Menu

Você não está cuidando do seu cabelo da forma correta!

Entenda a importância do protetor térmico para suas madeixas.

O calor é um dos vilões dos cabelos saudáveis e um cabelo que tenha sido queimado jamais poderá ser reconstruído por completo, independentemente dos tratamentos feitos. Portanto, quando abusamos do secador o resultado é terrível para os fios, principalmente se tratando daquelas madeixas que já são submetidas a sessões de babyliss e chapina diariamente. Uma boa alternativa para ajudar a resgatar a textura saudável dos cabelos é o protetor térmico! Ele está disponível em diversas versões no mercado e tem como principal função envolver os fios, criando uma barreira entre eles e o calor.

Com isso, é possível proteger a estrutura capilar mesmo em altas temperaturas. Além disso, o protetor térmico ainda previne a queda, atenua o frizz e aumenta o brilho dos cabelos, uma vez que ele complementa a hidratação feita pelo condicionador. O protetor térmico cria uma película de proteção nos fios, ajudando a preservar sua saúde. Por selar as cutículas, também evita a formação de frizz e aumenta a durabilidade dos fios lisos, além de deixá-los mais maleáveis, com pontas saudáveis e cheios de brilho.

Como usar?

Se você não sabia muito sobre o protetor térmico, provavelmente não sabe como usá-lo. No mercado, existem diferentes tipos de protetores térmicos, sendo necessário escolher o mais apropriado para seu cabelo. Se seus fios forem mais grossos e volumosos, você pode optar por produtos mais cremosos. Para quem tem fios finos, seu aspecto tende a ficar mais pesado, o que pede por um protetor com textura mais fluida ou em spray.

Quando for aplicar o protetor térmico, espalhe uma pequena quantidade no comprimentos e em suas pontas – partes que são mais sensíveis e, portanto, sofrem mais com o excesso do cabelo. Vale lembrar que o cabelo deve estar úmido e limpo e, para facilitar, recomendamos dividi-lo em mechas. Dessa forma, pode-se evitar a concentração do produto em apenas uma área. Outra ressalva é nunca aplicar demais o produto em cabelos muitos oleosos ou úmidos para que os fios não fiquem com uma aparência pegajosa.

Como funciona?

O protetor térmico está disponível não só na versão spray, mas também é vendido como sérum ou creme no mercado. Quando se usa muita chapinha, babyliss e escova a umidade da fibra dos fios acaba ficando comprometida e, mesmo que se faça hidratação com condicionadores e shampoos, fica difícil evitar os danos. O protetor térmico irá atuar exatamente nesse problema, construindo uma película protetora e impedindo que os fios venham a desidratar com o calor dos secadores e modeladores de cabelo. Isso se dá porque o silicone contido em sua composição, além de proteger os fios, é ativado e libera propriedades nutritivas, fechando as escamas da fibra capilar e deixando os fios mais maleáveis, hidratados e atraentes.

Em caso de cabelos oleosos, prefira a versão em spray por ela ser mais leve e prática. Evite aplicar o protetor térmico na raiz e, se você for utilizar mais de um produto para a modelagem dos fios – como ativadores de cachos ou mousses, por exemplo – aplique o protetor térmico por último. Dessa forma, ele cumpre com sua função de proteção e consegue promover um visual de maior cuidado e beleza.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).