Menu

Trajes masculinos para cada tipo de evento

Saiba a diferença de cada um deles, desde o esporte até o black tie, e compareça às festas sem perder o estilo

Os homens costumam ser muito práticos, até mesmo na hora de se vestir. Em qualquer evento, é bem provável que você considere a calça jeans, a peça coringa para todos os momentos da vida, mas não é bem assim. As mulheres se preocupam com cada detalhe da vestimenta com razão, pois, em um casamento, não é nada bem visto chegar de camiseta, bermuda e tênis. Pode ser bobeira do público feminino ter uma roupa para cada ocasião, mas saiba que a galera masculina também precisa ter o figurino certo para diferentes eventos.

A começar pelo traje esporte, o preferido da grande maioria dos homens por permitir justamente o uso das calças jeans. O look consiste nessa peça combinada com camisas e blazers para equilibrar o figurino, de maneira que ele não fique muito sério e nem muito descontraído. Por transmitir a sensação de conforto, os tênis se encaixam perfeitamente neste caso, o que dá um toque urbano que fica muito elegante. O traje esporte é muito bem-vindo em batizados, por exemplo, um evento informal que não tem a magnitude de um casamento.

O traje esporte fino é onde entra o tão amado e tão odiado terno. Quem é que não se sente sufocado até em dias de calor? Nem todos os homens ficam confortáveis dentro deste figurino, mas há eventos formais que não dão escapatória, como uma reunião importantíssima de negócios. Tenha esta regra em mente: se o encontro for à noite, invista no terno com gravata que, no dia a dia, pode ser dispensada, o que permite a camisa ficar com alguns botões abertos. Ao contrário do tênis, aqui usam-se os sapatos sociais.

O drama masculino pode acontecer no que condiz ao traje social, exigido em festas mais formais, como os tais casamentos. Em nome da etiqueta, o figurino é praticamente uma exigência. O black tie ou o famoso traje a rigor (que gera certa dúvida), entram nesse caso também, especialmente em festas que possuem altíssimo glamour. Para não fazer feio, siga a risca o padrão do look para não correr o risco de fazer combinações extravagantes. O recomendado são as versões escuras, com gravata discreta e sapato social de amarrar.

No caso do black tie, usa-se smoking com gravata borboleta junto com sapatos sociais de amarrar ou de verniz. O pretinho básico é o mais indicado, basta ver como as celebridades masculinas se vestem quando chegam às premiações, tais como o Oscar.

Sempre considere o tipo de evento do qual você foi convidado antes de tirar aquela roupa do dia a dia do guarda-roupa. Toda festa tem seu código de vestimenta, o querido dress code, e acredite, nem sempre é recomendado quebrá-lo.