11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como é o pós-operatório da abdominoplastia?

abdominoplastia

Veja os principais cuidados do pós-operatório da abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa a melhoria do aspecto do abdômen, com a retirada do excesso de pele e gordura localizada, promovendo a firmeza dos músculos abdominais. Contudo, para alcançar os objetivos desejados, é fundamental se preparar corretamente para a intervenção cirúrgica e seguir à risca todas as recomendações médicas para o pós-operatório.

Esse tipo de cirurgia proporciona excelentes resultados, mas é importante observar que ela é indicada apenas para homens e mulheres com o peso ideal que desejam melhorar a aparência da região abdominal. Isso porque, nos casos de pessoas que se encontram acima do peso, o excesso de gordura em outros pontos, como cintura ou flancos permanecerá após a intervenção cirúrgica.

Neste artigo, explicaremos sobre os cuidados que devem ser observados na preparação para a cirurgia do abdômen, como é o pós-operatório, as complicações que podem ocorrer quando as recomendações médicas não são adotadas e a evolução do processo de cicatrização até o resultado. Continue a leitura para saber mais!

Quais os cuidados que devem ser observados na fase de preparação para a abdominoplastia?

Os cuidados com a fase preparatória da cirurgia de abdômen são tão importantes quanto os que devem ser adotados no pós-operatório. Ela envolve diversos aspectos que impactam diretamente na redução dos riscos cirúrgicos e nos resultados, como:

  • fazer exames laboratoriais;
  • jejuar por 8 horas antes da cirurgia;
  • não consumir bebidas alcoólicas;
  • não fumar por 15 dias antes da cirurgia;
  • suspender medicamentos;
  • ter uma alimentação balanceada.

No dia da cirurgia o paciente deve tomar banho com sabonete antisséptico e não utilizar cremes, esmaltes ou maquiagem. Esses cuidados evitam eventuais infecções no momento da cirurgia e ajudam a monitorar a oxigenação do paciente.

  • Como é o pós-operatório da abdominoplastia?

    Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período. Quanto à alimentação, não é necessário realizar grandes mudanças. Apenas dar preferência a alimentos saudáveis, com bastante fibra e evitar aqueles que podem causar acúmulo de gases.

    Assim como a maioria das cirurgias plásticas, a drenagem linfática é altamente recomendada após o quarto dia da cirurgia. Isso ajuda a eliminar fluidos e prevenir a retenção de líquidos no local. Também é recomendável movimentar as pernas e os pés a cada duas horas e massagear as pernas à noite para evitar a formação de coágulos indesejáveis.

    Embora haja um inchaço normal, é possível notar novos contornos logo após a realização da cirurgia. Mas, o aspecto definitivo depende da completa cicatrização. Para garantir que ela ocorra de maneira correta e evitar complicações pós-cirúrgicas, é importante observar cuidados essenciais, como:

    • não fumar – cirurgia plástica e cigarro não combinam, pois, o tabaco prejudica a circulação sanguínea e a recuperação celular;
    • evitar esforços e exercícios físicos nas primeiras semanas;
    • utilizar remédios para dor, pomadas e filtro solar na cicatriz apenas sob orientação médica;
    • fazer sessões de laser ou outro tratamento dermatológico somente com recomendações médicas;
    • evitar a exposição da região operada ao sol, principalmente quando houver manchas roxas/avermelhadas;
    • dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas para evitar pressões no abdômen;
    • andar curvando as costas e apoiando as mãos na barriga — isso proporciona mais conforto e alivia a dor. Essa postura deve ser mantida nos primeiros 15 dias ou até que não haja mais dor;
    • sentar-se em cadeira com encosto, apoiando os pés no chão;
    • não retirar a cinta modeladora nos primeiros 8 dias, nem para dormir. Nesse período o banho de chuveiro fica proibido e a higiene deve ser feita com esponja apenas nas outras regiões do corpo.

    Quais complicações podem ocorrer após a abdominoplastia?

    A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico como qualquer outro, que traz consigo alguns riscos inerentes à cirurgia. As complicações podem ser menores ou maiores. Por isso, é muito importante ter uma boa preparação pré-operatória e seguir à risca as recomendações do cirurgião plástico.

    Caso os cuidados essenciais indicados pelo médico não sejam seguidos, podem ocorrer complicações da cirurgia plástica do abdômen, como:

    • abertura da cicatriz – os pontos podem abrir devido a esforços físicos. Por isso é importante repousar por, no mínimo 15 dias;
    • hematomas – aparecem na presença de acúmulo de sangue no local e devem ser avaliados pelo cirurgião plástico;
    • infecções – podem surgir em pacientes que fumam logo após a cirurgia. Por isso há orientação médica para não fumar;
    • seroma – acúmulo de fluidos que podem ocorrer quando a cinta pós-cirúrgica não é utilizada corretamente;
    • trombose – formação de coágulos de sangue nas pernas devido à falta de movimentação dos membros inferiores. Para evitar, é importante utilizar meias de compressão indicadas pelo médico.

    Como ficam as cicatrizes?

    O corte realizado pela abdominoplastia fica localizado logo acima dos pelos pubianos, alongando-se pelas laterais do corpo. A extensão dessa cicatriz irá depender da quantidade de tecido adiposo retirado em cada caso, podendo ser maior ou menor. A cicatrização pós-cirurgia acontece em três momentos principais:

    • primeiro mês – durante os primeiros 30 dias do pós-operatório o paciente perceberá uma cicatriz pouco visível, podendo ocorrer pequenas reações adversas com os pontos;
    • primeiro ano – após o primeiro mês e até o final do primeiro ano acontecem processos naturais na cicatrização, como espaçamento, mudança na tonalidade e clareamento da pele;
    • após um ano – até o 18.º mês a cicatriz clareia e fica menos proeminente, se aproximando do seu aspecto definitivo. É depois desse período que você terá uma ideia melhor de como o processo de cicatrização ocorreu, podendo interferir no resultado.

    Como vimos, o pós-cirúrgico requer cuidados essenciais para que a abdominoplastia proporcione excelentes resultados e atenda às expectativas dos pacientes. Para isso, é fundamental seguir fielmente as recomendações médicas, de modo a evitar potenciais riscos e obter uma boa cicatrização.

    Estas informações foram úteis? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como é o pós-operatório da abdominoplastia.

    Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Tania disse:

    Bom dia
    Eu gostaria de informações sobre fazer uma consulta com a dra. Luciana para uma avaliação sobre a cirurgia de abdominoplastia. Ou seja, meu problema é a barriga.
    Obrigada
    Tania

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá! Será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial. O valor da consulta é R$ 1.200, mas com o pagamento no agendamento, você terá um ótimo benefício, o valor da consulta fica por R$ 1000 e você garante o seu horário! Porém, em virtude da altíssima procura pela Dra. Luciana Pepino, nossa agenda está fechada no momento. Optamos pela abertura da agenda somente no início de cada mês, quando agendaremos para os dois meses seguintes. Assim poderemos te atender melhor sem um tempo prolongado de espera até a data programada. Desta forma, pedimos que você telefone para nós no primeiro dia útil do próximo mês. Certos de sua compreensão, aguardamos seu contato. Telefones: (11) 3285-6412 / 3285-3514 / 3284-4216 / 3284-5851 Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira de 10 às 19hs. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino

  2. Cleusa disse:

    Oi bom dia é muito caro doutora
    Pra mim não dá certo estou em fase de emagrecimento.