11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Fique por dentro dos tipos de cirurgia plástica na barriga!

tipos de cirurgia plastica na barriga

Todos os dias, centenas de pessoas procuram cirurgiões plásticos para acabar com a gordura localizada do abdômen, melhorar a firmeza da barriga e eliminar o excesso de pele. Lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia são algumas das soluções mais apresentadas, mas, afinal, será que esses procedimentos são todos iguais? Qual escolher e como saber qual é o mais indicado para cada caso?

Neste post, listamos os principais tipos de cirurgia plástica na barriga e ajudamos você a entender as diferenças entre cada um deles. Ficou interessado? Então confira a seguir.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento indicado para quem busca remover o acúmulo de gordura localizada. Os locais mais procurados para a cirurgia são nas áreas do abdômen, culotes e abaixo do umbigo, no entanto, o procedimento também pode ser realizado em outras áreas, como braços e coxas.

Como o próprio nome já diz, essa remoção é feita por meio da aspiração da gordura. Durante a cirurgia, são feitas pequenas incisões de cerca de 4 mm e são inseridas cânulas na camada de gordura.

Para melhores resultados, é recomendado que o paciente esteja próximo ao seu peso ideal e tenha a pele firme, pois a lipoaspiração não é indicada para remoção de pele, somente de gordura.

Lipoescultura

Apesar de muitas pessoas confundirem a lipoescultura com a lipoaspiração, existem diferenças entre as duas técnicas. Enquanto a lipoaspiração somente aspira a gordura localizada, a lipoescultura utiliza essa gordura removida para dar mais volume a outras áreas do corpo, como glúteos, mamas e coxas.

Os resultados do procedimento podem ser vistos após cerca de 45 dias e, durante o pós-operatório, é necessário que o paciente tenha alguns cuidados, como utilizar cintas em todas as áreas tratadas e realizar drenagens linfáticas para retirar o excesso de líquidos acumulados.

Abdominoplastia completa

É indicada para a remoção da gordura localizada e do excesso de pele em pacientes que tiveram grande perda de peso. O procedimento também pode ser realizado para recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal.

Durante a cirurgia, é possível costurar o músculo reto abdominal, deixando a barriga mais rígida e plana e a cintura mais definida.

O tempo da cirurgia pode variar muito, no entanto, na maioria dos casos, o procedimento tem duração entre uma e três horas e os resultados podem ser vistos após 3 ou 4 meses.

Abdominoplastia modificada

Esse tipo de abdominoplastia é mais simples e tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura somente da área inferior da barriga. É indicada para casos em que a pessoa conseguiu emagrecer e alcançar o peso ideal, mas ficou com a barriga flácida e excesso de gordura localizada na “pochete”.

Também conhecida como miniabdominoplastia, essa cirurgia resulta em uma cicatriz menor do que a abdominoplastia completa e sua recuperação é mais rápida. Para melhorar os resultados e o contorno corporal, é possível associar o procedimento à lipoaspiração ou à lipoescultura.

Quando falamos em tipos de cirurgia plástica na barriga, é importante ter em mente que cada uma delas é mais indicada para determinados casos e objetivos. Por isso, antes de tomar uma decisão, é fundamental conversar com seu cirurgião para alinhar expectativas e considerar qual o melhor procedimento para você.

Gostou do post? Conheça também 7 tratamentos estéticos para eliminar a flacidez na barriga.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).