Treinar no inverno pode trazer resultados incríveis para seu corpo

Para conquistar um corpo definido é preciso acima de tudo dedicação e disciplina durante todo o ano. Muita gente que quer desfilar um corpo sarado no verão acredita que treinar apenas alguns meses antes irá apresentar bons resultados, mas nem sempre isso acontece. Por isso é preciso manter uma rotina de exercícios e uma dieta balanceada, inclusive no inverno, desta forma os resultados são muito mais visíveis e permanentes.

É comum que as pessoas fujam das academias e dos treinos nesta época do ano, justamente por causa do frio. Mas, você sabia que o clima frio pode ser um grande aliado na perda de peso? Isso porque, no inverno nosso corpo precisa gerar mais energia para nos manter aquecidos e isso faz com que ocorra uma queima calórica maior, ou seja, nosso corpo gasta mais calorias para realizar as atividades do nosso dia a dia. Logo, ao realizarmos exercícios no inverno o gasto calórico será maior em relação à mesma atividade realizada no verão, ou seja, com o mesmo esforço a perda de peso é maior.

É aí que a disciplina e dedicação são essenciais para garantir bons resultados! Então, se você continuar com uma dieta equilibrada e continuar com os treinos pelo menos três vezes por semana a possibilidade de você desfilar um corpo sarado durante o verão é ainda maior.

Além dos exercícios, a alimentação também é um ponto importante durante esse período, pois tendemos a comer mais que nas épocas mais quentes. A dica é investir em sopas e caldos magros, desta forma nos mantemos aquecidos sem ganhar peso. Não podemos esquecer das saladas, não é porque é frio que devemos ficar sem ingerir legumes e verduras! Lembre-se também que é ideal ingerir algum carboidrato antes das atividades para dar mais energia para os músculos, mas evite alimentos muito pesados. Isso pode dificultar seus treinos, pois o organismo está trabalhando para digerir aquele alimento.

Outro ponto importantíssimo durante o inverno é o alongamento. No frio os nossos músculos ficam mais contraídos, por isso não esqueça de se alongar para evitar lesões. Durante a atividade física também é importante diminuir o tempo das pausas entre um exercício e outro, como no caso da musculação, desta forma seu corpo não esfria rapidamente, garantindo um treino ainda mais eficaz. Poucos sabem, mas em apenas uma semana longe dos treinos nossos músculos já começam a enfraquecer e perder tônus, que com certeza é algo que você não quer!

Você já pode perceber que os benefícios de continuar seu treino no inverno são inúmeros, não é mesmo? Mas, elas não param por aí! Segundo o Ministério da Saúde, aqueles que mantém um treino contínuo durante o ano diminuem em 58% as chances de terem algum problema cardíaco e em 33% as chances de ter algum tipo de câncer! As vantagens são tantas que não é um friozinho que vai tirar você da academia, não é mesmo? Lembre-se sempre que ficar com aquela vontade de enforcar o treino que o projeto verão começa no inverno!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).