Tempo seco prejudica a pele do rosto? Amenize este efeito

como manter a pele hidratada

Descubra algumas dicas essenciais para proteger sua pele dos efeitos do tempo seco

 

Muitas cidades do país estão enfrentando um período de estiagem. A falta de chuvas esvazia os reservatórios e deixa o tempo seco, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias e ressecando pele e mucosas.

Não podemos mudar o tempo, mas é possível seguir algumas medidas para se prevenir contra os efeitos prejudiciais do tempo seco sobre a nossa pele. Confira:

 

Mantenha o organismo bem hidratado

O primeiro passo para preservar sua pele dos efeitos do tempo seco é manter seu organismo hidratado – afinal, a pele é um órgão como qualquer outro. Quando o clima está assim, é preciso reforçar a ingestão de sucos, chás, água de coco e, principalmente, água.

Se em dias normais nós devemos beber no mínimo 2 litros de água, você deve tentar ultrapassar essa quantidade nos dias mais secos, pois nossa pele está perdendo umidade para a atmosfera.

Para facilitar, deixe sempre uma garrafinha na sua mesa do trabalho e procure andar com uma minigarrafa na bolsa se possível, para que você possa se hidratar mesmo quando estiver na rua ou no trânsito.

Quem tem dificuldade de beber água pura pode colocar rodelas de limão, laranja ou gengibre para dar um gosto diferente à bebida.

 

Programe seus exercícios

Quando o tempo está muito seco, o ideal é não se exercitar em demasia, ou seu corpo acaba perdendo ainda mais água. Você não precisa (nem deve!) abandonar os treinos, mas é mais recomendável evitar as atividades físicas entre as 10 e as 16 horas.

Não se esqueça de repor os líquidos perdidos por meio do suor ingerindo muita água e bebidas isotônicas.

 

Evite banhos muito quentes

Tempo seco nem sempre é sinônimo de calor. Nos dias frios, a tentação de tomar um banho quente é grande, mas a água em temperatura muito elevada acaba agindo como um agente de desidratação, pois ela remove a oleosidade natural da nossa pele.

Como resultado, a pele tende a perder ainda mais umidade, ficando ainda mais propensa ao ressecamento causado pelo tempo.

 

Fique de olho no sabonete

O uso excessivo de sabonetes também é um fator que contribui para o ressecamento da pele ao remover a oleosidade natural que protege esse tecido. Por isso, devemos dar preferência a sabonetes neutros para o banho e para sabonetes especiais para o rosto ao fazer a higiene dessa região tão delicada.

Os sabonetes comuns têm um pH muito elevado e acabam prejudicando a camada protetora da pele, por isso o ideal é procurar uma versão mais neutra e suave, que não agrida nossa cútis.

 

Capriche no hidratante corporal

Para enfrentar o tempo seco, que muitas vezes é acompanhado por ventos gelados, é essencial que o corpo esteja protegido por um bom creme hidratante. Por isso, invista em um produto de qualidade e aplique-o sempre depois do banho, pois a pele absorve melhor o hidratante. Os melhores hidratantes são aqueles com óleo d eamendoas, aloe vera e ureia.

À noite, você pode utilizar produtos mais consistentes, como as manteigas de hidratação, que contenham ingredientes de nutrição da pele, como a vitamina E. Não se esqueça de caprichar nas regiões naturalmente mais ressecadas, como os cotovelos, os joelhos e os pés.

Mais uma dica: nada de usar o mesmo hidratante no corpo e no rosto. A pele do rosto é mais sensível e precisa de um produto específico, de preferência com filtro solar. Utilizar um creme corporal no rosto pode deixar você com a pele oleosa e cheia de espinhas.

Se a sua pele for oleosa e você não consegue nem imaginar como ela ficaria ao receber uma cama de hidratante, saiba que existem versões em forma de gel oil-free, que protegem a pele sem aumentar os cravos e as espinhas.

 

hidratar a pele no clima seco

 

Não se esqueça de proteger os lábios

Nossos lábios são os campeões do ressecamento, não é mesmo? A pele que os recobre é muito fininha e está muito sujeita a rachaduras, que doem um monte e podem até sangrar. Por isso, é recomendável utilizar um hidratante labial e reaplicá-lo a cada 3 horas.

Os produtos mais indicados para essa região são aqueles com manteiga de cacau, manteiga de karitê e produtos com aloe vera e vitamina E.

Importantíssimo: não caia na tentação de umedecer os lábios com a saliva, pois isso só vai deixá-los ainda mais ressecados. Outro mau hábito que deve ser evitado a todo o custo é tentar arrancar as pelezinhas com os dentes, pois você pode acabar com uma ferida enorme e muito dolorida.

 

Evite ambientes com ar-condicionado

Se possível, procure ficar longe do ar-condicionado, pois esse eletrodoméstico deixa o ar ainda mais seco e, em consequência, resseca nossa pele e nossas mucosas. É melhor deixar para utilizá-lo somente quando o calor for forte demais.

Caso você trabalhe em um local com ar-condicionado e não tenha como desligá-lo, a dica é se proteger com um umidificador de ar. Existem versões em miniatura que podem ser deixadas sobre a sua mesa.

 

Improvise um umidificador de ar

Você não tem um aparelho umidificador de ar na sua casa? Nesse caso, você pode improvisar com alternativas como deixar uma bacia cheia de água ou uma toalha molhada perto da sua cama na hora de dormir.

 

Continue usando filtro solar

Não é porque estamos no inverno que você pode descuidar do filtro solar! Embora as temperaturas estejam mais frescas, a radiação solar continua igual ao verão, mas seu efeito pode ser ainda pior. Isso porque a pele já está ressecada e mais sensível, então ficamos ainda mais propensas aos efeitos negativos do sol, como o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como o câncer de pele.

Por isso, continue utilizando diariamente um filtro solar com FPS de no mínimo 30, que ainda vai ajudar a proteger sua pele do tempo seco.

 

Saiba tudo sobre Procedimentos Estéticos e Bem-Estar em nosso Blog.

CTA Ainda tem duvidas