Não sabe o que comer entre as refeições? Veja essas dicas saudáveis

Conheça alguns alimentos saudáveis que ajudam a matar a fome durante o expediente.

Mesmo para aqueles que tomam um café da manhã mais reforçado antes de sairem para o cumprimento de suas tarefas diárias, ao longo do dia, durante o trabalho, sempre bate aquela fome e, quando isso acontece, geralmente os funcionários dirigem-se até a copa ou cantina mais próxima para tomarem um café ou comerem alguma coisa, que por sinal são quase sempre aqueles alimentos mais gordurosos como croissants, pastéis ou tortas, seja por falta de tempo para preparar algo melhor em casa ou por falta de vontade. Existem, no entanto, alguns alimentos que, além de serem gostosos, possuem um baixo teor calórico e são ótimos no quesito saciedade. Antes de sair correndo para o mercado mais próximo na próxima vez, evite passar pela ala das guloseimas, por exemplo, uma vez que a glicose aumenta o estado de hipoglicemia e pode causar mais sonolência e mal-estar, além de não matar a fome e ajudar a acumular aquela gordurinha no abdômen que não sai nem com reza braba.

Se a vontade for o consumo de doces, dê preferencia às frutas, já que elas combinam a dose de frutose adequada e fibras, que ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino. As frutas secas, tais como ameixas, figos, tâmaras, damascos e passas, também são uma ótima opção por serem ricas em minerais. As oleaginosas – castanha do Pará, macadâmias e nozes – são fontes de proteína e irão ajudar na regulação do colesterol e do nível de glicose no sangue, além de apresentarem magnésio, selênio, zinco e complexo B. Você também pode combinar essas frutas secas com um iogurte natural com chia e cacau em pó, que além de ser uma delícia, contém probióticos e ajuda em todo o processo digestivo. As saladas de frutas devem ser preferivelmente adoçadas com mel e, se você é uma daquelas apaixonadas por pães com queijos, prefira a versão integral. Os cookies integrais também serão ótimos para ajudar a matar a fome, sendo ricos em fibras. Para beber, opte por água de coco, sucos verdes, chás ou simplesmente água natural, que é sempre bem-vinda para ajudar na hidratação.

Outra dica é nunca comer logo após o almoço no refeitório. Espere pelo menos 3 horas até comer os lanchinhos extras. Você também não precisa levar tudo num mesmo dia. O ideal é intercalar esses alimentos durante a semana, ou, se houver geladeira no escritório, deixa-los armazenados para ir comendo ao longo da semana. Lembre-se de que comer alimentos insalubres pelo simples fato de saciar a fome pode, dentro de um período de 3 a 6 meses, e principalmente se você trabalha sentada, trazer uma série de complicações, variando desde gordura abdominal, culote, acumulação de gordura na coxa, quadril até doenças como diabetes tipo 2, colesterol alto, entre outras coisas, além de não estar de fato deixando você mais saciada. A nossa condição física está diretamente relacionada com o nosso estado psicológico e, sendo assim, é essencial que cuidemos da alimentação não só em casa, mas principalmente durante a realização de nossas atividades fora.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).