Você sabe a altura ideal da gravata?

Nem todos os homens gostam de usar gravata. Só de pensar na ideia, as reclamações sobre se sentir sufocado ou nervoso por não conseguir dar o nó certo já os fazem desistir da peça com extrema facilidade. Não tem como não admirar a ala masculina que atua no mundo dos negócios que tentam ser impecáveis em seus trajes sociais até mesmo no calor. Mas a gravata deixou de ser um acessório apenas para os homens que vivem nos escritórios, como se tornou uma questão de estilo, seja com camisas lisas ou as queridinhas de xadrez. Mas a pergunta que não quer calar é: qual é a altura ideal dela?

A etiqueta da moda pede que as gravatas fiquem acima da fivela do cinto. Nem um pouco acima e nem abaixo. Se for muito curta, dará a impressão de que você poupou no tecido, além de dar a impressão de que existe uma barriguinha saliente. O segredo para atingir a altura recomendada está no nó dado na gravata. Nem todo homem tem a santa paciência de ficar diante do espelho e refazê-lo dezenas de vezes, ainda mais quando se está atrasado, mas é preciso respirar fundo e tentar de novo para manter a harmonia do traje e a elegância.

Pode-se dizer que o nó da gravata depende muito de quem a usa, da condição e do estilo do homem que não consegue (ou não pode) ficar sem essa peça dentro do guarda-roupa. Alguns gostam dela bem justa ao colarinho. Outros, mais desencanados, fazem da peça um item voltado para o estilo urbano e tentam deixá-la da maneira mais descontraída possível, um pouco folgada na gola ou quase desmanchada para dar aquela cara de fim de expediente a caminho do happy hour para curtir um momento com os amigos.

Os homens gostam bastante do coringa camisa branca e gravata. Que tal sair da mesmice? Uma camisa azul, por exemplo, cai bem com gravatas mais claras. Se você é fã de listras, tenha um pouco mais de cuidado, pois se a camisa tiver listras grossas, a gravata deve ter o desenho em espessura mais fina e vice-versa. Para os amantes dos modelos quadriculados, mas de desenho reduzido, gravatas azuis ou brancas deixarão o visual longe da monotonia. Sobre as de modelo xadrez, os homens moderninhos gostam bastante da gravata preta.

As gravatas podem ser adquiridas em qualquer tamanho. Tem até aquelas com o nó já pronto, o que facilita na hora da compra, pois dá para escolhê-la na altura certa. Alguns homens gostam dos prendedores, mas se não quiser usar, pode dispensá-los sem culpa. No caso do uso do terno, mantenha a harmonia entre as cores. Quebre a monotonia das gravatas, pois com muita criatividade, você pode inovar no traje social todos os dias.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).