EM FISIOTERAPIA

  1. “A DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL AJUDA A ELIMINAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS”
    VERDADE
    Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, melhorando as funções do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a linfa em direção aos gânglios (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa). Esta prática melhora a circulação sanguínea, por isso, é recomendada no tratamento de celulite, que se agrava com a retenção destes líquidos.Podem causar a retenção de líquidos: dieta rica em sal e gordura, alterações hormonais, problemas circulatórios, processos inflamatórios, roupa apertada, entre outros.
  2. “A DRENAGEM LINFÁTICA CAUSA DOR”
    MENTIRA
    A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. Uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Também se deve ter conhecimento de que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”, isto é propaganda falsa!
  3. “A MASSAGEM MODELADORA REDUZ MEDIDAS”
    MENTIRA
    Por enquanto não existem trabalhos publicados confirmando a eficácia da massagem modeladora na redução de medidas, podendo ocasionar danos na pele se não for bem aplicada, como o aumento dos indesejáveis “vasinhos” e flacidez de pele.
  4. “A DRENAGEM LINFÁTICA EMAGRECE”
    MENTIRA
    Não existe perda de gordura na drenagem linfática, mas a eliminação de líquidos pode ser percebida na balança.