11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Vinagre de maçã para os cabelos!

Conheça os principais benefícios do vinagre de maçã para seus cabelos!

Hoje em dia, que mulher não gosta de cuidar de seus cachos? O fato é que a mulher moderna é extremamente vaidosa e não fica um dia sem cuidar de sua aparência, o que é ótimo para manter sua autoestima lá no alto e dar-lhe mais forças para conseguir driblar todas as adversidades do dia a dia sem cair do salto! Assim como as maquiagens são importantes para destacar a beleza de nosso rosto, os cuidados com o cabelo também são imprescindíveis para mantê-los sempre saudáveis, brilhosos e visivelmente bem cuidados. Para tal, ao contrário do que muitas pensam, não é estritamente necessário recorrer aos tradicionais produtos de cabelo. Hoje, centenas de mulheres já adotaram tratamentos alternativos para cuidar de suas madeixas, como é o caso da utilização do vinagre de maçã.

Já sabemos que o vinagre de maçã é amplamente utilizado na culinária para deixar as receitas ainda mais saborosas. O que poucas sabem é que ele também é utilizado esteticamente e consegue tratar nosso couro cabeludo, graças ao seu pH, que é muito semelhante ao pH presente em nosso cabelo e pele. O vinagre de maçã apresenta uma vasta gama de benefícios não só para nossa saúde corporal, mas também para a saúde de nossos cabelos. Ele é um poderoso anti-inflamatório 100% natural e, em sua composição, estão mais de 90 componentes nutricionais, entre eles: sais minerais, vitaminas, aminoácidos e enzimas das mais variadas. Listamos abaixo alguns dos principais benefícios do vinagre de maçã para o cabelo!

Reduz as pontas duplas e melhora o frizz
Para conseguir o efeito desejado, recomenda-se lavar os cabelos com o vinagre de maçã, pelo menos, uma vez a cada semana. Não é de hoje que o vinagre de maçã é usado como um condicionador natural que auxilia na absorção ou retenção de umidade. Por ter uma leve acidez, o vinagre de maçã consegue regular o pH dos cabelos e, ao mesmo tempo, hidratar os fios, o que contribui para a diminuição do frizz e das terríveis pontas duplas.

Sela a cutícula dos cabelos
O vinagre de maçã também é ótimo na selagem dos fios. Isso porque o pH do nosso cabelo é de, em média, 5, e se você aplicar produtos com pH mais alto as cutículas do nosso couro cabeludo irão abrir-se, que é o que acontece quando usamos shampoos anti-resíduos. Esses shampoos tem um pH mais elevado, uma vez que a função deles é justamente abrir as cutículas dos fios para uma higienização mais aprofundada. O que o vinagre de maçã tem a ver com tudo isso? Os produtos com pH mais baixo (como é o caso do vinagre de maçã – pH de 2,5 a 2,8) ajudam a contrair as cutículas abertas e, quando fechadas, os fios conseguem manter os nutrientes em seu interior por mais tempo, garantindo uma hidratação muito mais prolongada e eficiente.

Combate a caspa
Como já citamos acima, o vinagre de maçã diminui a umidade dos cabelos e, consequentemente, ajuda a tratar as caspas. Possui ainda propriedades antifúngicas e consegue limpar o couro cabeludo, reduzindo a descamação.

Diminui a queda dos fios
Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, o vinagre de maçã auxilia no tratamento de problemas como oleosidade excessiva, dermatite, seborreias e na própria queda de cabelo. Ele ajuda a nutrir os fios e revitaliza-os, deixando-os muito mais brilhosos, hidratados e protegidos também contra a química.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).