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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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Frutas com baixo nível de açúcar

Conheça as frutas que lhe trarão benefícios e diminuirão seu nível de açúcar!

Comer frutas é mais do que benéfico para nosso corpo e mente, mas é um verdadeiro banho de nutrientes e vitaminas para a saúde de nosso corpo. Nos dias atuais, é muito comum deixarmos de consumir frutas e darmos espaço para fast-foods e comidas que possuem alto teor de gordura e quase nada em nutrientes e agentes saudáveis que vão servir para nos manter com energia, bem humorados e menos vulnerável a quaisquer tipos de doenças. As frutas devem estar no cardápio diário de todo brasileiro, mas devem ser consumidas, assim como qualquer outro alimento, com moderação.

As frutas, apesar de serem alimentos riquíssimos em vitaminas, podem conter um alto nível de açúcar e acabar agravando o quadro de quem tem diabetes, por exemplo, visto que elas aumentam o índice glicêmico da corrente sanguínea. E não é só os diabéticos que precisam ficar alertas quanto aos açucares contidos nas frutas, que são a frutose, a sacarose e a glicose, mas este cuidado também estende-se àquelas pessoas que estão passando por uma dieta e têm como objetivo emagrecer. Não é pelo fato de serem naturais que há a inexistência de açúcar nas frutas e isso deve ser bem observado na hora de consumi-las a fim de que o indivíduo não passe do limite e acabe prejudicando seu metabolismo.

Mas, afinal, quais frutas eu posso consumir sem medo? Bom, o primeiro passo é conhecer a quantidade adequada de frutas para o consumo diário. Hoje, para uma pessoa que se encontra dentro de seu peso ideal ou tolerável o ideal é consumir um mínimo de 2 porções diárias de frutas. Se você adota este estilo de vida você ingere o essencial para deixar seu corpo saudável, não sofre com o excesso de açúcar no sangue, além daquelas famosas idas ao médico que vão com toda certeza diminuir de forma considerável. Menos risco de problemas cardíacos, AVC ou até cânceres serão evitados por tabela. Para os diabéticos em especial, recomenda-se a ingestão de água e chás para ajudar a drenar o açúcar contido nas frutas e purificar ainda mais o corpo.

Veja abaixo uma lista de 5 frutas indicadas para quem quer consumir menos açúcar e ainda assim obter todos os benefícios de suas vitaminas:

Maçã
Incrível fonte de vitaminas e ajuda a controlar a diabetes. Uma fibra contida na maçã, chamada de pectina, ajuda a controlar a glicemia e reduzir o mau colesterol. Além disso, a maçã prolonga a sensação de saciedade.

Abacate
Quase não contém açúcar e é rico em um tipo de gordura que atua no aumento do bom colesterol. Esta fruta é recomendada para quem quer consumir menos açúcar e principalmente para os diabéticos. Além disso, o abacate acelera o metabolismo e absorve até os alimentos mais lentos, o que promove a saciedade.

Coco
É rico em ácidos graxos e láuricos, importantes para combater fungos e bactérias. O coco tem um papel extremamente importante na saúde das células intestinais e aumento da imunidade, reduzindo inflamações.

Limão e Laranja
Ricos em ácido cítrico e ácido ascórbico, a laranja e o limão beneficiam o corpo por inteiro. Evitam hemorragias e infecções, muito presentes em quem tem diabetes. Além disso, ajudam a emagrecer e jogam a imunidade lá no alto, protegendo as artérias e cuidando bem do coração e do sangue.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).