EM ENDOCRINOLOGIA

  1. “HIPOTIROIDISMO (TIREÓIDE QUE FUNCIONA POUCO) PODE LEVAR A GANHO DE PESO”
    VERDADE
    Em algumas situações de hipofunção da glândula (hipotiroidismo), pode haver ganho de peso relativo. Contudo, na maioria dos casos este ganho de peso é muito sutil, não explicando casos de obesidade.
  2. “ANTICONCEPCIONAL ENGORDA”
    MENTIRA
    Antigamente tínhamos disponível apenas anticoncepcionais orais de alta dosagem hormonal, o que levava, na maioria das mulheres, a retenção hídrica (inchaço), com conseqüente ganho de peso. Com a maioria dos esquemas disponíveis atualmente, tal fato não ocorre.
  3. “O USO DE DIURÉTICO EMAGRECE”
    MENTIRA
    O uso de diuréticos gera uma perda de líquido, e com isto, a perda do peso ocorre por desidratação. Antigamente era comum o uso desta classe em “fórmulas” para emagrecer. Hoje tal medida é totalmente contra-indicada. Lembre-se: diuréticos são medicações que podem ter vários riscos se usados erroneamente.
  4. “INGERIR LÍQUIDOS DURANTE A REFEIÇÃO ENGORDA”
    MENTIRA
    O que pode acontecer é uma lentificação do processo digestivo. Evite, portanto, ingerir uma grande quantidade de líquidos junto com os alimentos.
  5. “ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL PARA O EMAGRECIMENTO E MANUTENÇÃO DO PESO”
    VERDADE
    O exercício físico é fundamental, não só para o emagrecimento, mas também para o condicionamento cardiovascular. Lembre-se, entretanto, que deve sempre estar aliado a hábitos alimentares saudáveis.
  6. “MEDICAÇÃO PARA OBESIDADE É RUIM”
    MENTIRA
    O que é muito importante é o uso criterioso das medicações, “fórmulas mágicas” costumam ter um grande risco à saúde. Existem muitos distúrbios alimentares que eventualmente têm indicação de tratamento medicamentoso com critério. Mas lembre-se: nunca use medicação sem o acompanhamento de médico especialista!
  7. “FAZER ATIVIDADE FÍSICA EM JEJUM EMAGRECE”
    MENTIRA
    O ideal é ingerir quantidade mesmo que pequena de carboidrato antes da atividade física (dependente do nível do exercício). Caso você realize o exercício em jejum, seu organismo utilizará como fonte energética o músculo, ocasionando perda de massa magra sem mobilizar os estoques de gordura!!
  8. “COMER À NOITE ENGORDA”
    MENTIRA
    O que leva ao ganho de peso não é o que consumimos em um determinado horário, mas sim a diferença do consumo e gasto em todo o dia.