11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

O poder dos sucos. Além de serem saborosos, eles podem contribuir à saúde

sucos-para-emagrecer

Conheça os principais benefícios dos sucos naturais.

Quem vive na correria dos tempos modernos sabe que nossa alimentação está cada vez mais desregrada. São tantas as obrigações diárias que falta tempo para brecar tudo e dedicar-se ao que realmente importa: a saúde. E quando estamos falando sobre uma alimentação saudável, fica quase impossível não citar os sucos naturais.

O fato é que pouca gente realmente conhece os benefícios trazidos por esses sucos à nossa saúde. Outros até têm essa conscientização, mas não sabem como prepará-los e o resultado acaba não agradando muito no cardápio.

No artigo de hoje, vamos trazer algumas informações importantes sobre o consumo de sucos naturais, além de falar sobre seus benefícios e ensinar receitas nutritivas e deliciosas para ajudá-la a resgatar sua saúde.

Quais são seus benefícios?

Os sucos naturais trazem uma imensidão de benefícios. Segundo nutricionistas, os sucos naturais contribuem principalmente para a hidratação do organismo. Sendo fontes de vitaminas, minerais e fibras. Esses sucos também auxiliam em todo o processo de digestão e melhoram o funcionamento do intestino. Atuando na regulação de glicose no sangue e dos níveis de colesterol, devido às fibras.

A presença de minerais e vitaminas ajuda o sistema imunológico a funcionar muito melhor, auxiliando no transporte de oxigênio, crescimento de células, metabolismo, além de ter ação antioxidante e combater os radicais livres. Com isso, evita-se doenças diversas e o envelhecimento é retardado.

receitas-de-sucos-para-emagrecer

 

Como preparar um suco nutritivo?

Quando estamos falando sobre um suco natural, qualquer fruta é válida. Porém, apostar na combinação com outras frutas pode ser o melhor ingrediente. Quando se combina inúmeras frutas o benefício é triplicado, uma vez que cada fruta tem uma fonte distinta de minerais e vitaminas.

Você pode associar duas frutas ou mais em um único suco e para deixá-lo ainda mais nutritivo e saboroso, o ideal é sempre acrescentar, além das frutas, outros ingredientes saudáveis, como é o caso das cascas de frutas, legumes, água de coco, folhas, sementes funcionais e ervas, por exemplo.

Também é extremamente importante ressaltar que os sucos devem ser consumidos com açúcar mascavo ou magro e o ideal é evitar o uso de açúcar refinado. Aliás, se puder tomá-los puro é ainda melhor!

Veja alguns exemplos de sucos

Suco digestivo: acalma o estômago e melhora a digestão. Para preparar esse suco, será necessário 1 maço de folhas de hortelã, 1 maçã, ½ cenoura e 1 fatia fina de gengibre. Um suco de 1 limão e ½ copo de água também podem fazer parte da receita. Basta bater todos os ingredientes em uma centrífuga ou no liquidificador e tomar no café da manhã.

Suco para a mucosa intestinal: ajuda o intestino a se regenerar e desinchar. Para essa receita, precisaremos de 1 copo (200 ml) de água de coco, 3 folhas de couve ou brócolis, 1 colher (sopa) de gergelim, 1 maçã ou pera, ½ cenoura e 1 xícara (200 ml) de água. O modo de preparo é bastante simples: bata os ingredientes no liquidificador e sirva-se!

Suco verde detox: já que estamos falando sobre os sucos naturais, os sucos verdes não podem ficar de fora. Como o nome já indica, esse tipo de suco ajuda a desintoxicar todo o organismo, auxiliando na perda de peso e promovendo mais saúde.

Para preparar esse suco, uma opção é combinar o suco de 1 laranja ou maçã com 1 folha de couve e 1 colher (sopa) de linhaça germinada. Bata tudo no liquidificador e beba logo no café da manhã. Para germinar a linhaça, recomenda-se deixá-la de molho em um copo de água por cerca de 6 horas. Quando o líquido virar um gel, você poderá misturá-lo com outras frutas!

Você também pode gostar de: Tudo o que você precisa saber sobre reeducação alimentar

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).