11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Cuidados de beleza para todos os tipos de pele

Qual é o seu tipo de pele? Será que você cuida suficientemente de sua pele?

Toda mulher sabe que cuidar da pele nos dias de hoje é imprescindível não só para a saúde da pele e do corpo, mas também para sentir-se bem consigo mesma e com sua aparência. Entretanto, as mulheres, assim como os homens, apresentam diferentes tipos de pele, e para cada tipo de pele existe um tratamento mais apropriado e eficaz. A pele é uma de nossas primeiras cartas de apresentação e, de acordo com muitos dermatologistas, pode-se medir a saúde de um indivíduo através de como a pele dele se encontra, sendo assim uma espécie de reflexo da saúde dos seres humanos.

A modernidade trouxe com ela uma maior poluição do ar, temperaturas ambientais exageradas, além do tabagismo e dos maus hábitos que desenvolvemos com a correria, incluindo a má alimentação. Cada fator desses é um ponto a mais que vai ser contabilizado na hora de avaliar a saúde de sua pele. E tendo isso em mente, é essencial que nós tenhamos que cuidar mais de nossas peles e, consequentemente, de nossa saúde corporal. Uma rotina de limpeza, hidratação e tonificação da pele faz-se necessária para trazer de volta vida à sua pele, além de auxiliar na aplicação de maquiagem. Para maximizar o efeito, é recomendável conhecer as características do seu tipo de pele a fim de saber oferece-la o melhor tratamento diário.

Quais são os tipos de pele e seus tratamentos?

Pele normal – este é um tipo de pele lisa, com elasticidade, sem excesso de secreção, manchas ou pêlos. Para tratar deste tipo de pele, é preciso manter sempre um nível de limpeza adequado, tonificando e hidratando sua pele diariamente.

Pele seca – este tipo de pele não apresenta brilho e é geralmente fina e bastante sensível. Como o próprio nome já diz, não possui muita elasticidade, o que pode ser um fator acelerador do envelhecimento. Para este tipo de pele, é aconselhável usar cremes e sabonetes hidratantes com frequência diária.

Pele oleosa – por ser uma pele oleosa, é vulnerável aos cravos e acnes, com poros mais visíveis e aspecto de mais brilho devido à oleosidade presente. Como tratamento diário, indica-se loções, sprays, cremes e gel não oleosos. Não abusar da limpeza, pois isso pode estimular o aparecimento de mais oleosidade.

Pele mista – com poros mais visíveis e mais oleosidade nas regiões do nariz, testa e queixo, este tipo de pele possui maior secura ao redor dos olhos. Para cuidar dela, utilize tonificantes nas regiões do nariz, testa e queixo, complementando o tratamento com loções hidratantes.

É importante que, independentemente do seu tipo de pele, o uso de protetor solar e hidratantes seja obrigatoriedade, isto é, se você deseja ter uma pele mais saudável, sem temer aos impactos provocados pelos raios UV ou impurezas do ar. Evitar remover a maquiagem de forma superficial para que bactérias e fungos não se instalem na região, limpar a pele com loção, creme e enxague com água fresca, utilizar tônicos para equilibrar o PH da pele e andar com o filtro solar sempre por perto vão fazer uma diferença radical na saúde e no aspecto de sua pele, combatendo doenças, prevenindo o envelhecimento precoce e ainda contribuindo para a sua beleza e bem estar.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).