Menu

Como melhorar a postura? Como isso influencia na sua saúde?

Ter uma postura inadequada prejudica nossa coluna, aumenta o volume da barriga e atrapalha nossa linguagem corporal. Saiba como evitar esses problemas!

Manter a coluna ereta, a cabeça para frente e o quadril encaixado não apenas não dá uma silhueta mais bonita e aumenta nossa confiança, mas também é necessário para preservar a nossa saúde. Por isso, hoje nós vamos conversar sobre como melhorar a postura.

A maneira como nos posicionamos quando estamos sentadas, em pé ou mesmo em movimento influencia o funcionamento do nosso organismo e pode ser responsável pelo surgimento de diversos problemas de coluna. Saiba como evitá-los!

Os problemas da má postura para nossa saúde e qualidade de vida

Uma boa postura nos deixa mais dispostas e confiantes, enquanto uma postura inadequada pode trazer diversos problemas para a saúde, o bem-estar e inclusive a estética.

Quando não observamos nossa postura ao nos sentar na cadeira do escritório, podemos ficar com os ombros curvados para frente, o que força o pescoço e desalinha a coluna. No fim do dia, isso representa aquelas famosas dores musculares causadas pela tensão.

Além disso, uma postura inadequada no ambiente profissional atrapalha nossa linguagem corporal, pode levar a uma aparência de descaso e até mesmo fazer com que clientes, colegas e superiores tenham uma visão subestimada de nossas competências.

Quando estamos em pé, uma má postura faz com que os ombros fiquem caídos e a coluna entorte, favorecendo a projeção da barriga para frente – o que nos deixa com uma silhueta que não é nada agradável.

Os danos sofridos pela coluna se acumulam com o passar anos, desde quando nos atirávamos de qualquer jeito no sofá na infância e sentávamos com a coluna torta no colégio na adolescência.

Como resultado, todo o sistema musculoesquelético da coluna fica exposto a desgastes que podem se transformar em lesões, originando problemas crônicos e dolorosos como os desvios (escoliose, hiperlordose, hipercifose etc.), lombalgia e hérnia de disco.

Além disso, a má postura pode aumentar permanentemente o volume da barriga ao favorecer o acúmulo de gordura localizada nessa região e até mesmo diminuir a capacidade respiratória devido à compressão da caixa torácica.

Não deixe de ver – Redução da mama proporciona saúde, bem-estar e beleza!

Dicas para melhorar a postura

Diante de tantos prejuízos para a saúde, a estética e a autoestima, é muito importante conhecer algumas dicas de como melhorar a postura no seu dia a dia, de modo a prevenir esses problemas e ter uma melhor qualidade de vida. Veja como fazer isso:

  1. Observe sua postura no trabalho

Além de passarmos grande parte do dia no trabalho, o que já influencia muito a nossa postura, o ambiente profissional ainda traz situações de tensão – e muitas profissões envolvem a repetição de movimentos, que piora ainda mais o quadro.

melhorar a postura no trabalho

Por isso, melhorar a postura no escritório envolve também algumas questões de ergonomia. A primeira delas diz respeito à cadeira, que deve oferecer um bom suporte à coluna e ter apoio para os braços. Além disso, a tela do computador deve ficar na mesma altura dos olhos.

Na hora de se sentar, mantenha a coluna ereta, alinhando os ombros e os quadris. Os joelhos devem ficar levemente mais elevados que os quadris, e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão (ou no descanso específico para eles).

Para evitar uma curvatura excessiva dos punhos e o tensionamento dos ombros, é importante que a mesa tenha uma altura próxima à dos cotovelos. Por fim, caso você use muito o telefone, é essencial ter um headset especial para evitar dobrar o pescoço.

  1. Adote uma boa postura no dia a dia

Para melhorar a postura ao ficar em pé ou caminhar, lembre-se de manter a coluna e o pescoço eretos e alinhados. O olhar deve ser direcionado para frente, de modo a não deixar o queixo caído nem muito levantado, o que força a musculatura do pescoço.

Preste atenção também em seu quadril para que ele esteja encaixado, sem empurrar a barriga para frente. Assim, além de evitar lesões na coluna, você fica com uma silhueta muito mais elegante.

Ao se sentar, sempre deixe as costas bem apoiadas no encosto, posicionando os quadris bem no fundo da cadeira ou sofá.

  1. Adote uma postura adequada na hora de dormir

Dormir de barriga para baixo é um hábito que acaba forçando os músculos do pescoço e pode trazer dores para a coluna, pois ela fica excessivamente reta, sem seguir sua curvatura natural.

Se não for possível mudar essa posição, indica-se pelo menos colocar um travesseiro fino sob a barriga, o que dá mais apoio à coluna e ajuda a protegê-la.

Dormir de barriga para cima também não é a melhor escolha, pois essa postura pode favorecer a formação da corcunda e exercer muita pressão sobre a lombar, causando dores nessa região.

Quase sempre, a melhor opção é dormir de lado utilizando um travesseiro médio para o pescoço e outro mais fino entre as pernas, o que dá mais suporte à coluna. A escolha de um bom colchão também é fundamental.

  1. Pratique exercícios físicos

Manter a coluna ereta pode ser muito difícil se seus músculos das costas e do abdômen não estiverem devidamente fortalecidos. Por isso, é necessário praticar exercícios físicos que trabalhem essas regiões, como pilates, ioga ou musculação.

Para evitar o agravamento de lesões na coluna ou o surgimento de novos problemas, é essencial que toda atividade física tenha acompanhamento profissional.

melhorar a postura exercícios físicos

Identifique os motivos da sua postura inadequada

Muitas vezes, a má postura é um reflexo do desconforto com a própria aparência. Isso acontece, por exemplo, com mulheres com seios muito volumosos e homens que sofrem de ginecomastia – embora possa ser apenas reflexo da timidez e da falta de autoconfiança.

Esses problemas são mais comuns durante a adolescência, mas eles podem persistir na vida adulta. Dependendo do caso, a solução pode estar no acompanhamento psicológico ou mesmo na mamoplastia redutora ou na cirurgia de ginecomastia.

Se você se identifica com essas situações, agende uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para saber mais sobre essas e outras cirurgias plásticas para se sentir mais bonita e feliz com o seu corpo.

  • 20
    Shares