Tratamentos corporais: 5 motivos para você fazer drenagem linfática!

Combate ao inchaço, redução de medidas e tratamento da celulite estão entre os benefícios oferecidos por essa técnica de massagem.

As cirurgias plásticas oferecem resultados bastante significativos quando o assunto é modificar uma parte do corpo. Contudo, os tratamentos corporais também oferecem vantagens e benefícios de uma forma muito menos invasiva.

Um desses procedimentos é a drenagem linfática, uma técnica de massagem que, como o próprio nome indica, estimula o funcionamento do sistema linfático – composto por uma rede de gânglios e vasos que levam a linfa dos tecidos em direção ao sangue.

O nome “linfa” se refere ao líquido formado no fígado e no intestino que contém principalmente água, sais e glóbulos brancos, com destaque para os linfócitos.

O bom funcionamento do sistema linfático evita o acúmulo desse líquido entre as células, facilita a distribuição dos nutrientes ao transportá-los até a corrente sanguínea e promove a destruição de microrganismos que viajam pela linfa quando eles atingem os linfonodos.

Por que fazer drenagem linfática

Ao conhecer as funções do sistema linfático, já é possível deduzir que essa técnica de massagem oferece alguns benefícios para a saúde, mas você vai gostar de conhecer com mais detalhes esses 5 motivos para aderir a esse tratamento. Confira:

  1. A drenagem é um dos melhores tratamentos corporais para combater o inchaço

Enquanto o trabalho do coração faz com que o sangue circule pelas veias e artérias, não existe uma “bomba” equivalente a essa que faça a mesma coisa em relação à linfa nos vasos linfáticos.

Dessa forma, a circulação desse líquido depende de agentes externos, incluindo a movimentação do intestino, a respiração e a contração muscular durante uma caminhada ou outra atividade física.

Contudo, quando temos uma vida sedentária ou passamos muito tempo na mesma posição (como em uma viagem longa), esses fatores são prejudicados, de modo que a linfa tende a se acumular no organismo, causando inchaço especialmente nas pernas e nos pés.

Por isso, quem sofre com a retenção de líquidos encontra na drenagem linfática um dos melhores tratamentos corporais para combater esse problema, aliviando o inchaço ao estimular a circulação e a eliminação dos fluidos excedentes.

tratamentos corporais
  1. Ela é recomendada para acelerar a recuperação depois de uma cirurgia

A inclusão da drenagem linfática nos cuidados no pós-operatório sempre depende da orientação médica, mas, em geral, essa técnica é aconselhada por contribuir com a recuperação do paciente.

Da mesma forma que a drenagem ajuda a combater a retenção de líquidos, ela também ajuda o organismo a eliminar os fluidos que se acumulam na região operada, o que evita a formação do seroma, facilita a reabsorção de hematomas e reduz o inchaço.

Além disso, a drenagem está entre os tratamentos corporais mais indicados depois de uma cirurgia plástica porque ela estimula o aporte de oxigênio para os tecidos, favorecendo a produção de colágeno e a cicatrização.

Inclusive, muitos cirurgiões consideram que a drenagem é a etapa final da lipoaspiração e da abdominoplastia, sendo necessária para a obtenção dos resultados desejados. 

  1. A drenagem linfática ajuda a combater a celulite e a reduzir medidas

Como a retenção de líquidos pode causar inchaço em regiões como abdômen, quadris, coxas, panturrilhas e tornozelos, a drenagem linfática pode sim ajudar a reduzir medidas ao combater esse acúmulo de fluidos no organismo.

Além disso, essa técnica de massagem entra na lista dos tratamentos corporais que auxiliam a prevenção e a eliminação da celulite, pois a retenção de líquidos e toxinas é uma das causas da formação dos nódulos de gordura na pele.

Contudo, é preciso esclarecer que a drenagem não é um procedimento emagrecedor, pois ela favorece a eliminação de líquidos, não a queima da gordura. Por isso, é aconselhável associá-la a tratamentos como Manthus, Ultra Accent e carboxiterapia para potencializar os resultados.

Confira mais sobre o assunto – Quais os alimentos e bebidas que causam celulites e estrias?

  1. É uma técnica que promove o relaxamento

Embora a drenagem não seja necessariamente uma massagem relaxante, ela ainda é uma técnica bastante suave e, por isso, contribui para dissipar as tensões musculares no corpo todo, promovendo o bem-estar e o combate ao estresse.

Lembre-se de que a drenagem deve ser feita com movimentos consistentes, mas isso não significa que eles devam ser fortes e muito menos causar dores ou deixar hematomas. Quando feita corretamente, essa massagem passa a impressão de delicadeza.

  1. A drenagem linfática é benéfica para as gestantes

Durante a gestação, há um aumento no volume sanguíneo da mulher, o que faz com que seus vasos capilares transbordem com o excesso de líquido e causem muito edema, especialmente nas pernas e nos pés.

Assim, é possível recorrer à drenagem linfática para aliviar esse desconforto. Para isso, porém, é preciso ter autorização médica e observar cuidados como posicionar a gestante de barriga para cima e não aplicar a massagem na região do ventre.

tratamentos corporais

Veja também – Estrias e gravidez: você não precisa passar por isso

Cuidados na hora de fazer a drenagem linfática

Embora seja uma massagem leve, a drenagem linfática deve ser realizada por profissionais devidamente capacitados (fisioterapeutas e esteticistas com curso na área) e em uma clínica de confiança, que conte com supervisão médica.

Assim como acontece em outros tratamentos corporais, a execução incorreta dessa técnica oferece riscos à saúde, como prejuízos à circulação linfática e a inflamação dos gânglios no caso de os movimentos serem feitos com pressão excessiva.

Além disso, a drenagem linfática realizada no pós-operatório demanda ainda mais cuidados, pois a região trabalhada estará mais sensível em função da cirurgia, de forma que uma massagem inadequada pode machucar a pessoa ou até mesmo prejudicar os resultados.

Pensando nisso, saiba que você pode contar com toda a equipe e a estrutura da clínica da Dra. Luciana Pepino para fazer a drenagem e outros procedimentos estéticos com toda a segurança. Entre em contato para agendar seu horário.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).