Tintura capilar: como manter a cor por mais tempo

Tudo o que você precisa saber para manter seus cabelos “vivos” por mais tempo.

Diversas motivações levam as mulheres a colorirem os cabelos. Mas, seja para mudar o seu visual, esconder os primeiros fios brancos ou expressar de forma mais intensa e marcante determinado traço da sua personalidade, saiba que as madeixas coloridas podem perdurar por muito mais tempo. E não se trata apenas de não expor o cabelo ao sol em demasia. Embora esta precaução ajude, existem outros fatores que interferem na durabilidade do efeito da aplicação sobre o cabelo, tais como o uso desregrado de produtos inadequados e o tom da tintura, que acabam por deixar os seus fios com aquela indesejável aparência desbotada após um curto intervalo.

Antes de pensar em usar os produtos indicados para o seu tipo de cabelo, é importante lembrar que os cuidados com a lavagem excessiva devem ser redobrados. Além de evitar lavar as madeixas diariamente, evite manter a água em altas temperaturas, bem como utilizar xampus antir-resíduos, pois eles também deixam os fios com aparência opaca. Outro detalhe que pode fazer a diferença é evitar que os cabelos fiquem úmidos por um longo período. O ideal é secá-los prontamente com o auxílio de um secador. Contudo, lembre-se de inserir o acessório difusor antes de ligá-lo.

Com relação à aderência e permanência da tinta sobre os cabelos, a preparação dos fios para receber a tintura também detém um papel importante no processo. Portanto, para deixar os seus fios prontos para serem tingidos, o recomendável é que eles estejam bem cuidados e hidratados. Use um bom creme indicado para o tratamento capilar e, dessa forma, nutra os seus cabelos com uma série de substâncias que irão torná-los muito mais saudáveis e vigorosos. Efetuando este procedimento, você perceberá que o brilho exibido e a maciez ostentada pelos fios depois da aplicação ganharão um grau bem mais acentuado. Repita o processo uma vez a cada sete dias, substituindo o referido creme pelo habitual condicionador.

Por fim, existe uma extensa gama de produtos desenvolvidos especialmente para cabelos tingidos. Assim, uma boa dica é o uso de máscaras tonalizantes, que efetivamente tonalizam os fios, deixando-os reluzentes por mais tempo após receberem a tintura. Outra linha de produtos extremamente importante é a dos protetores solares que detêm filtros específicos e, assim, minimizam bastante a influência e os estragos causados pelos raios ultravioletas. Finalmente, os protetores térmicos também merecem destaque, pois são essenciais para deixar as escamas capilares herméticas, prevenindo possíveis danos que possam ser causados por aparelhos como a chapinha, por exemplo.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).