Mitos e Verdades sobre dietas

O mundo dos regimes é cheio de histórias e mitos, mas nem tudo é mentira. Veja o que vale e o que não vale para você perder peso!

A vontade de emagrecer é tanta que às vezes você se vê acreditando (e fazendo) em coisas absurdas? Calma, você está apenas engrossando o time de pessoas desesperadas e prontas a fazer qualquer coisa para perder os quilinhos extras e voltar à antiga forma. E o mundo dos regimes parece que sobrevive exatamente disso, de toda a polêmica que novas “descobertas” lançam no ar atraindo a atenção de uma verdadeira multidão. Sendo bem sinceros, às vezes realmente nem dá para notar o que pode ou não fazer sentido, por isso nós vamos ajudar você a entender alguns dos principais mitos e verdades sobre as dietas. Será que comer na frente da TV realmente engorda? E a água, emagrece? Como é que alguém vai perder peso se tiver que comer a cada 3 horas? Então aproveite para ver respondidas essas e outras perguntas, acabar de uma vez com as suas dúvidas e emagrecer, de forma consciente e equilibrada.

Comer carboidrato à noite engorda? – Mito – O carboidrato (leia-se glicose) é necessário ao organismo, mas ele precisa ser consumido com moderação, independente do horário. O que acontece é que ele libera muita insulina, que é pouco metabolizada à noite, mas se há um bom gasto energético – como sair da academia à noite – é preciso ingerir carboidrato para repor parte da energia gasta. Se, por outro lado, a pessoa é sedentária, o melhor é investir em carboidratos complexos, como arroz integral, aveia e outros, antes do final da tarde para estimular a queima de gordura. De uma forma ou de outra, o ideal é evitar o exagero ao longo do dia e não apenas à noite.

Beber água emagrece – Verdade – A quantidade certa de água, em média oito copos por dia, melhora o funcionamento dos rins, do intestino, do fígado, a circulação sanguínea e a oxigenação das células, evitando a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura. Além disso, beber água distrai a ansiedade e a vontade de comer.

Fazer jejum por alguns períodos acelera o emagrecimento – Mito – E não é que é justamente o contrário? Além de desregular os hormônios que ajudam a controlar os mecanismos da fome e da saciedade e desacelerar o metabolismo, ele ainda causa ansiedade e pode acabar por predispor à compulsão alimentar em determinados períodos.

Sal engorda – Mito – Não, o sal não engorda porque ele é um composto de sódio que não tem calorias, mas ele faz com que o organismo retenha líquido propiciando o inchaço. As moléculas de sal atraem a água, o que faz com que o volume de sangue aumente.

Comer em frente à TV ou computador engorda – Verdade – Comer vendo TV pode ser uma das delícias da vida caseira, mas engorda sim, porque você acaba comendo muito mais do que deveria por estar concentrada na programação. Além disso, é comum essa distração fazer com que a mastigação não seja adequada, o que também interfere na absorção dos nutrientes e dificulta a digestão, que também é prejudicada porque a adrenalina liberada pelo programa de TV desvia o fluxo sanguíneo do sistema digestivo para outros órgãos.

O ideal é comer a cada 3 horas – Verdade – Se dormimos 8 horas por dia, sobram 16 horas de vigília. Cada refeição leva aproximadamente 3 horas para ser digerida, assim como os aminoácidos ficam cerca de 3 horas na corrente sanguínea. Como o organismo precisa de determinada quantidade de nutrientes para se manter, pular uma refeição faz apenas com que você acabe descontando na seguinte, por isso o ideal é comer pequenas porções divididas em 5 refeições ao dia: 16 horas divididas por 5 dá 3.2 horas. Você aumenta o seu metabolismo ao forçar o seu corpo a fazer a digestão mais vezes por dia, evita ataques de fome, mantém seus níveis de energia altos, mantém a massa muscular e ainda constrói um fluxo constante de nutrientes para o seu corpo, evitando que a “sobra” de alimentos armazenados seja transformada em gordura. Dessa forma você emagrece mãos facilmente – e sem passar fome.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).