(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
retornar

Os Símbolos do Casamento

Uma tradição quase tão antiga como a humanidade, repleta de simbologia. Vamos desvendar seis símbolos e seus significados.

Qual mulher nunca sonhou com seu casamento? É um ponto marcante na nossa vida e uma cerimônia tão antiga e cheia de símbolos. Vamos falar de alguns e conhecer seu significado. Mudam de país para país, mas alguns são quase internacionais, como as alianças e o vestido branco da noiva.

Mas afinal, qual é a sua função?

Cada um tem um objetivo diferente e serve para eternizar uma promessa de amor e compromisso entre dois seres humanos que se amam verdadeiramente.

As alianças

A sua forma circular não possui princípio nem fim. São uma peça de um elo que une dois corações enamorados. Colocam-se no dedo anelar da mão esquerda.

Por que a aliança é colocada na mão esquerda?

Segundo reza uma lenda antiga, o anelar esquerdo tem uma veia que segue direta para o coração, o símbolo da vida e do amor. Por isso é que a aliança é colocada nesse dedo, de forma a mostrar o verdadeiro sentimento de amor.

Por que as noivas usam o véu?

Aquilo que está escondido tem mais valor. O véu esconde a beleza, o romance, guarda a noiva para ser vista primeiro pelo noivo. Significa também uma separação entre a vida de solteira e a vida que agora começa de casada.

O vestido sempre foi branco?

Não. Em tempos antigos o vestido era de vermelho vivo, simbolizando o sangue novo que se trazia para a vida com o casamento. Posteriormente foi mudado para branco, graças a uma moda que surgiu na realeza. Hoje o vestido branco representa a pureza e a castidade.

Os Bem Casados

Os bem casados são um típico doce que adoça a vida. Simboliza uma união doce entre o casal.

O Bouquet

É tradição a noiva atirar o seu Bouquet para as convidadas na hora da despedida. É um gesto que tem por detrás o significado da noiva querer espalhar a sua felicidade. Em alguns lugares é costume dizer que a menina que apanha o ramo será a próxima a se casar.

A Lua de Mel

Curiosamente a tradição de se fazer a lua de mel tem várias origens que se juntaram e culminaram no que hoje significa a lua de mel: os noivos escapam para um lugar paradisíaco a fim de estarem juntos e desfrutar de momentos únicos antes de retomarem as suas vidas normais. Em algumas tribos era comum pingar gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para adoçar a sua vida. Em outras tribos dava-se a beber aos noivos uma bebida adoçada com mel. Destas tradições surgiu o nome.

Sair para um lugar diferente durante uns dias vem de outra tradição. Antigamente o noivo resgatava a noiva durante uma lua (os 28 dias do ciclo) para um lugar distante a fim de que esta não pudesse chamar pela família. Ainda bem que este costume um pouco grosso evoluiu para viagens paradisíacas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.



Deixe seu contato


Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp