Unhas em gel

Saiba tudo sobre essa mania que já conquistou os salões de todo o país

Mãos sempre bonitas, unhas perfeitas, esmalte impecável. Sonho de toda mulher moderna que trabalha fora, mas também tem que cuidar da casa e que não consegue sequer deixar as unhas crescerem: basta começarem a ficar bonitas que quebram ou lascam. Mas a tecnologia a serviço da beleza inventou as unhas em gel, ou de silicone, uma nova forma de dar nova vida às mãos. Mas será que elas ficam mesmo com aspecto de naturais? Será que incomodam ou, pior, vão descolar bem no meio daquela ocasião tão importante? Bem, boa notícia, as unhas em gel são perfeitas, sequer parecem que não são naturais. Elas podem ter chegado no Brasil há pouco tempo, mas no exterior já são usadas há vários anos. E fazem o maior sucesso, desde que bem colocadas, é claro. Então antes de qualquer outra coisa, proteja seu investimento e sua expectativa e marque uma hora com uma especialista. Qualquer curiosa não vale.

Na verdade o gel é colocado na unha como se fosse uma base, mas o charme é a luz ultravioleta, usada como fixador. Claro, para isso é preciso um equipamento especial, portanto desconfie de qualquer manicure que diga que sabe colocar mas não tenha o aparelhinho – e é justamente a luz ultravioleta que vai fazer com que o gel endureça de forma rápida e certinha na sua unha. Elas também podem ser colocadas com extensões, pequenas bases de silicone (daí o nome), mas fica a seu critério. Como tudo o que é moda e começa a fazer sucesso, as unhas de silicone também já estão sendo vítimas de gente “esperta”: coloca unha de acrílico, aplica um gel UV como top coat, diz e cobra como unha em gel. Nada disso, se na aplicação o profissional empregar pó e líquido, é acrílico, não silicone. Seja você a esperta e note a diferença.

O grande sucesso das unhas em gel têm explicação fácil: elas parecem naturais e podem ser usadas, também, apenas para consertar uma unha quebrada, por exemplo, deixando a mão igualzinha. Além disso, elas são bem resistentes, podendo durar até três semanas – e por isso são bem mais caras também. A maioria das mulheres acaba dando preferência por colocá-las com as extensões de silicone, alongando as unhas e deixando as mãos ainda mais bonitas. Mas não confunda com a aplicação de gel UV sobre suas unhas naturais que já estão grandes, ele serve apenas para mantê-las mais resistentes e duráveis. Depois disso você tem duas opções: ou as espera cair ou faz manutenção, quando o excesso de gel é lixado, colocadas novas camadas de gel (não é preciso retirar as extensões) e recolocar as mesmas unhas em gel. Na rotina diária você deve cuidar delas como se fossem naturais. A manutenção pode ser feita a cada 15, 25 ou 30 dias, dependendo do estado de conservação e custa cerca de 70% do valor da aplicação.

A retirada total das unhas de silicone, no entanto, deve ser feita por um profissional, e é a parte mais chata da história, já que algumas saem com acetona, outras com produtos específicos da marca e outras simplesmente não saem: só lixando todo o gel. No mais, elas são bonitas, resistentes e de aspecto natural, mas só quando bem feitas, aplicadas por profissional capacitado. Curiosos que tentam colocá-las sem preparo acabam deixando o gel muito grosso, as unhas pesadas e de aspecto mal acabado. Como o processo é praticamente todo artesanal, como em qualquer obra de arte o carinho do artesão é fundamental para um bom resultado. A única contra indicação é evitar seu uso em unhas que tenham algum problema de saúde, como micoses, que encontrarão nelas o ambiente perfeito para a proliferação de fungos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp