11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como é o pós-operatório da abdominoplastia?

Abdominoplastia: conheça seus resultados

Veja os principais cuidados do pós-operatório da abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica com objetivo estético. Não recomendado para quem deseja perder peso, o procedimento foca todas as suas técnicas na redução de volume abdominal, ou seja, se o paciente estiver acima do peso, o excesso de gordura em outros pontos da região como na cintura ou nos flancos continuarão ali após a cirurgia. 

O objetivo principal da abdominoplastia é eliminar o excesso de pele, de gordura localizada e, com isso, estimular a firmeza dos músculos abdominais. Esta intervenção cirúrgica é indicada para homens e mulheres que já estão no seu peso ideal, mas desejam melhorar a aparência estética da sua região abdominal. 

Veja os principais cuidados no pós-operatório desta cirurgia e como ficam as suas cicatrizes. Acompanhe a seguir:

Como ficam as cicatrizes?

O corte realizado pela abdominoplastia fica localizado logo acima dos pelos pubianos, alongando-se pelas laterais do corpo. A extensão desta cicatriz irá depender da quantidade de tecido adiposo retirado em cada caso, podendo ser maior ou menor. A cicatrização acontece em três momentos principais:

  • Primeiro mês: durante os primeiros trinta dias de pós-operatório o paciente perceberá uma cicatriz pouco visível, podendo acontecer pequenas reações adversas com os pontos.
  • Primero ano: após o primeiro mês e até o final do primeiro ano acontecem processos naturais da cicatriz: espaçamento; mudança na tonalidade; clareamento da pele. Todas estas mudanças são esperadas e consideradas orgânicas do processo de cicatrização.
  • Após um ano: até o 18º mês a cicatriz já começa a clarear e a ficar menos proeminente, se aproximando ao seu aspecto estético definitivo. É depois deste período que você terá uma ideia melhor de como a cicatrização se deu, podendo interferir no seu resultado final.

O pós-operatório da abdominoplastia

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias e as recomendações médicas para este período passam por evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar a cinta modeladora do pós-operatório durante todo este período. Não é necessário realizar mudanças na alimentação, ok? Apenas dar preferência a alimentos com bastante fibra e evitar aqueles que podem causar acúmulo de gases. 

Assim como a grande maioria das cirurgias plásticas, a drenagem linfática é altamente recomendada após o quarto dia de pós-operatório. Isso ajudará a eliminar fluídos e prevenir a retenção se líquidos no local. É recomendável movimentar as pernas e os pés de duas em duas horas e massagear as pernas à noite, evitando a formação de coágulos indesejáveis. 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Tania disse:

    Bom dia
    Eu gostaria de informações sobre fazer uma consulta com a dra. Luciana para uma avaliação sobre a cirurgia de abdominoplastia. Ou seja, meu problema é a barriga.
    Obrigada
    Tania

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá! Será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial. O valor da consulta é R$ 1.200, mas com o pagamento no agendamento, você terá um ótimo benefício, o valor da consulta fica por R$ 1000 e você garante o seu horário! Porém, em virtude da altíssima procura pela Dra. Luciana Pepino, nossa agenda está fechada no momento. Optamos pela abertura da agenda somente no início de cada mês, quando agendaremos para os dois meses seguintes. Assim poderemos te atender melhor sem um tempo prolongado de espera até a data programada. Desta forma, pedimos que você telefone para nós no primeiro dia útil do próximo mês. Certos de sua compreensão, aguardamos seu contato. Telefones: (11) 3285-6412 / 3285-3514 / 3284-4216 / 3284-5851 Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 10 às 19hs. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino

  2. Cleusa disse:

    Oi bom dia é muito caro doutora
    Pra mim não dá certo estou em fase de emagrecimento.