Pacientes interessados em realizar a lobuloplastia costumam ter dúvidas sobre a possibilidade de utilizar brincos novamente; veja a seguir quais são as recomendações
Considerada simples, a lobuloplastia é uma cirurgia que vem sendo muito procurada durante os últimos anos por aqueles que se incomodam com a aparência de seus lóbulos.
Entre os interessados, porém, costuma existir a dúvida sobre a possibilidade e o momento ideal de colocar novos brincos após a realização do procedimento.
Se você é uma dessas pessoas, separamos a seguir algumas informações que podem lhe ser úteis. Confira!
Antes de mais nada, é importante destacar sobre o que se trata essa técnica que tem se tornado muito popular. A lobuloplastia é um procedimento cirúrgico de baixa complexidade que visa corrigir as insatisfações estéticas decorrentes do lóbulo da orelha, no geral, o lóbulo rasgado ou muito alargado.
Seja pelo uso de brincos muito pesados e alargadores ou por algum acidente, algumas pessoas têm seus lóbulos rasgados ou muito alargados.
Em algum momento, essa condição pode se tornar um incômodo, já que pode acarretar dificuldades interpessoais em alguns ambientes e, principalmente, insatisfação e baixa autoestima, comprometendo o bem-estar geral.
Felizmente, a medicina desenvolveu essa técnica de cirurgia plástica que é indicada para todos esses casos e pode ser a solução para esse problema pessoal, que não afeta diretamente a saúde física.
Quer saber mais sobre como o procedimento é feito? Não perca a leitura abaixo.
Como já destacamos, a lobuloplastia é bem simples, mas como toda cirurgia plástica, deve ser realizada por um médico cirurgião plástico, com o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) ativo e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Pode ser realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar e dura, em média, 30 minutos.
À princípio, o cirurgião aplicará uma anestesia local. Então, esperará que surta o efeito anestésico e com uma pequena incisão, retirará uma pequena camada de pele. Por fim, é feita uma sutura unindo as bordas do tecido do lóbulo da orelha.
Nos casos em que o desejo é apenas consertar lóbulos muito alargados, é possível realizar somente a sutura, sem necessidade de retirada de pele excedente.
E quais são os cuidados que preciso ter no pós-operatório? Para saber a resposta, confira o próximo tópico.
Como é o pós-operatório dessa técnica? Dada a simplicidade da cirurgia, o pós-operatório é bem simples e dificilmente acarretará alguma complicação. Entre os cuidados, estão:
· Manter o curativo por dois dias depois da realização da lobuloplastia;
· Evitar a exposição solar por 30 dias, para que não existam problemas de cicatrização ou o surgimento de manchas;
· Evitar atividades físicas que possam causar impacto na área operada;
· Tomar somente medicamentos prescritos pelo médico responsável pela cirurgia.
Os pontos poderão ser retirados cerca de 10 dias após a técnica e os resultados serão vistos após um mês.
Muito provavelmente você poderá colocar brincos após ter feito uma lobuloplastia. Porém, é preciso que o médico autorize e que o furo não seja feito sob a cicatriz da operação.
No geral, após 6 semanas você já estará apto para realizar um novo furo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Dra. Luciana Pepino e esclareça tudo o que precisar!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.