Ovos: O alimento que não pode faltar na sua dieta

Ovos: O alimento que não pode faltar na sua dieta

O ovo é um dos produtos mais consumidos pelo ser humano moderno nos quatro cantos do mundo e é preparado de diferentes formas. Seja ele cru, frito ou cozido, ou mesmo através de seus derivados em massas, pães, bolos, tortas e milhões de outros alimentos consumidos diariamente. No Brasil, este consumo torna-se ainda maior e, apesar de sua popularidade nas mesas, poucos sabem ao certo quais são os reais benefícios que este alimento pode trazer à nossa saúde. Apesar de haver algumas controvérsias sobre os efeitos que os ovos podem vir a causar na nossa saúde, como problemas na articulação e no coração devido ao nível de colesterol nele contido, a grande maioria dos especialistas afirmam que o consumo de ovos deve estar incluído numa dieta considerada saudável.

O fator que vai desencadear algum risco não é o consumo de ovos em si, e sim se este consumo é moderado ou exagerado. Portanto, assim como para qualquer alimento que venhamos a consumir em nossas dietas, o consumo excessivo deve ser evitado. Sabemos também que o ovo divide-se em clara e gema. A clara, que é extremamente rica em albumina, é uma proteína de origem animal com alto valor biológico. Ao consumir a clara, você está auxiliando na reparação de seus músculos e prolongando sua saciedade. A gema, por sua vez, abriga, entre outras substâncias, grande quantidade de nutrientes de ferro, ácido fólico, luteína, colina, antioxidantes, além das conhecidas vitaminas B, D e E. Portanto, evite separar a gema do ovo e só consumir a clara, visto que ambos têm sua devida importância para sua saúde.

Quem pensou que parava por aí, errou! Os ovos possuem uma série de outros benefícios desconhecidos mas que têm papel fundamental para a saúde de seu corpo. O desenvolvimento do cérebro, por exemplo, é um dos tantos benefícios trazidos pelos ovos. Considerando que a gema de um ovo é rica em colina, composto da vitamina B associado com o melhoramento do funcionamento neurológico, podemos dizer que o ovo pode melhorar consideravelmente a memória de uma pessoa. Além de melhorar a memória do indivíduo, o ovo já é popularmente conhecido como o grande aliado dos atletas, por conseguir proporcionar maiores níveis de colesterol, e através disso, melhorar o desempenho esportivo dos atletas, atuando ao mesmo tempo na recuperação dos músculos.

Para a alegria das mulheres, hoje em dia já se sabe que os ovos também ajudam a prevenir o temido câncer de mama e também fazem bem à beleza da mulher! Os ovos possuem um alto teor de enxofre e uma infinidade de vitaminas minerais, atuando diretamente em um crescimento mais acelerado de cabelos e unhas. Falando em vitaminas, as principais vitaminas contidas nos ovos são: ferro, que acelera a produção de glóbulos vermelhos, zinco, que aumenta sua imunidade, iodo, que ajuda a regular hormônios da tireóide, selênio, que protege nossas células de oxidação, além do cálcio e do fósforo, fortalecedores de dentes e ossos e mais do que necessários para manter o corpo de um indivíduo forte e saudável.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).