Spa caseiro para os pés

Preparamos um pequeno artigo para quem quer realizar algumas atividades de SPA para os pés no conforto do lar.

Os pés são os que mais sofrem, pois além de passarmos o tempo todo sob eles, também podem ser acometidos por doenças causadas pela umidade dos sapatos e calor excessivo. Um momento para relaxar os pés faz diferença em meio ao stress do cotidiano e tudo pode ser feito em casa. Alguns tratamentos são simples, podendo ser feito em casa, entretanto é preciso ter cuidado. Cuidar dos pés garante mais saúde para todo o corpo e fazer isso sem sair de casa é ainda melhor.

Você pode começar com uma limpeza mais profunda, usando sabonetes antibacterianos. Use água quente para que os poros da pele possam se abrir e a partir daí começar um tratamento mais profundo. Use preferencialmente uma esponja grossa, esfregando suavemente durante a lavagem. Você pode usar também sabonete a base de glicerina, que aumenta a higiene dos pés e aumenta a sensação de alívio. Essa higienização pode ser feita uma vez por semana, mas sem exageros, para não prejudicar a proteção natural dos pés.

O passo seguinte é feito com esfoliantes, que tem o objetivo de diminuir as rachaduras e calos, além de hidratar os pés. Existem pedras que podem realizar a esfoliação, ou mesmo esfoliantes ideais para os pés. O ideal é fazer sempre movimentos leves, também massageando, principalmente entre os dedos, calcanhar e planta do pé. O uso de hidratante também é recomendado. Eles evitam o ressecamento e as rachaduras, sem contar o grande benefício para nossos companheiros. Abuse dos hidratantes em seu SPA caseiro, principalmente depois de esfoliação e escalda – pés.

O escalda – pés também pode ser feito em casa de forma simples. Ele é ideal para aliviar o stress, pois estimula a circulação do sangue, deixando a pele macia e hidratada. Para fazer um bom escalda pés é necessária água morna, sal grosso ou sais de banho e óleo de massagem. Deixe a água esquentar até uma temperatura agradável, coloque em uma vasilha e misture os demais ingredientes. Repouse os pés no banho durante 7 a 10 minutos, sempre massageando – os com a mão ou massageadores. Relaxe por 5 minutos e em seguida esfregue o sal até sentir a pele velha se soltar como na esfoliação. Depois coloque os pés em água limpa e seque com uma toalha morna. O resultado é incrível e o alívio imediato.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).