Aprenda a fazer e usar: Shampoo Seco Caseiro

Veja como é fácil de fazer, aplicar e nunca mais perca um programa porque o cabelo não está limpo!

Você acabou de ser chamada para aquele mega programa imperdível, só que você só ia lavar o cabelo amanhã e não dá tempo de ir em casa. Declinar do convite elegantemente ou chutar o balde e ir com cabelo sujão mesmo? Nem uma nem outra: a saída é dar uma de modelo e investir em um shampoo seco. Nunca ouviu falar? O shampoo seco comprado pronto é um produto em spray que antigamente só era usado nos desfiles para “lavar” o cabelo das modelos e deixá-los lindos e estonteantes na passarela instantaneamente. Isso mesmo, ele faz uma limpeza superficial, tudo bem, mas o efeito é instantâneo, sem levar uma gota d’água. Ele começou a ser usado há pouco tempo aqui no Brasil e já é sucesso de público, crítica e bilheteria, mas o melhor mesmo é que você pode fazer seu shampoo seco em casa e andar com ele na bolsa para uma hora dessas. Bom demais, não é mesmo?

Receita é econômica, fácil de fazer e prática de aplicar

Como os shampoos secos prontos têm um preço, digamos, salgado, fazendo o produto em casa você se sai bem no bolso e na aparência – e o melhor, não perde nenhuma festa, esteja onde estiver. Claro, ele não chega a substituir a lavagem tradicional, mas o cabelo fica livre daquela oleosidade e do aspecto de cabelo sujo. Apesar de super prático, vale prestar atenção em algumas recomendações. Por exemplo, quem tem os cabelos muito oleosos não deve adicionar óleos essenciais à mistura porque só vai piorar a oleosidade dos fios, claro. Por outro lado, quem tem cabelos com química (escovas, tinturas ou alisamentos), não deve colocar bicarbonato de sódio na receita, substituindo-o por farinha de trigo, talco ou fermento em pó. Como todos esses elementos são brancos, nos cabelos escuros não vai dar certo, não é mesmo? Então a dica é colocar duas colheres de sopa de cacau para um quarto de xícara de talco, fermento ou bicarbonato.

Coloque o perfume que achar mais gostoso

Então já sabe:

Misture ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, fermento em pó ou talco
Duas colheres de sopa de cacau (só para quem tiver cabelos escuros)

Flores secas trituradas, uma vagem de baunilha passada no processador ou óleos essenciais (menos quem tem cabelos oleosos) para dar um cheirinho.

Como essa mistura deve ficar bem fininha, passe-as várias vezes pela peneira ou tudo no processador mesmo. Coloque a mistura em um saleiro virgem ou algum outro recipiente cuja tampa tenha furinhos e aplique nos cabelos secos sobre uma pia, porque vai pó para tudo que é lado.

Mude seu visual em cerca de 5 minutos

Capriche nos lugares em que o cabelo fica mais oleoso, como a franja, a nuca ou as têmporas. Uma dica é pentear o cabelo com pente para espalhar o produto nos fios – e deixe agindo por pelo menos 5 minutos, tempo suficiente para puxar a oleosidade. Agora chegou a hora de retirar essa mistura da cabeça, escovando bem os cabelos. Se tiver um secador por perto, melhor ainda, mas lembre-se de sacudir bem os cabelos para retirar todo o pó, caso contrário vai ficar parecendo que você está com caspa. Guarde o pote bem fechado na bolsa, porque essa receita dura cerca de um mês.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).