O que são Verrugas?

As verrugas podem ser algo muito desagradável dependendo de onde estejam localizadas em nosso corpo, principalmente se tiver um tamanho mais proeminente. Neste texto, abordaremos sobre como elas se formam e possíveis tratamentos para livrar-se de uma vez por todas das verrugas!

O que são verrugas?

As verrugas são pequenas protuberâncias cutâneas formadas em nossa pele que, na grande maioria das vezes, não causam dor. Essas protuberâncias são causadas por acúmulo de células, aumentando a espessura da região. Causadas, em geral, por vírus, as temidas verrugas não trazem maiores danos e, dependendo do caso, podem desaparecer sozinhas. As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo, variando de tamanho, forma e textura. Seus tipos também variam e, dependendo de suas características, localização e causa, são divididas em: verruga plantar, verruga genital, verruga periungual, verruga subungual, verruga comum, verruga filiforme, verruga vulgar e verruga plana. Em geral, as verrugas são benignas e não são consideradas uma urgência médica e, ao contrário do que muita gente pensa, não estão relacionadas com células cancerosas ou tumores.

As verrugas se manifestam diferentemente de pessoa para pessoa, dependendo da cor e do tônus de sua pele, da saúde ou vulnerabilidade do corpo, entre outros fatores. Em alguns casos, as verrugas exigem tratamento e, caso não sejam tratadas, podem espalhar-se ao longo do corpo de forma bastante visível. É fato que algumas verrugas podem sim regredir com o tempo, mas esse processo costuma ser bem mais lento, levando a pessoa a procurar por um dermatologista, infectologista, urologista ou ginecologista para tratá-la com rapidez. Um fator importante que devemos sempre lembrar é que a verruga é transmissível e, por essa razão, quem tem verrugas muito proeminentes não podem frequentar piscinas de clubes ou academias, por exemplo. Além de todos esses fatores, as verrugas também não são nada belas e, dependendo de onde estejam localizadas, podem causar muita dor de cabeça para seus portadores.

Como tratar as verrugas?

As verrugas geralmente são retiradas através de uma rápida cirurgia feita no próprio consultório do médico e que leva apenas alguns minutos. A cirurgia é feita é por meio de uma aplicação de ácidos, nitrogênio líquido, neve carbônica ou cauterização no local, não necessitando de internação.

Cuidados adicionais

É preciso tomar alguns cuidados para não trazer maiores problemas à saúde. A primeira dica é nunca manipular a lesão ou ficar tentando removê-la de alguma forma, sem orientação médica e utilizando utensílios não esterilizados, tais como alicates, pinças ou outros instrumentos. Além de não retirarem a verruga por completo, isso ainda pode causar uma baita infecção generalizada na região e, o que era apenas uma pequena e singela verruga, pode tornar-se uma porta de entrada para diversas doenças infecciosas. Caso haja uma inflamação na verruga, lavar toda a região ao banhar-se e aplicar um curativo sobre a verruga para que não haja inoculação. Se a verruga não cicatrizar dentro de alguns dias, o melhor é mesmo procurar por um médico para verificar a causa da inflamação e aplicar-lhe o tratamento mais adequado e eficaz.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).