Cirurgia para Levantar a Sobrancelha: Como Funciona o Procedimento

Com o passar do tempo, as sobrancelhas tendem a cair, deixando um ar envelhecido no rosto. Veja como corrigir esse problema

Algumas das mudanças que entregam a passagem do tempo estão ao redor dos olhos, incluindo os pés de galinha e também a queda da sobrancelha. Felizmente, a cirurgia para levantar a sobrancelha é uma alternativa de rejuvenescimento para essa região.

As sobrancelhas têm função de proteger nossos olhos contra a transpiração, a poeira e a luz excessiva, além de serem importantes na expressão facial. Porém, com o passar do tempo, a exposição ao sol, a genética e o estado de saúde, as sobrancelhas podem se modificar.

Com a idade, as sobrancelhas tendem a se deslocar mais para baixo e para o centro do rosto. Somado a isso, o surgimento de linhas de expressão, rugas e sulcos mais profundos acaba conferindo um ar envelhecido à pessoa.

Enquanto a ritidoplastia corrige o excesso de pele do rosto e a blefaroplastia corrige a flacidez das pálpebras, o lifting frontal é a cirurgia para levantar a sobrancelha que complementa os procedimentos para rejuvenescimento.

Suspensão superciliar: a cirurgia que ergue a sobrancelha

Este procedimento tem como objetivo principal elevar as sobrancelhas para uma posição mais jovem, embora também suavize vincos na testa e ao redor dos olhos e melhore o aspecto das rugas verticais entre as sobrancelhas.

Essa cirurgia é indicada para pacientes que apresentem flacidez na testa ou cuja sobrancelha esteja caindo sobre os olhos. A faixa etária mais comum para esse procedimento é dos 40 aos 60 anos, mas isso não é uma regra.

Se o seu objetivo for apenas corrigir rugas ou sulcos profundos, essa cirurgia pode não ser a melhor opção. Nesse caso, pode ser mais vantajoso recorrer a um preenchimento facial, que pode ser feito junto com a cirurgia.

Como é feita a cirurgia para levantar a sobrancelha

A cirurgia pode ser feita com sedação intravenosa com anestesia local ou então anestesia geral, dependendo do que seu médico considerar ser mais adequado para o seu caso. Em ambos os casos, o ambiente hospitalar é o mais seguro para a realização do procedimento.

Uma das técnicas para essa cirurgia é a utilização de um aparelho de vídeo e de instrumentos especiais que são inseridos por meio de pequenas incisões no couro cabeludo. Essa técnica permite reposicionar o tecido muscular, melhorando também rugas e sulcos.

É possível também fazer a cirurgia para levantar a sobrancelha sem o aparelho de vídeo, utilizando para isso incisões feitas nas têmporas, no couro cabeludo ou nas dobras naturais da pálpebra superior.

Outra técnica faz uma incisão maior, de orelha a orelha, que costuma ficar escondida no couro cabeludo. Nesse caso, o tempero de recuperação é maior devido ao tamanho da incisão.

Essa técnica não é indicada para pacientes com calvície, pois não haverá como esconder a cicatriz com cabelo. Somente o cirurgião plástico poderá definir qual técnica é mais indicada para o seu caso.

Como é o pós-operatório e a recuperação

Logo após a cirurgia, será feito um curativo com algodão e faixa para manter os tecidos protegido e firmes em seu novo local. Esse curativo costuma ser retirado no dia seguinte. Pode ser necessário o uso de dreno.

É comum o aparecimento de edema na face e de manchas roxas ao redor dos olhos, nas bochechas e até mesmo no pescoço. Recomenda-se fazer compressas de gelo frequentes nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço.

O paciente poderá sentir algum nível de dor, que costuma ser aliviado com medicamentos prescritos pelo médico. Pode haver também uma redução da sensibilidade e um endurecimento logo abaixo da pele que foi descolada, mas essas intercorrências são temporárias.

Os pontos costumam ser removidos em até 10 dias, e a partir deste momento o paciente geralmente é liberado para retomar as suas atividades diárias.

Cuidados depois da cirurgia para levantar a sobrancelha

Por 30 dias, será necessário dormir com a face voltada para cima, sem se deitar de lado. Além disso, é recomendável dormir com a cabeça elevada em relação à cama, em um ângulo de aproximadamente 30 graus.

O paciente deve se manter longe do sol para evitar manchas permanentes. Recomenda-se utilizar protetor solar com FPS 60 e evitar tomar banho de sol com o objetivo de se bronzear por pelo menos 90 dias.

Onde ficam localizadas as cicatrizes

A posição das cicatrizes depende da técnica utilizada na cirurgia plástica. Elas podem se localizar em frente à linha do cabelo, no couro cabeludo, logo acima das sobrancelhas ou na região das têmporas.

É normal e esperado que as cicatrizes fiquem avermelhadas e mais grossas nos primeiros meses depois da cirurgia. O aspecto dessas marcas vai melhorar com o passar do tempo, de forma a ficar com uma coloração e textura mais próximas à pele normal.

Como é o resultado dessa cirurgia

O resultado definitivo demora cerca de seis meses a um ano para aparecer, embora seja possível perceber uma melhora na aparência conforme o inchaço diminui. Esse tempo é necessário para que haja uma acomodação dos tecidos em suas novas posições.

Como qualquer procedimento para combater o envelhecimento, a cirurgia para levantar a sobrancelha não vai impedir novos efeitos da passagem do tempo. Apesar disso, ela tem um resultado bastante duradouro e satisfatório para a maior parte dos pacientes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Mara Fernanda disse:

    Quanto custa a cirurgia

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Mara. Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!