Se joga no Maracujá!

Conheça os principais benefícios dessa fruta deliciosa que é o maracujá!

Quem não gosta de um suco de maracujá em dias mais quentes? O maracujá é uma fruta adorada pelos brasileiros e que, além do saborzinho de azedo, cai muito bem em climas tropicas como o nosso. A fruta é recheada de uma série de nutrientes, antioxidantes, além de ter poucas calorias – o que é sempre bom para nós mulheres! O maracujá apresenta altos índices de vitaminas do complexo B, fósforo, ferro, cálcio, potássio, sódio, entre outros componentes que só ajudam a propiciar mais saúde ao corpo. Uma outra coisa sobre a fruta é que ela é 100% aproveitável. Ou seja, não é apenas a polpa que pode ser consumida e degustada. De acordo com um estudo feito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a casca do maracujá contribui para a diminuição ou prevenção dos picos de insulina, que podem ser bastante perigosos em quem tem diabetes ou colesterol alto, por exemplo.

Em suas sementes, encontramos um óleo cheio de ácidos graxos, usados para receitas de culinária ou na fabricação de cosméticos graças à sua poderosa ação oxidante. Em suas folhas, encontramos os ativos que produzem uma ação tranquilizante em nosso organismo e que podem ser ingeridas por meio de chás.

Principais benefícios do Maracujá:

– Fonte de Vitaminas A, C e do complexo B
– Ótimo calmante natural
– Contém altos índices de cálcio, fósforo, ferro e sódio
– Sua casca é rica em fibras e auxilia na digestão
– Controla os níveis de glicose
– Poderoso antioxidante contra o envelhecimento precoce
– Melhora o funcionamento do organismo

Como usar:

Fruto: como já sabemos, podemos fazer sucos, vitaminas, mousses, bolos, tortas, geleias, sorvetes, entre muitas outras coisas usando o fruto.

Folha: com as folhas do maracujá você pode preparar chás e medicamentos. Mesmo que o gosto não seja tão agradável, as passifloras servem como calmante 100% natural e eficaz.

Casca: riquíssima em pectina, tipo de fibra que joga a gordura para bem longe! E ainda pode ser consumida como farinha, sucos e iogurtes.

Sementes: triture-as se quiser usá-las como esfoliante para a pele ou, na culinária, você pode extrair seu óleo para temperar diferentes tipos de saladas, por exemplo.

Além de todos esses benefícios, é verdade que o maracujá emagrece?

Esse é um dos benefícios mais desconhecidos do maracujá, mas ele existe, sim! O maracujá possui uma substância chamada pectina, que em nosso estômago se transforma em uma espécie de gel – não digerível – e provoca uma sensação de saciedade por mais tempo, o que leva a pessoa a comer bem menos do que o habitual. A pectina pode ser encontrada em toda a fruta, mas está presente principalmente na casca do maracujá. Essa substância tem o poder de absorver as substâncias gordurosas e a glicose de nosso organismo, carregando-as consigo até serem eliminadas. A farinha do maracujá é bastante conhecida por se eficiente em eliminar toxinas acumuladas em nosso organismo, que acabam prejudicando os órgãos e atrapalhando no equilíbrio do nosso metabolismo. Além disso, a farinha também é emagrecedora por ser riquíssima em fibras, hidratar o corpo e não ser nada calórica!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).