Menu

O poder das vitaminas para a beleza

Essenciais para a boa saúde, as vitaminas garantem também uma boa aparência, saiba mais sobre como funcionam e quais as mais indicadas para deixá-la sempre bonita.
As vitaminas são compostos orgânicos muito importantes para a manutenção da boa saúde. A falta delas pode ocasionar queda de cabelo, olheiras, pele sem vida e outros males, pois regulariam a liberação de energia dos alimentos e auxiliam na formação dos tecidos do corpo. Podem ser encontradas in natura, em alimentos ou sintetizadas, contudo seu uso só é indicado por prescrição médica, por essa razão alimentar-se com alimentos adequados permitirão uma melhor nutrição de vitaminas pelo organismo. Uma alimentação saudável e variada substitui a suplementação vitamínica, que geralmente se dá por meio de comprimidos e isso nem sempre é uma boa opção.
Entre os benefícios das vitaminas estão a melhora da aparência da pele e mucosas; melhora no metabolismo de açúcares, gorduras e proteínas, auxiliando também na perda de peso; auxilia na oxigenação celular e fornece energia ao organismo; auxilia processos de cicatrização, cura e rejuvenescimento; é desintoxicante, agindo nos tecidos, células nervosas e no equilíbrio. Ajuda na cura de doenças e infecções, sendo um ótimo antibiótico natural e por fim, proporciona um bom equilíbrio hormonal. Esses motivos são bastante para que mais pessoas adotem uma dieta rica em vitaminas, que além de prevenir uma gama de doenças, torna a pessoa mais bonita e consequentemente, com mais auto – estima.
A vitamina A é uma das mais importantes para a pele, visão e sistema imunológico. É conhecida como Retinol e tem ação protetora na pele e mucosas, além de melhorar a capacidade funcional do aparelho reprodutor. A vitamina A é encontrada em cenoura, manteiga, fígado manga, gema do ovo, queijo e outros. As vitaminas do complexo B também tem uma grande importância na beleza e em funções essenciais no metabolismo celular. Também são responsáveis pela transformação dos alimentos em carboidratos e para reparação dos corporais. Estão presentes em alimentos como carnes, feijão, couve, espinafre, castanhas, nozes, leite, ovos e outros.
Quem não adoece parece mais bonito, por essa razão a vitamina C não pode ficar de fora. Conhecida também como ácido ascórbico, ela é responsável por manter o corpo imune a doenças e agentes patológicos. Além disso também é um poderoso antioxidante, capaz de auxiliar na absorção de ferro e dar mais resistência aos ossos e dentes. Ode ser encontrada em frutas, principalmente laranja, acerola, goiaba, caju, brócolos, kiwi, abacaxi e etc. Outra vitamina que auxilia as mulheres quanto o assunto é beleza, é a vitamina E, que atua como antioxidante, ou seja, ela retarda o envelhecimento, destruindo os radicais livres. Também impede que as gorduras poliinsaturadas e demais compostos sejam destruídos pela oxidação. Pode ser encontrada em cereais, carnes, semente de girassol, óleos vegetais, amêndoas, laticínios e outros. Com uma dieta balanceada é possível sempre estar de bem com o espelho e isso faz muita diferença.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).