forma que é fundamental evitar roupas que apertem a região, como shorts e calças jeans.

Dê preferência para roupas folgadas e com tecidos leves, como de algodão, minimizando o atrito no local e evitando o abafamento.

5. Cicatrização

Para uma boa cicatrização, que ocorre normalmente em 30 dias, é importante respeitar as recomendações gerais do pós-operatório. 

A realização de compressas frias na região três vezes ao dia pode ajudar na amenização do inchaço e desconforto, proporcionando uma recuperação adequada.

É importante ainda utilizar apenas a medicação prescrita pelo especialista que pode incluir analgésicos para momentos de dor, antibiótico e anti-inflamatório.

As complicações da cirurgia íntima são raras, mas é importante que qualquer alteração significativa do quadro, como dor latejante, febre, cheiro ruim ou sangramentos sejam imediatamente informadas ao especialista responsável.

O resultado estético da cirurgia íntima feminina já é bastante visível no segundo mês após a operação, quando a cicatrização já avançou e o inchaço reduziu, no entanto, recomenda-se esperar até o sexto mês para um resultado mais satisfatório.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).