11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Tipos de pele: você sabe qual é o seu?

Saiba como identificar o seu tipo de pele para escolher os produtos certos para seu skincare

Uma das principais premissas para adotar os cuidados mais adequados para o seu rosto e corpo, saber qual o seu tipo de pele é fundamental para escolher os produtos que melhor irão atender suas necessidades. 

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem ou possuem dificuldade em identificá-lo, uma vez que assim como o nosso corpo, ela pode sofrer mutações ao longo dos anos.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações sobre os tipos de pele existentes e suas principais características para te ajudar nessa missão! Confira!

Tipos de pele e suas classificações

Primeiramente, antes de descobrir qual o seu tipo de pele, é preciso saber que diversos fatores devem ser analisados por um médico especialista através de exames visuais, táteis e até mesmo com a utilização de aparelhos específicos. 

Essa identificação é extremamente importante, tendo em vista que para obter uma pele mais bonita, viçosa e saudável, é necessário utilizar os produtos corretos para tratamento, voltados às necessidades específicas da sua cútis. 

Quando este processo não é feito corretamente, o risco de usar produtos indevidos ou inadequados para sua pele podem ser inúmeros e vão desde ressaltar características negativas até provocar reações alérgicas. 

Sendo assim, conheça os seis tipos de pele mais comuns e quais são as especificidades de cada uma delas: 

Pele normal

Trata-se de uma pele equilibrada, que produz gordura na quantidade certa, sem excesso de brilho ou oleosidade em qualquer parte de sua extremidade. Possui uma textura saudável com poros pequenos e pouco evidentes. 

Veja os diferentes tipos de pele

Pele oleosa

Apresenta excesso na produção de sebo, tendo uma aparência pegajosa e brilhosa. Neste tipo de pele, a textura do rosto costuma ser mais espessa, com poros mais dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).

Pele seca

Com pouca oleosidade natural, quem possui a pele seca pode observar características como pouca tolerância ou reações alérgicas quando em contato com determinados produtos, além de ressecamento, textura áspera coceira, vermelhidão e descamação.

Pele mista

A pele mista normalmente é caracterizada pela oleosidade na zona T, com tendência a acne nessas regiões, e aspecto seco nas demais áreas do rosto, com facilidade para descamação e irritação. 

Pele sensível

Embora não se trate de um tipo de pele, e sim, uma condição específica, a sensibilidade pode surgir em diferentes peles, podendo ser ocasionada por condições climáticas, produtos e até mesmo reações alérgicas a determinadas substâncias. 

Como descubro meu tipo de pele?

Para identificar o seu tipo de pele, é necessário realizar uma consulta médica com um dermatologista de confiança. No entanto, é possível realizar um teste rápido em casa para descobrir. Confira o passo a passo: 

  • Pegue um papel absorvente e coloque por cima do rosto;
  • Se o papel ficar engordurado, sua pele é considerada oleosa;
  • Se o papel ficar engordurado apenas na zona T, sua pele é mista;
  • Se não apresentar nenhuma alteração no papel, sua pele é seca.

Escolha os melhores tratamentos e produtos para sua skincare!

Após descobrir todas as informações necessárias sobre a sua pele, é hora de apostar nos melhores produtos e tratamentos estéticos para compor sua rotina de skincareDessa forma, você garante uma pele mais bonita e viçosa, além de maior eficácia em tratamentos como o preenchimento, botox e outros tratamentos para mantê-la ainda mais saudável!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).