Seu novo aliado é o óleo de Melaleuca

Descubra os principais benefícios do óleo de Melaleuca.

O óleo de Melaleuca é um óleo derivado da árvore Melaleuca – também chamada de Árvore do Chá – e está em muito do que consumimos, variando desde produtos de limpeza até pastas de dente. Contudo, antes de emplacar rótulos, a planta medicinal já era conhecida pelos aborígenes, que perceberam que ela tinha propriedades antibióticas, antissépticas e antifúngicas, podendo ser usada para tratar queimaduras e feridas em geral. Hoje, já se sabe que esse óleo também ajuda quem tem problemas respiratórios, sistema imunológico baixo, além de combater vírus de gripe, herpes, sarampo, varicela e verrugas.

Veja abaixo os principais benefícios do óleo de Melaleuca:

Ajuda a controlar a caspa

Se você já está cansada de usar shampoos específicos para tratar as caspas e não ter resultados, o óleo de Melaleuca é uma ótima opção. Ele pode ser adicionado no shampoo e ajuda a evitar o ressecamento do couro cabeludo, além de limpar a raiz e eliminar resíduos. O óleo de Melaleuca também auxilia no crescimento dos fios, uma vez que desobstrui os folículos e maximiza a nutrição da raiz dos fios.

Trata as acnes

O óleo de Melaleuca também é muito usado em máscaras faciais para tratar acne. Um estudo feito na Austrália revelou que 5% do óleo trata a acne tão bem quanto o peróxido de benzoila, substância usada nos tratamentos antiespinhas. A grande vantagem do óleo é que você não precisa preocupar-se com a descamação da pele, uma vez que o óleo é suave e ajuda na redução de bactérias. Além disso, o óleo de Melaleuca também trata inflamações e vermelhidão na superfície da pele.

Alivia dores musculares

O óleo de Melaleuca é ótimo para quem quer aliviar dores porque funciona como um relaxante muscular, eliminando aquele esforço pós-academia. Suas vantagens são muitas! O óleo apresenta propriedades anti-inflamatórias e estimula o fluxo do sangue para tratar áreas específicas, aumentando o crescimento celular e tratando as dores musculares ou distensões, além de auxiliar no processo de cicatrização.

É ótimo para tratar unhas

A ação do óleo de Melaleuca é eficaz não só para as unhas, mas para a própria pele que fica abaixo delas, tratando toda a região. Nas unhas, seu benefício é servir como um antisséptico natural, agindo nas infecções bacterianas e diminuindo a incidência de fungos. O óleo também auxilia na prevenção e no tratamento de micoses, protegendo as unhas e ajudando-as a recuperar sua saúde e beleza.

Saúde bucal

O óleo de Melaleuca também combate micro-organismos que causam inflamações na gengiva, placas, tártaro e outras complicações bucais. Para quem fuma ou já fumou, o óleo também ajuda a tratar as manchas deixadas pelo tabaco. Basta usa-lo como um enxaguante bucal, lembrando que deve-se evitar sua ingestão. O óleo irá ajudar a eliminar placas e gengivites, além de matar as bactérias, reduzir dores ou inchaços e acabar com o mau hálito.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).