Menu

Vinagre de maçã para os cabelos!

Conheça os principais benefícios do vinagre de maçã para seus cabelos!

Hoje em dia, que mulher não gosta de cuidar de seus cachos? O fato é que a mulher moderna é extremamente vaidosa e não fica um dia sem cuidar de sua aparência, o que é ótimo para manter sua autoestima lá no alto e dar-lhe mais forças para conseguir driblar todas as adversidades do dia a dia sem cair do salto! Assim como as maquiagens são importantes para destacar a beleza de nosso rosto, os cuidados com o cabelo também são imprescindíveis para mantê-los sempre saudáveis, brilhosos e visivelmente bem cuidados. Para tal, ao contrário do que muitas pensam, não é estritamente necessário recorrer aos tradicionais produtos de cabelo. Hoje, centenas de mulheres já adotaram tratamentos alternativos para cuidar de suas madeixas, como é o caso da utilização do vinagre de maçã.

Já sabemos que o vinagre de maçã é amplamente utilizado na culinária para deixar as receitas ainda mais saborosas. O que poucas sabem é que ele também é utilizado esteticamente e consegue tratar nosso couro cabeludo, graças ao seu pH, que é muito semelhante ao pH presente em nosso cabelo e pele. O vinagre de maçã apresenta uma vasta gama de benefícios não só para nossa saúde corporal, mas também para a saúde de nossos cabelos. Ele é um poderoso anti-inflamatório 100% natural e, em sua composição, estão mais de 90 componentes nutricionais, entre eles: sais minerais, vitaminas, aminoácidos e enzimas das mais variadas. Listamos abaixo alguns dos principais benefícios do vinagre de maçã para o cabelo!

Reduz as pontas duplas e melhora o frizz
Para conseguir o efeito desejado, recomenda-se lavar os cabelos com o vinagre de maçã, pelo menos, uma vez a cada semana. Não é de hoje que o vinagre de maçã é usado como um condicionador natural que auxilia na absorção ou retenção de umidade. Por ter uma leve acidez, o vinagre de maçã consegue regular o pH dos cabelos e, ao mesmo tempo, hidratar os fios, o que contribui para a diminuição do frizz e das terríveis pontas duplas.

Sela a cutícula dos cabelos
O vinagre de maçã também é ótimo na selagem dos fios. Isso porque o pH do nosso cabelo é de, em média, 5, e se você aplicar produtos com pH mais alto as cutículas do nosso couro cabeludo irão abrir-se, que é o que acontece quando usamos shampoos anti-resíduos. Esses shampoos tem um pH mais elevado, uma vez que a função deles é justamente abrir as cutículas dos fios para uma higienização mais aprofundada. O que o vinagre de maçã tem a ver com tudo isso? Os produtos com pH mais baixo (como é o caso do vinagre de maçã – pH de 2,5 a 2,8) ajudam a contrair as cutículas abertas e, quando fechadas, os fios conseguem manter os nutrientes em seu interior por mais tempo, garantindo uma hidratação muito mais prolongada e eficiente.

Combate a caspa
Como já citamos acima, o vinagre de maçã diminui a umidade dos cabelos e, consequentemente, ajuda a tratar as caspas. Possui ainda propriedades antifúngicas e consegue limpar o couro cabeludo, reduzindo a descamação.

Diminui a queda dos fios
Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, o vinagre de maçã auxilia no tratamento de problemas como oleosidade excessiva, dermatite, seborreias e na própria queda de cabelo. Ele ajuda a nutrir os fios e revitaliza-os, deixando-os muito mais brilhosos, hidratados e protegidos também contra a química.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).