11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Descubra qual é a prótese de mama ideal para você

mulher com o colo a mostra e mão no ombro

Toda mulher que deseja aumentar os seios deve pensar também na escolha das próteses de mama.

Depois da escolha do cirurgião certo, a maior dúvida de toda mulher que planeja fazer uma Mamoplastia de aumento ou inclusão de prótese de mama é sobre a prótese de mama ideal.

Qual é o formato certo? E o volume? O que fica mais adequado de acordo com o meu tipo físico? Se você também possui essas dúvidas, esse artigo foi pensado com todo carinho para te deixar preparada e segura sobre esta decisão!

Expectativas sob controle

Uma das coisas mais importantes nesse momento é que você precisa ter expectativas realistas sobre o resultado que espera obter com a sua Mamoplastia. Muitas mulheres se sentem inseguras e têm medo de ter escolhido o tamanho errado: muito grande, deixando um aspecto artificial; ou muito pequeno, o que ainda pode manter um grau de insatisfação.

Às vezes parece difícil para as pacientes explicar o que de fato elas esperam, pois, expressões como “muito”, “pouco” ou “aparência natural” podem ter significados diferentes para cada pessoa. Por isso é sempre bom marcar uma consulta presencial com o profissional escolhido e levar todas as suas dúvidas, anseios e expectativas sobre os resultados.

várias Prótese de mama sob uma mesa

Cuidados para garantir sua satisfação com o procedimento

Um dos maiores causadores de insatisfação com os resultados na pós-cirurgia vem da má comunicação nas consultas iniciais. Por isso é muito importante ser totalmente franca com seu cirurgião e esgotar todas as dúvidas.

Especialmente porque não há como alterar o resultado final do procedimento em um prazo curto de tempo. O período para avaliar outra solução gira em torno de três a seis meses, tempo necessário para que os tecidos se recuperem e o edema ceda completamente.

Como escolher a prótese de mama ideal

Sabemos que determinar o tamanho da prótese de mama ideal não é uma tarefa fácil, mas existem índices que auxiliam nessa tarefa. O profissional deve tirar as medidas da paciente e estabelecer proporções, como tórax, volume e da mama. Com estes números, fica mais fácil encontrar as melhores opções de tamanho do implante para o seio e para o organismo em particular.

Em alguns casos, é possível até provar os implantes mamários. Alguns profissionais possuem amostras de tamanhos e formatos diversos em seu consultório. Assim a paciente pode colocar em seu corpo com a ajuda do sutiã e verificar o efeito visual produzido. Não é exatamente o resultado final, mas serve como um guia e ajuda a paciente a entender melhor as mudanças e como ficará seu volume corporal após o procedimento.

Tipos de próteses mamárias

Ao escolher a prótese de mama ideal, o formato é apenas um dos diversos fatores que são levados em consideração na decisão. Na Mamoplastia de aumento ou inclusão de prótese de mama, por exemplo, o mercado oferece três formatos de prótese: cônica, redonda e anatômica – também chamada de “gota”.

É possível fazer diversas combinações entre os formatos, envolvendo projeção, material usado e tipo de cobertura. O que vai definir a questão é o aspecto atual dos seios da paciente e suas expectativas com relação aos resultados.

Buscando inspirações

Celebridades e personalidades ditam moda em muitos sentidos: assim como muita gente leva fotos de inspiração para seus cabeleireiros e profissionais de beleza, o mesmo ocorre em consultórios e clínicas de cirurgia plástica.

É muito frequente ver pacientes perguntando para seu cirurgião plástico se é possível escolher o mesmo tamanho que o usado por aquela atriz famosa – ou até por uma amiga próxima.

Nesses momentos, é importante que cada profissional explique que a prótese de mama ideal varia de acordo com o perfil físico de cada um. O mesmo resultado pode ser obtido de forma diferente em pessoas distintas: cada paciente é diferente em sua forma física, de pensar e de ver a si mesma.

A escolha da prótese de mama ideal é uma decisão a ser tomada em conjunto com seu cirurgião plástico. Se você quer conhecer todas as opções disponíveis, clique e baixe gratuitamente nosso e-book com os principais tipos de próteses de mama.

book de protese mamaria

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).