Tipos de pele: você sabe qual é o seu?

Saiba como identificar o seu tipo de pele para escolher os produtos certos para seu skincare
Uma das principais premissas para adotar os cuidados mais adequados para o seu rosto e corpo, saber qual o seu tipo de pele é fundamental para escolher os produtos que melhor irão atender suas necessidades.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem ou possuem dificuldade em identificá-lo, uma vez que assim como o nosso corpo, ela pode sofrer mutações ao longo dos anos.
Pensando nisso, reunimos uma série de informações sobre os tipos de pele existentes e suas principais características para te ajudar nessa missão! Confira!
Tipos de pele e suas classificações
Primeiramente, antes de descobrir qual o seu tipo de pele, é preciso saber que diversos fatores devem ser analisados por um médico especialista através de exames visuais, táteis e até mesmo com a utilização de aparelhos específicos.
Essa identificação é extremamente importante, tendo em vista que para obter uma pele mais bonita, viçosa e saudável, é necessário utilizar os produtos corretos para tratamento, voltados às necessidades específicas da sua cútis.
Quando este processo não é feito corretamente, o risco de usar produtos indevidos ou inadequados para sua pele podem ser inúmeros e vão desde ressaltar características negativas até provocar reações alérgicas.
Sendo assim, conheça os seis tipos de pele mais comuns e quais são as especificidades de cada uma delas:
Pele normal
Trata-se de uma pele equilibrada, que produz gordura na quantidade certa, sem excesso de brilho ou oleosidade em qualquer parte de sua extremidade. Possui uma textura saudável com poros pequenos e pouco evidentes.

Pele oleosa
Apresenta excesso na produção de sebo, tendo uma aparência pegajosa e brilhosa. Neste tipo de pele, a textura do rosto costuma ser mais espessa, com poros mais dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).
Pele seca
Com pouca oleosidade natural, quem possui a pele seca pode observar características como pouca tolerância ou reações alérgicas quando em contato com determinados produtos, além de ressecamento, textura áspera coceira, vermelhidão e descamação.
Pele mista
A pele mista normalmente é caracterizada pela oleosidade na zona T, com tendência a acne nessas regiões, e aspecto seco nas demais áreas do rosto, com facilidade para descamação e irritação.
Pele sensível
Embora não se trate de um tipo de pele, e sim, uma condição específica, a sensibilidade pode surgir em diferentes peles, podendo ser ocasionada por condições climáticas, produtos e até mesmo reações alérgicas a determinadas substâncias.
Como descubro meu tipo de pele?
Para identificar o seu tipo de pele, é necessário realizar uma consulta médica com um dermatologista de confiança. No entanto, é possível realizar um teste rápido em casa para descobrir. Confira o passo a passo:
- Pegue um papel absorvente e coloque por cima do rosto;
- Se o papel ficar engordurado, sua pele é considerada oleosa;
- Se o papel ficar engordurado apenas na zona T, sua pele é mista;
- Se não apresentar nenhuma alteração no papel, sua pele é seca.
Escolha os melhores tratamentos e produtos para sua skincare!
Após descobrir todas as informações necessárias sobre a sua pele, é hora de apostar nos melhores produtos e tratamentos estéticos para compor sua rotina de skincare. Dessa forma, você garante uma pele mais bonita e viçosa, além de maior eficácia em tratamentos como o preenchimento, botox e outros tratamentos para mantê-la ainda mais saudável!