11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Rejuvenescimento Facial: Conheça os principais tratamentos para uma pele mais jovial

Mulher com o rosto metade com a pele envelhecida, metade rejuvenescida, rejuvenescimento facial

Conheça algumas técnicas de rejuvenescimento facial que podem ajudá-la a ficar sempre linda, radiante e com a pele saudável por muito mais tempo

Estar sempre linda, com a pele saudável e uma aparência jovial, independentemente da idade. Pode ter certeza de que a cada dez mulheres, onze se preocupam, sim, com a aparência e buscam alternativas e soluções para manter o rosto com traços bonitos e delicados. Se por um lado o passar do tempo é implacável. Por outro a boa notícia é que existem muitas formas de tratamento que podem amenizar consideravelmente os efeitos da passagem do tempo.

Prova disso é que, hoje em dia, é bastante difícil avaliar a idade verdadeira das mulheres, afinal, nós estamos nos cuidando mais e aproveitando todos os recursos disponíveis que temos, não é mesmo?

A variedade de tratamentos para rejuvenescimento facial é enorme e listar todas as opções existentes seria um trabalho extenso. Contudo, algumas formas de tratamento se destacam mais junto às mulheres, seja pela facilidade de acesso, seja pelo custo mais atraente, ou ainda, pelos bons resultados que são capazes de proporcionar. Listamos aqui algumas alternativas que você pode considerar na hora de conversar com seu médico sobre o assunto.

Rejuvenescimento facial

Antes de começarmos a falar das inúmeras opções de procedimentos estéticos para rejuvenescimento facial, convém explicar exatamente o que envolve esse tipo de tratamento.

De forma clara e simples podemos afirmar que rejuvenescimento facial consiste em um ou mais protocolos associados para combater os sinais de envelhecimento da pele do rosto. Esses sinais se evidenciam com o passar dos anos, em decorrência da perda de colágeno e elasticidade da pele.

Esse processo de envelhecimento atinge a todos, porém ocorre de forma individualizada em cada pessoa, uma vez que depende de fatores genéticos, estilo de vida e de alimentação e ainda dos cuidados que são dedicados à pele delicada da face.

Ele é caracterizado inicialmente pelas linhas de expressão, que mais tarde se acentuam e se transformam nas rugas, sulcos, manchas, dentre outras características indesejadas como poros dilatados, olheiras, microvasos e acne.

Especialistas afirmam, sem medo de errar, que quanto antes forem iniciados os tratamentos de rejuvenescimento facial, melhores serão os resultados, uma vez que muitos deles podem agir de forma preventiva, adiando a chegada dos temidos sinais de envelhecimento.

8 Point Lift

Uma das novas técnicas de rejuvenescimento facial disponível na atualidade é o 8 Point Lift. Trata-se de um lifting não cirúrgico que tem por objetivo melhorar os contornos da face. O tratamento é feito por meio da aplicação de uma substância preenchedora, o ácido hialurônico. Ele é aplicado em 8 pontos da face e seus resultados duram entre 12 e 18 meses.

A grande vantagem é que após a aplicação a paciente já pode sair normalmente e voltar a trabalhar no dia seguinte. O surgimento de marcas é esporádico (algumas mulheres podem ter alguns pontos roxos no rosto, porém bastante discretos) e o tratamento é praticamente sem dor. O 8 Point Lift é indicado para mulheres que já apresentam algum grau de flacidez na pele, mas não querem se submeter a um lifting cirúrgico.

Lifting não cirúrgico que tem por objetivo melhorar os contornos da face.

Mulher com o rosto marcado para fazer o tratamento 8 point Lift

Lifting não cirúrgico que tem por objetivo melhorar os contornos da face.

Fios de sustentação

O lifting fácil por meio de fios de sustentação é uma técnica rejuvenescedora que dispensa os cortes e evita os sangramentos, oferecendo resultado praticamente imediato (embora seja observado depois de duas a três semanas). Esse método de lifting facial tem como objetivo reposicionar estruturas como os músculos, a pele e o tecido subcutâneo da face, que se modificam com o passar do tempo.

Dessa forma, o lifting consegue amenizar sinais da passagem do tempo como a perda da elasticidade e de volume, além da formação de rugas, sulcos e bolsas de gordura. Os fios são feitos de ácido polilático, um material que estimula a produção de colágeno na face, contribuindo para a manutenção da elasticidade e da firmeza da pele. O material é absorvido pelo organismo em cerca de 2 anos, sendo encapsulado pelas próprias fibras de colágeno.

O procedimento é feito com anestesia local, dura cerca de 30 minutos e pode ser realizado no próprio consultório. O paciente pode voltar ao trabalho logo depois do procedimento, devendo apenas evitar um excesso de atividade muscular nos primeiros momentos e aguardar 30 dias para fazer massagens faciais e praticar esportes.

Fios de sustentação é uma técnica que dispensa os cortes e evita os sangramentos.

Mulher com a mão no rosto

Fios de sustentação é uma técnica que dispensa os cortes e evita os sangramentos.

Botox®

Talvez essa seja uma das técnicas mais populares e conhecidas do grande público quando assunto é rejuvenescimento facial. As toxinas botulínicas são utilizadas para o tratamento de rugas (pés de galinha e linhas da testa), marcas de expressão e suor excessivo. Seu efeito dura entre quatro e seis meses, dependendo do tipo da musculatura e da pele.

A toxina age no rosto bloqueando a ação de uma substância presente nos músculos da face, a acetilcolina. Assim, como o músculo não se contrai, não há formação de rugas. Os resultados podem variar entre os mais discretos até aqueles mais notáveis, tudo dependerá de um estudo a ser feito em cada caso. A recuperação é imediata e você pode voltar ao trabalho no mesmo dia da aplicação.

O Botox® é usado no tratamento de rugas.

Mulher fazendo aplicação de botox no rosto

O Botox® é usado no tratamento de rugas.

Laser fracionado de CO2

O laser é um dos maiores aliados nos tratamentos de estética e beleza. O laser fracionado de CO₂ é considerado na atualidade um dos melhores procedimentos não cirúrgicos para rejuvenescimento facial. Suas vantagens são muitas e vão desde uniformização da cor da pele até a diminuição de cicatrizes de acne e estrias. Pode ser aplicado não só no rosto, mas também no pescoço e nas mãos.

Embora seja bem tolerada pelos pacientes, a aplicação do laser cirúrgico é considerada mais incômoda do que as demais alternativas. Quando o laser é acionado sobre a pele, ele a aquece e elimina as células atingidas. Esses pontos microscópicos ativam o colágeno, substância que tem a propriedade de deixar a pele mais firme. A recuperação completa desse procedimento se dá depois de um período entre uma e duas semanas.

Laser fracionado de CO₂ ativa o colágeno e deixa a pele mais firme.

Mulher com a pale rejuvenescida após tratamento de laser CO2

Laser fracionado de CO2 ativa o colágeno e deixa a pele mais firme.

Sculptra

A Sculptra é uma substância de origem não animal composta de ácido poli-L-láctico. Ela age estimulando as células chamadas fibroblastos, que produzem o colágeno. Esse tratamento é feito em um período entre 30 e 60 dias, dividido em duas ou quatro sessões. A ideia aqui é prevenir a flacidez, aumentando a tensão da pele e atenuando rugas e marcas de expressão.

O resultado, no entanto, demora um pouco mais para aparecer: será preciso esperar pelo menos dois meses após a segunda aplicação. Esse tratamento é indicado para pacientes que ainda não tiveram a sua produção de colágeno comprometida, ou seja, que não estejam também em idade muito avançada. A vantagem, nesse caso, é que a aplicação pode durar até dois anos.

Sculptra age estimula as células chamadas fibroblastos, que produzem o colágeno.

Mulher com a mão no rosto esticando a pele

Sculptra age estimulando as células chamadas fibroblastos, que produzem o colágeno.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento facial com ácido hialurônico é feito por meio da aplicação de uma ou mais ampolas dessa substância injetada na pele com o auxílio de uma seringa específica para esse tipo de procedimento.

O objetivo está em harmonia com o próprio nome da técnica, isto é, preencher as regiões do rosto que sofreram depressões em função da perda de colágeno e elasticidade decorrentes do envelhecimento.

O resultado é imediato e pode ser visto no espelho logo após o tratamento. Com o preenchimento feito com ácido hialurônico é possível diminuir a profundidade dos sulcos e depressões da face conferindo-lhes volume e viço.

Sendo assim, a indicação desse tratamento é feita para atenuar o bigode chinês, as rugas de marionete, os sulcos faciais, dentre outras queixas estéticas.

Outra indicação do procedimento de preenchimento com ácido hialurônico é para tratar as olheiras, corrigir imperfeições no nariz e aumentar o volume dos lábios.

O tratamento feito com a aplicação de preenchimento é rápido, simples, praticamente indolor e pode ser realizado no consultório. Além disso, logo em seguida é possível levantar-se e sair, levando consigo as mudanças realizadas, pois o efeito é imediato!

Quando feito por um profissional habilitado o preenchimento com ácido hialurônico não vai alterar a sua fisionomia, portanto, transformá-la em outra pessoa que mal se reconhecerá no espelho. Ao contrário, ele renovará sua aparência, conferindo uma imagem mais bonita e jovial e contribuindo significativamente para o aumento da sua autoestima e bem-estar. Resumindo, em poucos minutos você ganha uns anos há mais de juventude e beleza.

Diálogo com o médico é fundamental

Como você pode perceber, opções de tratamentos estéticos visando o rejuvenescimento facial não faltam para aquelas que desejam cuidar da aparência e se manterem sempre jovens.

Entretanto, por mais que você “simpatize” com um dos tratamentos listados acima, é fundamental que você converse com seu médico antes de optar por um deles. Somente o médico especializado, após analisar os exames, poderá determinar qual procedimento é o mais indicado para cada caso em particular, visando obter os melhores resultados.

Por isso, ao procurar o consultório, vá com a mente aberta para ouvir atentamente e conhecer todas as alternativas que você tem em suas mãos, antes de tomar a decisão. Afinal, assim como você, seu médico também buscará a opção que traga mais beleza para o seu rosto, independentemente, da sua idade ou das características da sua pele.

Mas se você quiser saber mais sobre os procedimentos estéticos disponíveis no mercado para rejuvenescimento facial, para chegar na consulta médica mais informada continue a leitura no site da Dra Luciana Pepino.

Você também pode gostar de: Cirurgia Plástica no rosto: Conheça os procedimentos que podem ser realizados em busca de um rosto perfeito

 

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).