11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Os benefícios de reduzir o sal das refeições

Você sabia que reduzir a quantidade de sal nas refeições pode trazer uma série de benefícios para sua saúde? Listamos neste artigo os principais benefícios!

Já sabemos desde a época de escola que o sódio faz parte dos minerais importantes para nossa saúde, pois auxilia no equilíbrio do corpo, além de conseguir realçar os pratos e deixá-los muito mais deliciosos, mas você sabia que o excesso de sódio pode ser perigoso? O consumo em excesso do sal pode trazer doenças cardiovasculares como infarto, derrame e pressão alta, por exemplo. O sódio anda na mira das organizações de saúde e já preocupa muitos profissionais da área. Uma pesquisa realizada na Inglaterra entre 2004 e 2011 mostrou que a redução de 15% do sal no consumo diário pode diminuir em até 40% as chances de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer derrames.

O brasileiro consome cerca de 14 gramas de sal diariamente, um valor muito além do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que declara que o limite saudável de sódio por dia deve ser de apenas 6 gramas, ou seja, em torno de 2 gramas de sódio. Mas, calma! O sal é extremamente saudável se consumido moderadamente, por isso não vai querer parar de comer sal, hein? O melhor mesmo é comer de forma moderada ou consultar um(a) nutricionista para saber qual é a quantidade ideal para seu organismo. Consumindo com moderação, o sal só trará benefícios. Separamos abaixo os principais benefícios obtidos através da redução da ingestão de sal.

1. Desincha o corpo
O consumo excessivo de sal pode deixar o corpo mais inchado. Quando o consumo é muito alto, quem se encarrega de eliminar esse excesso são os rins. Porém, quando isso ultrapassa os limites e nem eles conseguem dar conta, a situação fica descontrolada. O sódio acaba roubando o líquido de nossas células e o aumento do fluido circulante pelo corpo causa a retenção de líquidos.

2. Baixa a pressão alta
Esse problema é um dos mais comuns detectados na população e, em geral, é exatamente o que faz a pessoa procurar por ajuda médica. O sódio é um estimulante para o sistema nervoso e causa vasoconstrição, elevando a pressão arterial. Como soubemos acima, o sódio em excesso aumenta o líquido do corpo – incluindo no sangue – e o volume sanguíneo é consequentemente elevado, pressionando a parede de nossas artérias à medida que é distribuído ao longo de nosso corpo.

3. Diminui os riscos de osteoporose
O consumo desmoderado de sal reduz a densidade dos ossos, contribuindo para que eles percam sua força e resistência. Este mineral também pode acabar restringindo nosso organismo de absorver o cálcio presente nos alimentos, que é importantíssimo para a manutenção da saúde dos ossos.

4. Diminui os riscos de insuficiência renal e pedra nos rins
Para quem não sabe, a função de nossos rins é servir como um filtro para o sangue, removendo todas as substâncias tóxicas e excesso de líquidos do nosso organismo, que mais tarde se transformarão em urina. Quando o consumo de sal é muito alto, os rins não dão conta e começam a ficar sobrecarregados, ficando enfraquecidos e vulneráveis à retenção de cálcio, uma vez que não conseguem mais absorve-lo. Apesar de não ser o único causador, o sódio tem a maior parte da responsabilidade pela formação de pedra nos rins, com mais de 55% de contribuição.

5. Reduz a frequência das dores de cabeça
A dor de cabeça também é causada pelo alto consumo de sódio, mas ela aparece basicamente como resultado da retenção de líquidos ou da hipertensão arterial. Sendo assim, diminuindo o consumo de sal, você não só previne uma série de doenças, mas também evita os variados reflexos delas.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).