Pele mista: quais os cuidados e produtos que podem salvá-la

Rosto de menina com chapéu em área verde.

Você tem testa, nariz e queixo oleosos, mas suas bochechas são secas? Veja como equilibrar as características opostas da pele mista e mantenha seu rosto bonito e saudável.

Se as pessoas com pele seca precisam caprichar na hidratação e aquelas com pele oleosa devem investir no controle da produção de sebo, quem tem a pele mista fica no meio do caminho e nem sempre encontra orientações específicas para o seu caso.

Apesar da pele mista não ser o caso mais pautado ou encontrado no dia a dia, é o tipo de pele mais comum existente – de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. E todo mundo merece saber quais cuidados adotar para manter o rosto bonito, jovem e saudável, não é mesmo? Se esse é o seu caso, esse artigo é especial para você!

Características da pele mista

A pele mista é o tipo de pele caracterizado pela presença de um nível mais alto de oleosidade na zona T, que compreende a testa, o nariz e o queixo, enquanto as bochechas e laterais do rosto vão de normais a secas.

Dessa forma, é comum que a zona T apresente um aspecto brilhoso, tenha poros dilatados e seja mais sujeita à acne, enquanto as bochechas e extremidades podem ser mais sensíveis e ter uma tendência maior à descamação, à vermelhidão e ao surgimento de pequenas linhas.

Cuidados e produtos para pele mista

Por apresentar regiões de características opostas, a essência dos cuidados para a pele mista é promover o equilíbrio entre elas, ou seja, controlar a oleosidade na zona T e aumentar ou manter a hidratação das outras áreas. Confira nossas dicas de como fazer isso:

1. Faça a limpeza com produtos para higienizar e tonificar a pele

A restauração do equilíbrio da pele mista começa com uma limpeza básica que deve ser feita duas vezes por dia. Esse procedimento serve para evitar o entupimento dos poros, controlar a oleosidade e deixar a pele mais preparada para a aplicação de maquiagens e outros produtos.

Utilize sabonete neutro líquido ou em gel para não agredir a pele e deixe a água em temperatura de fria a morna, sempre fazendo movimentos delicados.

Depois, com auxílio de um algodão, aplique um tônico ou loção adstringente para remover o excesso de oleosidade e qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem que tenha restado.

Sugestões de produtos:

⦁ Espuma Facial Foaming Sonic – Clinique®
⦁ LHA Cleansing Gel – Skinceuticals®
⦁ LTH Tonique Frais – Anna Pegova®
⦁ Cleanance Mat – Avène®

2. Garanta um bom nível de hidratação

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, e isso não seria diferente com a pele mista. Afinal, ao mesmo tempo em que o excesso de oleosidade da zona T não significa uma boa hidratação, as bochechas são mais secas e precisam de um reforço nesse quesito.

Por isso, depois de fazer a limpeza, é indicado aplicar um hidratante facial. Contudo, para não agravar o problema da oleosidade, a dica é escolher um produto específico para esse tipo de pele, ou seja, não comedogênico, fórmula oil-free e consistência leve e fluida.

Sugestões de produtos:

⦁ Hydratant Mixte – Anna Pegova®
⦁ Dramatically Different Moisturizing Gel – Clinique®
⦁ Time to Hydrate Essencial Day Moisturizer Combination Skin – Ahava®

3. Faça uma limpeza de pele profissional

A limpeza feita em casa duas vezes ao dia deve ser complementada por uma limpeza capaz de oferecer efeitos mais poderosos.

Esse procedimento inclui a remoção de impurezas mais profundas, a esfoliação e a extração dos cravos de forma segura. Além disso, a limpeza profissional faz o uso de outras técnicas como o uso do vapor-d’água, ozônio ou máscaras especiais.

Justamente por ter efeitos mais potentes, a limpeza profunda deve ser feita apenas em clínicas de confiança, pois este tratamento pode causar manchas e cicatrizes se não forem tomados todos os cuidados.

Mulher deitada em cama com toalha na cabeça, recebendo tratamento profissional.

4. Proteja sua pele contra os malefícios do sol

A exposição desprotegida ao sol é a maior causa de câncer de pele e do envelhecimento precoce, pois a radiação acelera a destruição do colágeno, favorecendo a flacidez e as rugas, além de causar manchas e melasma.

As áreas secas da pele mista são mais vulneráveis ao aparecimento das linhas finas e manchas, mas todo o rosto deve receber o protetor solar diariamente, mesmo durante o inverno ou quando ficamos o dia todo em ambientes fechados.

Para escolher um bom protetor solar para esse tipo de pele, opte por produtos oil-free, que não levem álcool em sua composição e apresentem textura leve.

Sugestões de produtos:

⦁ Idéal Soleil Efeito Base FPS 50 – Vichy®
⦁ Super City Block FPS 40 – Clinique®
⦁ Normalize Retrator de Poros FPS 50 – Ada Tina®

5. Esfolie a pele uma vez por semana

A esfoliação é um cuidado que visa à eliminação das células mortas e das impurezas como resíduos de poluição e maquiagem, de modo a estimular a renovação da pele. Além disso, ela ajuda a controlar a oleosidade, evitando o surgimento de cravos e espinhas.

Para a pele mista, a dica é fazer a esfoliação na testa, no nariz e no queixo, poupando as bochechas e as extremidades da face, que podem ficar irritadas com esse procedimento.

A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana e sempre com um produto suave. Do contrário, a oleosidade pode ser removida em excesso, o que faz com que a pele produza ainda mais sebo para “compensar” essa perda, gerando uma espécie de efeito rebote.

Sugestões de produtos:

⦁ Loção Esfoliante Clarifying Lotion 2 ou 3 – Clinique®
⦁ Gommage Visage 3 en 1 – Anna Pegova®
⦁ Normaderm Limpeza 3 em 1 – Vicky®

6. Faça um peeling superficial

Essa técnica consiste em promover uma leve descamação da pele para estimular sua regeneração e melhorar sua qualidade. O peeling superficial é feito por meio da aplicação controlada de substâncias como ácido retinoico e ácido salicílico.

A pele mista pode se beneficiar desse procedimento porque ele ajuda a controlar a oleosidade, auxilia a remoção de cravos brancos e pretos e previne o surgimento de novas lesões e contribui para a suavização dos poros abertos, característicos da zona T.

Ficou interessada em algum desses procedimentos ou quer conhecer mais dicas de como cuidar da pele mista? Agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino!

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).