O que mais causa rugas no rosto: sorrir ou chorar?

rugas no rosto

Descubra qual expressão facial deixa mais marcas da passagem do tempo no seu rosto. Será que vale a pena evitar essas emoções para não ter rugas no rosto?

Você já deve ter ouvido que chorar causa mais rugas no rosto do que sorrir. Será que isso é verdade? O fato é que qualquer contração dos músculos faciais repetidas vezes contribui para a formação das rugas. De forma que nossas expressões faciais sempre podem acabar resultando em linhas e sulcos. Saiba mais sobre os efeitos do choro e do riso na nossa aparência.

Chorar causa rugas no rosto?

Sim, chorar é uma das nossas expressões faciais que causam rugas no rosto, principalmente os pés de galinha. Quando nós choramos, nossos olhos ajudam a expressar a emoção, forçando a pele ao seu redor a ficar enrugada. Durante a juventude, a pele se reacomoda em seu lugar original e as marcas somem pouco tempo depois de pararmos de chorar.

Porém, conforme envelhecemos, nossa pele perde a elasticidade. Assim, apesar de os músculos já terem relaxado. A pele não consegue voltar para a posição inicial, formando os vincos. Com a repetição dos movimentos, esses sulcos se tornam permanentes.

O ato de chorar traz mais um agravante para as marcas do envelhecimento: uma pessoa que chore muito estará expondo com frequência a sua pele ao sódio das lágrimas. Como a pele ao redor dos olhos é muito delicada. O sódio acaba causando uma desidratação da região, favorecendo a formação de bolsas, eventualmente seguidas por rugas.

prevenir o aparecimento das rugas

Nossas expressões faciais sempre podem acabar resultando em linhas e sulcos.

Como se formam os pés de galinha

As rugas que surgem ao redor dos olhos são uma consequência das repetidas contrações do músculo orbicular do olho. Esse músculo atual como um esfíncter, permitindo o fechamento das pálpebras. Quando choramos, o músculo orbicular do olho é contraído uma série de vezes, contribuindo para a formação dos sulcos.

Com a pele da área dos olhos é muito sensível, esta região costuma ser a primeira a apresentar linhas de expressão. A perda de elasticidade pela diminuição da produção de colágeno é um fator genético, mas a influência dos fatores externos (como exposição desprotegida ao sol, consumo de tabaco e abuso do álcool) é bastante relevante no envelhecimento. Da mesma forma, a contração excessiva dos músculos faciais é um fator para a formação das rugas.

Sorrir causa rugas no rosto?

Sim, sorrir também é uma das nossas expressões faciais que causam rugas no rosto, assim como chorar. Nesse caso, a ruga que se forma devido às inúmeras contrações musculares para sorrir durante a vida é o sulco nasolabial, conhecido popularmente como bigode chinês.

O suco nasolabial, que se parece com “grandes parênteses” que vão da lateral do nariz até o canto da boca, aparece sempre que sorrimos, desaparecendo logo depois de o músculo relaxar e a expressão facial ir embora. Porém, conforme envelhecemos, esse “vestígio” de sorriso não desaparece.

Mas calma! Antes de colocar a culpa pelas rugas no sorriso em si. Tenha em mente que a verdadeira culpada por essa marca da passagem do tempo é a diminuição da elasticidade. Assim como acontece ao redor dos olhos, essa região também tem sua produção de colágeno e elastina diminuída com o passar dos anos. Dificultando que a pele se reacomode em seu local original.

Como se forma o bigode chinês

Os sulcos nasolabiais surgem quando damos um sorriso e, por consequência, contraímos o músculos levantador do ângulo da boca e o músculo zigomático menor – saiba que isso acontece inclusive com as pessoas jovens. Conforme o tempo passa, essas rugas podem ficar aparentes mesmo com a face relaxada, o que confere uma aparência envelhecida ao rosto.

Caso extremo: a mulher que ficou 40 anos sem sorrir para evitar a formação de rugas

Tess Christian, uma britânica que hoje tem 51 anos, contou ao site Daily Mail que ficou pelo menos 40 anos sem sorrir ou dar risada, por escolha própria, na tentativa de evitar a formação de rugas. “Eu não tenho rugas porque me treinei para controlar meus músculos faciais.

Todo mundo me pergunta se eu fiz Botox®, mas eu não fiz, e eu sei que isso é graças ao fato de eu não dar risada ou sorrir desde que eu era adolescente”, contou Tess à publicação. A britânica afirma que ela ama a sua vida, mas não sente necessidade de mostrar isso por meio de um sorriso estampado no rosto.

rugas no rosto

Tess com 50 anos de idade, há 40 anos sem sorrir.

Antes de comentar qualquer outra coisa, podemos dizer que a “técnica” de Tess tem fundamento. Pois é assim que o Botox® funciona – justamente pela redução da contração muscular. Inclusive, algumas celebridades têm adotado esse mesmo método: a socialite Kim Kardashian já declarou que evitava sorrir ou dar risada porque isso causaria rugas.

Mas será que esse esforço todo vale a pena?

Tess contou ao jornal que não sorriu nem mesmo quando se casou com o amor da sua vida ou quando a sua filha nasceu. Apesar de realmente ter uma pele jovem, será que ela fez uma boa escolha?

Embora sorrir ou gargalhar possa causar algumas rugas. Essas expressões podem trazer uma série de benefícios à nossa saúde:

  • redução do risco de doenças cardíacas
  • aumento do nível do colesterol bom no sangue
  • diminuição da pressão arterial
  • aumento da absorção de oxigênio pelos pulmões, favorecendo a eliminação do dióxido de carbono (no caso da gargalhada)
  • melhora da digestão por meio de uma “massagem no trato gastrointestinal” (gargalhada)
  • redução do estresse por meio da diminuição dos níveis de cortisol e adrenalina e consequente produção de células de defesa, melhorando o sistema imunológico
  • elevação da autoestima e do bom humor

Ou seja, mesmo que sorrir ou dar risada possa favorecer a formação de rugas, esses atos trazem muitos benefícios ao nosso organismo que, em parte, podem compensar as possíveis marcas da passagem do tempo. Não economize sua felicidade!

rugas pé de galinha

Com rugas ou não. Não economize sua felicidade!

Você também pode gostar de: Rugas: conheça os músculos do seu rosto que as causam

Conheça os procedimentos estéticos para o rosto e corpo na Clínica Especializada da Dra. Luciana Pepino.

CTA Ainda tem duvidas
  1. Marli Figueiroa disse:

    Tenho essas rugas ao redor dos labios o tal código de barras….e o q me incomoda muito tb…. é a sobrancelha caída.. Já fiz algumas vezes botox e não obtive o resultado q queria…
    Será q Vc daria um jeitinho nesses defeitinhos…rses

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Marli,
      Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação do seu caso é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.