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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
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Substituições inteligentes para a ceia de Natal

Veja como ter uma ceia de Natal bem mais saudável e muito, muito saborosa!

O fim de ano é a época para reunir a família, os amigos, as crianças e se dar à liberdade de cometer alguns excessos gastronômicos, certo? Certíssimo, todo mundo merece. Mas seja porque o orçamento teve que ficar meio apertado, porque não custa nada cuidar um pouco da saúde com algumas opções mais light ou simplesmente porque não aguenta mais a mesma coisa todos os anos, é sempre bom ficar sabendo de algumas substituições bastante inteligentes para a ceia de Natal. Você pode se dar ao luxo de sair um pouco do tradicional, cuidar da saúde, surpreender todo mundo e ainda economizar uns trocados, simplesmente, fazendo diferente. Veja como é fácil dar um toque personalizado à sua ceia e, quem sabe, dar início a uma nova tradição em família.

Um olho na balança, outro na geladeira, outro na conta do banco. Bem, enquanto os olhos trabalham, a boca saliva pensando em toda aquela maionese de batata, no tender e na farofa, mas lembre-se que sabor não é um privilégio das comidas gordurosas. Você pode trocar o tender, por um peru natalino bem saudável e delicioso, por exemplo. A dica é temperá-lo à base de bastante alho, que é diurético, fortalece o sistema imunológico, é amigo do coração e favorece a secreção biliar. Leve ao forno e, em vez de dourar com manteiga ou margarina, regue com azeite, que tem importante papel cardiovascular e é um ótimo lubrificante intestinal. Por outro lado, sabe aquela mesa de frutas bem bacana? Claro, o charme são as frutas da época, mas procure substituir a ameixa seca pela fresca e a uva passa pelo damasco seco, menos calórico. Elas servem de aperitivo e ainda controlam o colesterol por serem ricas em fibras. Aposte também nos figos e tâmaras.

Aquele salpicão de Natal também não pode faltar – mas a maionese pode ser deliciosamente substituída pela pasta de soja ou pelo iogurte natural. Já a batata-palha pode ser trocada pelo repolho cru cortado em tiras bem fininhas. Fica crocante, gostoso e saudável. Já o frango, faça-o apenas cozido, com bastante temperos como alho, cebola e ervas finas, e desfie-o bem fininho ou bata no liquidificador. Deixe presuntos e bacons de lado, mas pode decorar o prato com nozes, castanhas ou frutas secas. Por outro lado se falar em frango a fez se lembrar do famoso chester, ele pode não ser uma boa pedida. Apesar de ser considerado uma carne magra, antes do abate ele recebe altas doses de ração com hormônio de crescimento, prejudiciais à sua saúde. Portanto, dê preferência a frangos caipira e a perus ou pernis que não sejam pré-temperados, por causa da grande quantidade de sódio. Encomende com o açougueiro, é mais gostoso e mais saudável.

Se a ideia for economizar na conta, faça substituições inteligentes e mais baratas, porém não menos gostosas. Troque o quilo do peru pelo do frango, que ao molho de laranja fica uma delícia. Cerque-o de legumes e verduras, que são alimentos saudáveis e baratos e ainda deixam a mesa de Natal bem colorida – como um belo arroz de legumes, por exemplo. Fuja de receitas que levem vinho, champagne ou biscoitos caros. Para a sobremesa, uma boa opção é o panetone recheado, você encontra modelos de vários preços e tamanhos e pode recheá-los com sorvete, por exemplo. E feliz natal!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).