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Treinamento Funcional x Crossfit

Conheça um pouco mais sobre as duas modalidades de treinamento, seus benefícios e quais os casos em que são indicados.

Tendências nas academias de todo o Brasil, o treinamento funcional e o Crossfit prometem melhorar o desempenho físico, com rapidez e, principalmente, saúde. Ambos podem melhorar as capacidades do atleta, contudo é preciso ter acompanhamento de um profissional de educação física para realizar os exercícios. Além disso, é importante consultar o médico antes, pois será possível verificar se há alguma restrição para alguma das práticas que compõem a série de exercícios. Os resultados podem ser melhores com o uso de suplementação, entretanto, esta também deve ser administrada conforme a prescrição do nutricionista ou médico.

Começando pelo Crossfit, que é um programa de treinamento baseado na força e condicionamento geral. Ele se destaca por misturar diferentes modalidades, com diferentes estratégias para a melhora do condicionamento físico. Ele é baseado em exercícios funcionais, como saltar obstáculos, puxar e levantar pesos, girar roda de trator e outros exercícios que recebem aumento da intensidade, conforme a melhora do desempenho do atleta. Esse tipo de treinamento é ideal para diversos tipos de pessoas, independente de idade ou nível físico, pois permite uma ampla adaptação fisiológica completa. As práticas de Crossfit proporcionam uma maior resistência cardiorrespiratória, maior resistência muscular, aumenta da flexibilidade dos músculos força, velocidade, postura, agilidade, equilíbrio e precisão.

Já o treinamento funcional é baseado em treinamentos desportivos e seus princípios básicos. São diferentes movimentos com objetivo de melhorar o condicionamento físico, buscando evitar lesões. A ideia é estimular as qualidades físicas, como equilíbrio, flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, mobilidade e não somente a força. Os exercícios consistem em utilizar alguns dos padrões fundamentais dos movimentos do corpo, como puxar, empurrar, girar, lançar, buscando integrar todo o corpo. Práticas que melhoram tanto a postura, quanto a biomecânica do corpo, resultando também, em economia de energia.

A prática do treinamento funcional é mais velha que o Crossfit, contudo ambos possuem quase a mesma base, entretanto o treinamento funcional preza mais pela saúde e não os resultados, como o Crossfit. O treinamento funcional ainda é indicado para reabilitação de traumas, ocasionados por acidentes. Os níveis de intensidade de ambos podem ser direcionados de acordo com as limitações da pessoa, e este é o ponto em comum dos dois tipos de treinamento. Escolher entre um dos dois, vai de acordo com os resultados que o indivíduo busca, sendo o Crossfit ideal para quem quer ganhar massa muscular e definir de forma rápida e já o treinamento funcional é indicado para quem quer melhorar o desempenho e as qualidades listadas, sem ter medo de lesões.

 

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Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).