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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
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Temperos naturais para salada

Confira 4 temperos naturais, acessíveis e deliciosos para saladas

Quem adora saladas com certeza não vive sem os temperos. Sendo um dos componentes indispensáveis para dar mais gosto às saladas, os temperos e ervas trazem mais vigor àquele colorido das verduras e saladas. Porém, apesar de parecerem inofensivos, os temperos podem ser bastante calóricos e, se não forem bem selecionados, podem até trazer problemas para a saúde, além de contribuirem para aquelas gordurinhas extras. Há quem prefira os temperos industrializados por falta de tempo, o que não deixa de ser uma desculpa, uma vez que existem temperos de fácil preparação. Investir em molhos naturais, isto é, aqueles que não contêm substâncias industrializadas e que tiram todo o aspecto natural das saladas, pode ajudar a potencializar os benefícios da salada e a formar pratos verdadeiramente saudáveis.

Uma dica para quem gosta de saladas é preferir temperos à base de azeite e iogurte, por exemplo, além de não abusar do sódio, que é o grande vilão de quem sofre com pressão alta ou retenção de líquidos. Falando em sódio, você pode diminuir o uso do sal e combiná-lo com ervas como cebolinha, alho, manjericão, salsa, alecrim e hortelã, por exemplo. Se você está em busca de temperos naturais e quer deixar os industrializados de lado, conheça 4 temperos naturais e deliciosos que separamos abaixo.

1. Tempero de iogurte

Essa é uma ótima dica para quem quer se alimentar sem se preocupar com as calorias ou com a qualidade do que está ingerindo. São só 4 calorias por colher (sopa) e o resultado é um tempero saboroso e que dá mais prazer ao consumo de saladas. Para prepará-lo, você precisa de 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de cebola picada, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1 copo da iogurte desnatado, 1 xícara (chá) de salsa e 1 xícara (chá) de cebolinha. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até obter a mistura. Após isso, é só derramar na salada!

2. Tempero de vinagre de frutas

O vinagre de frutas é ótimo para dar mais sabor às saladas, além de ser um maravilhoso antioxidante. Além de ser leve e delicioso, esse molho pode durar por semanas se for devidamente guardado e fechado. Para preparar essa delícia, você precisa de 2 colheres (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1 polpa de fruta (de qualquer sabor), 1 xícara (café) de salsa, 1 xícara (café) de cebolinha, sal – ou alecrim – pimenta branca a gosto e 50 ml de água. Antes de bater os ingredientes, coloque um pouco de azeite e vinagre no liquidificador. Bata tudo até formar um creme homogêneo e então já pode servir.

3. Tempero de hortelã com cebola

Esse aqui vai para aquelas que adoram o aroma típico das ervas e que gostam de consumir cebola. A mistura entre cebola e hortelã solidifica o gosto da salada e a leveza dos dois ingredientes traz mais sabor ao prato. Nessa receita uma porção terá, em média, 36 calorias e ela inclui até 6 porções. Esse tempero serve não só para temperar saladas, mas também pode ser usado para carnes brancas. Você vai precisar de 3 colheres (sopa) de hortelã, 1 cebola crua, 1 colher (chá) de sal light ou alecrim e 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem. Lave os ingredientes, bata-os no liquidificador e deixe gelar por 30 minutos.

4. Tempero italiano light

Além dos temperos que citamos anteriormente, você ainda pode experimentar um molho de salada que vem da Itália e só tem incríveis 10 calorias. Para preparar a receita, tenha em mãos 1 xícara (chá) de extrato de tomate, 1 colher (sopa) de vinagre branco, 1 dente de alho socado, 2 colheres (chá) de orégano, 2 colheres (sopa) de pimenta do reino, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado e 2 colheres (sopa) de aipo picado. Primeiramente, junte os ingredientes em uma panela e cozinhe-os em fogo médio até ferver e começar a engrossar. Após isso, você já pode desligar o fogo, deixar descansar por 5 minutos e pronto!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).