11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Projeto verão: dicas de alimentação para potencializar o resultado dos exercícios

Emagrecer para o Verão

O verão está batendo na porta! Se você está focado nos exercícios, veja nossas dicas de alimentação para obter resultados ainda maiores e fazer o maior sucesso na praia.

As temperaturas já estão mais elevadas e está dando aquela vontade de correr para o mar ou para a piscina… Ou será que você não se sente assim tão à vontade para correr, ainda mais em trajes de banho? Se este for o caso, saiba que esta é a época ideal para se dedicar ao famoso “projeto verão”. Promovendo mudança de hábitos e, de quebra, dando aquela melhorada na saúde e no visual.

Seja você um iniciante no mundo fitness ou um adepto experiente do projeto verão. Você já deve ter ouvido que é fundamental combinar os exercícios com uma dieta adequada. De forma a obter o melhor resultado possível. Chega de adiar: é hora de conhecer as dicas de alimentação para potencializar o efeito de suas suadas horas de treino!

Faça pelo menos 5 refeições ao dia

Ficar sem comer certamente resultará na perda de peso. Mas também acarretará déficit de nutrientes e prejudicará os resultados dos exercícios. Por isso, você deve fazer pelo menos 5 refeições diariamente, incluindo café da manhã, almoço e jantar e dois lanches entre elas. Não adianta pular refeições, pois você vai acabar compensando a falta de comida na próxima.

consumo-de-alimentos

Beba muita água

Tenha sempre uma garrafinha de água perto de você, seja na academia, no escritório ou no criado-mudo – isso vai ajudar você a tomar pelo menos os 2 litros de água recomendados por dia.

A água ajuda a eliminar as toxinas do organismo e colabora no combate à celulite. Além disso, muitas pessoas confundem sede e fome, ingerindo alimentos sem necessidade.

Água

 

Coma certo antes de treinar

Ir para a academia de estômago vazio ou cheio demais são dois erros bem graves: no primeiro caso, você pode ter uma hipoglicemia (quando o nível de açúcar no sangue fica muito baixo) e sentir tontura, dor de cabeça e náusea, podendo até mesmo vomitar. Fazer exercícios depois de comer demais, por sua vez, pode causar uma congestão ou a famosa “dor no flanco”.

Para evitar essas duas situações, você deve se alimentar de forma adequada cerca de 60 minutos antes de ir para a academia. Uma sugestão de lanche pré-treino é consumir 1 copo de vitamina (200 ml de leite desnatado batido com 1 banana ou meio mamão-papaya, 2 colheres de aveia e 1 colher de sobremesa de mel) e duas castanhas. Outra opção é comer 2 fatias de pão integral acompanhadas por frango desfiado ou 1 ovo mexido.

exercicios-fisicos-verao

Coma certo depois de treinar também

Depois de realizar seus exercícios físicos. É hora de focar em uma alimentação que reponha os nutrientes perdidos e, obviamente, sem repor as calorias que você suou tanto para queimar.

A sugestão clássica de alimentação pós-treino é consumir 2 pedaços pequenos de batata-doce acompanhados por 1 pedaço de peito de frango médio. Outra sugestão é se alimentar com 1 omelete de duas claras, 1 fatia de queijo branco, 1 colher de sopa de farelo de aveia e 1 banana.

“Forre” o estômago com verduras e legumes

Se o seu projeto verão inclui emagrecer alguns quilos. Uma dica essencial é consumir um grande prato de verduras e legumes antes de partir para os carboidratos e proteínas. Em sua maioria, os vegetais são alimentos de baixo valor calórico e ricos em fibras. Que conferem sensação de saciedade. Além disso, esses alimentos são fontes de minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

Dieta Verão

Prefira grãos integrais

Os grãos integrais oferecem mais benefícios ao organismo do que suas versões mais processadas. O arroz integral, por exemplo, contém fibras, que ajudam na saciedade e no bom funcionamento do intestino, e vitaminas do complexo B, que auxiliam a combater a flacidez.

Além disso, os grãos integrais são fontes de cromo. Que tem grande importância na metabolização da glicose e no desenvolvimento dos músculos.

alimentos

Evite consumir bebidas alcóolicas

Definitivamente, projeto verão não combina com bebida alcóolica. Em geral, as bebidas alcóolicas são muito calóricas: cada grama de álcool oferece 7 kcal “vazias”, ou seja, sem nenhum valor nutricional (enquanto isso, cada grama de carboidrato e proteína oferecem 4 kcal e cada grama de gordura oferece 9 kcal). Para você ter uma ideia, meio litro de cerveja tem cerca de 500 kcal. E isso ainda pode piorar no caso das bebidas alcóolicas preparadas com açúcar, como a caipirinha.

Além disso, o álcool em excesso irrita as mucosas do estômago e do intestino, inibe alguns neurotransmissores, sobrecarrega as funções do fígado e dos fins e prejudica o funcionamento do pâncreas. Ou seja, pode ter certeza que uma noite de bebedeira vai resultar em desempenho muito abaixo do esperado no seu treino.

Invista nos alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de promover um aumento no gasto calórico do organismo durante o processo de digestão. Ou seja, são alimentos que colaboram para o emagrecimento. Aliado à prática de exercícios físicos, o consumo dos termogênicos pode acelerar a perda de pesa.

Em geral, esses alimentos contêm substâncias que aumentam a temperatura do corpo. Deixando o metabolismo mais rápido. Alguns exemplos de termogênicos são:

  • pimenta-vermelha: contém capsaicina e aumenta a velocidade do metabolismo em até 20%;
  • chá-verde: estimula que a gordura corporal seja usada como fonte de energia;
  • canela: aumenta o metabolismo basal e fornece cálcio mineral, importante para o emagrecimento;
  • gengibre: é capaz de aumentar o gasto calórico em até 10%.

Você também pode gostar de: Dieta dos pontos realmente funciona?

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).