Dieta dos pontos realmente funciona?

Saiba o que é a dieta dos pontos e descubra se ela realmente funciona.

Com uma rotina extremamente estressante e hábitos alimentares que já deixaram de ser saudáveis há muito tempo, é comum que fiquemos mais sedentários e vulneráveis não só ao ganho de peso, mas a inúmeras doenças decorrentes disso.

Na tentativa de sanar o problema, muita gente acaba recorrendo a revistas de dietas e novidades que buscam o emagrecimento de forma abrupta, mas a verdade é que, além de serem perigosos, esses métodos de emagrecimento quase nunca funcionam e o ganho de peso tende a aumentar ainda mais após as dietas.

A dieta do ponto é uma das poucas que resistem ao tempo e o motivo é simples: ela não restringe a alimentação de forma radical. Mas você sabe o que exatamente é a dieta dos pontos? No artigo de hoje, vamos explorar os seus benefícios.

Dieta

O que é dieta dos pontos?

A dieta dos pontos é simples e não exige medidas extremas. Na verdade, o conceito da dieta é exatamente o contrário. A dieta dos pontos visa o controle de calorias através de um sistema de pontos conferidos à cada alimento. Se você é daquelas que fica contando a ingestão de calorias, nessa dieta esse hábito será dispensado.

O método usado na dieta determina os pontos específicos para cada alimento, de modo que você consiga ingerir pontos equivalentes ao objetivo. Se você deseja perder peso, por exemplo, o acúmulo de pontos para obter diariamente será calculado de acordo com o seu perfil. Os pontos são somados e o valor obtido deve ser sempre inferior ao valor proposto como meta diária.

dieta dos pontos

A dieta dos pontos realmente funciona?

Inúmeras pesquisas científicas constataram que, de fato, a grande maioria das pessoas que passaram pela dieta conseguiu deixar a obesidade alta ou reduzir seu peso de forma considerável. Emagrecendo por meio do sistema de cálculo de pontos. Isso faz da dieta uma alternativa real e possível para quem está em busca do emagrecimento.

Porém, é importante frisar que para que essa dieta dê bons resultados, é preciso ter disciplina. Uma ótima dica que vale para quem busca um maior controle dos pontos é criar um diário. No qual será anotado absolutamente tudo o que for consumido ao longo do dia.

Com isso, calcula-se a meta e tem-se uma ideia do limite de consumo diário ideal. Nunca tente ultrapassar a meta inicial para não acabar influenciando no resultado da dieta. Um outro ponto a ser levado em consideração é o organismo, que é diferente em cada um.

E por ser diferente, requer necessidades distintas. Isso quer dizer que, se você for uma pessoa que gasta mais energia, os pontos poderão aumentar. Se você é sedentário e não gasta muita energia diariamente. Pode-se reduzir os pontos.

A dieta funciona com base no cálculo de pontos, como já foi dito acima, e para isso é preciso saber da necessidade diária ideal para seu corpo. Isso previne, inclusive, malefícios à saúde e promove um emagrecimento mais saudável e estável.

Por ser uma dieta sem métodos milagrosos ou fórmula mágica, a dieta dos pontos tem atraído cada vez mais adeptos. A dieta consiste em anotar tudo o que se come e não ultrapassar o limite diário, sem passar fome ou ter de ficar longas horas em jejum.

Outra vantagem da dieta dos pontos é o fato de ela não dispor de um cardápio restrito. A tabela de alimentos a serem consumidos diariamente não requer receitas com alimentos caros ou difíceis de serem encontrados. Na verdade, a dieta permite comer de tudo, além de ter baixo custo e não incluir alimentos light.

Você também pode gostar de: Projeto verão: dicas de alimentação para potencializar o resultado dos exercícios

Conheça também: Cirurgia Plástica

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).