Menu

Suspiros do coração

Ah… (pausa para um suspiro) é Dia dos Namorados, data romântica em que os casais aproveitam para agradecer a companhia e carinho do parceiro, com a troca de presentes, jantares, entrega de cartões, flores e bombons. Mas o dia de hoje, é mais do que uma comemoração por estar com a pessoa amada, é uma época carregada de simbologias e romantismo, que muitos desconhecem.

 Pelo mundo, na América do Norte e Central, Europa, Ásia, parte da África e da América do Sul, o Dia dos Namorados é conhecido como Dia de São Valentim (The Valentine’s Day) e é comemorado no dia 14 de fevereiro. São Valentim foi um bispo, que contra as ordens do imperador Cláudio II, realizava casamentos às escondidas. O tal imperador havia proibido o matrimônio durantes as guerras, já que ele acreditava que os solteiros atuariam melhor nos combates.

 No Brasil, e antigamente em Portugal, no dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Provavelmente, a origem vem do empresário João Dória, que trouxe a ideia do exterior, e como os representantes comerciais consideraram a comemoração importante para aquecer as vendas, passaram considerar a data para as compras dos apaixonados. Outra ideia sobre como surgiu tal celebração vem de Santo Antônio, santo considerado casamenteiro, que é lembrado no dia 13 de junho.

 Verdadeiras ou não, essas teorias são carregadas de sentimentalismo e nos lembram do como é bom amar e ser amado. Aproveite este dia não só para presentear sua paixão, mas mostrar a ela, o quanto você a ama, seja com um abraço, um beijo ou um simples gesto de carinho, porque o amor não está em objetos, mas sim nas palavras e gestos vindos do coração.

 Arrume-se, coloque a sua melhor roupa, capriche no visual e comemore o Dia dos Namorados de uma forma inesquecível!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).