Botox® e adolescência: um desejo precoce

Botox e adolescencia

A busca pela aplicação de toxina botulínica começa mais cedo e os pais se preocupam com a saúde dos filhos

Sabemos que os adolescentes estão cada vez mais interessados em ter a aparência perfeita. Dentre muitos procedimentos estéticos, a aplicação de toxina botulínica (Botox®) é uma das mais procuradas, um desejo que é visto pelos pais como muito precoce. Afinal, ao longo da puberdade, o corpo se desenvolve e muitas partes ainda não estão totalmente definidas. O tal processo de crescimento se mantém e não é à toa que as cirurgias plásticas na adolescência só são permitidas a partir dos 18 anos ou com autorização dos responsáveis.

As rugas e as marcas de expressão têm sido motivos para adolescentes recorrer à aplicação de Botox®, pois ele tem como objetivo impedir a contração dos músculos faciais responsáveis em dar forma às rugas e às marcas de expressão. Esse procedimento deve ser feito por meio de médicos qualificados, onde a substância será injetada em partes especificadas. As mulheres têm preferência pelo uso dela na testa, nos supercílios e para dar adeus aos famosos pés de galinha.

Contudo, esse procedimento estético traz resultados diferentes de um paciente a outro, devido à dosagem usada para amenizar as linhas profundas da pele que aparece com o passar do tempo.

Adolescentes e cirurgia plástica

Quando se trata dos adolescentes, é preciso diferir necessidade de vontade. Esse período de vida é cheio de indecisões e os resultados de um procedimento pode não sair como o esperado. Lembre-se que temos o lado emocional em jogo e criar expectativa para depois notar que nada daquilo que se imaginava aconteceu pode gerar conflitos. A adolescência é uma fase delicada, onde as opiniões mudam de uma hora para outra. Hoje, um jovem pode querer uma otoplastia e amanhã não querer mais.

Sem contar que é nesse período que acontece a idolatria por determinada celebridade e esse é um resultado que um cirurgião não prometerá ao paciente. Por motivos como esse, acontece a influência que leva adolescentes às clínicas e aos hospitais com o desejo de fazer uma cirurgia plástica, e isso inclui pequenos métodos estéticos, tais como a aplicação de Botox®. Os resultados desse método são imediatos, tendem a surgir após 48 horas, mas requer repetidas sessões para que os resultados sejam mantidos.

A idade média de busca pela aplicação de Botox® é a partir dos 30 anos. Dentre muitos benefícios, a toxina botulínica também ameniza sobrancelhas caídas e as rugas no pescoço. Por não terem motivos suficientes para se preocuparem com isso, os pais que ainda temem qualquer método estético para os filhos podem negociar por meio do uso de cremes hidratantes, antioxidantes e o famoso filtro solar.

Nunca se esqueça de que uma conversa séria com o adolescente é de suma importância, independente da escolha da cirurgia plástica. Considere sempre se as motivações realmente afetam a sociabilidade e o quanto isso promoverá o bem-estar dele/dela.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Elaine Carleto disse:


    gostei do seu site emas gostaria de ver fotos do antes e depois do Botox, pode ser? quanto a valores acho que não dá para adiantar né? uma estimativa? um valor aproximado?

    Obrigada pela atenção até o momento

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Elaine!

      Este tipo de divulgação nas redes sociais é expressamente proibida pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

      Por isso a avaliação presencial é essencial, pois somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para o paciente e então mostrar alguns resultados de outros pacientes. Na consulta também falamos sobre valores.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp