Saiba porque você tem que deixar de consumir refrigerante

Também conhecidos como bebidas de calorias vazias, os refrigerantes não trazem nenhum benefício a você.

Além de todo o açúcar, em média 30g a cada 300ml, e do sódio, que consumidos em grande quantidades podem fazer bastante mal à saúde, os refrigerantes possuem diversas substâncias artificiais que podem piorar ainda mais as reações negativas no organismo.
Os benefícios de eliminar os refrigerantes de sua dieta são diversos, e vou listar alguns deles para que você tenha um incentivo para você se afastar desse vilão das dietas:

Emagrecimento

O consumo excessivo desse produto é uma das causas da epidemia de obesidade que estamos vivendo. Por ser consumido em grandes quantidades, os refrigerantes aumentam consideravelmente a quantidade de calorias consumidas por dia.
E em versões “zero”, ele atrapalha a habilidade natural do seu corpo de controlar o consumo de calorias, pois o sabor doce não vem acompanhado de calorias, o que confunde o seu organismo que imediatamente, fica com mais fome, a fim de suprir essa falta que ele está sentindo.

Você também pode se interessar por: Como controlar a vontade de comer doces

Proteção dos rins

Com a composição contendo fosfatos, o refrigerante, consumido diariamente, aumenta de 23% a 33% a chance de formação de pedras nos rins. O fosfato interfere na absorção do cálcio, que por sua vez, é eliminado pelo organismo, passando pelo sistema urinário em grande quantidade, o que favorece a formação de cálculos.

Prevenção da diabetes

O consumo excessivo de açúcar e calorias vazias está diretamente ligado ao aumento de peso, e consequentemente eleva o risco de diabetes. Ingerir 340ml de refrigerante por dia deixa o organismo cerca de 22% mais suscetível ao desenvolvimento de diabetes tipo II.

Diminuição do inchaço e retenção de líquidos

A grande quantidade de sódio (principalmente dos refrigerantes zero e light) aumentam a retenção de líquidos. Por precisar manter o equilíbrio entre o sódio e água, seu organismo retém água. Além disso, o açúcar presente nesses produtos causa fermentação no intestino, o que liberar alguns gases que provocam essa sensação de inchaço.

Proteção do esmalte dos dentes

O fosfato, que eu já citei em outro tópico, favorece a desmineralização óssea, o que gera um desgaste dos dentes. Além do açúcar, que aumenta o risco de cáries, as versões zero e light possuem alguns ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp