Menu

Frutas engordam? Descubra Os Mitos E Verdades!

Pode comer fruta à vontade? Frutas engordam? Basta contar as calorias? Descubra esses e outros mitos e verdades sobre as frutas

Em qualquer artigo sobre alimentação saudável ou matéria de uma fonte confiável com dicas de emagrecimento, você vai encontrar a informação de que as frutas são alimentos essenciais para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do nosso corpo.

Contudo, quem está preocupada em perder alguns quilinhos precisa saber que algumas frutas engordam sim, mas tudo dependa forma como elas são consumidas. Por isso nós preparamos esta lista de mitos e verdade para você ficar por dentro do assunto. Confira:

Comer frutas à vontade pode engordar

Verdade. Embora sejam opções nutritivas e em geral saudáveis, alguns tipos de fruta realmente são mais calóricos do que outros e podem favorecer um aumento do peso se forem consumidos em excesso.

O principal exemplo é o coco, que tem 350 calorias em uma porção de 100 gramas, mais do que um pão de queijo. Isso acontece devido ao seu alto teor de gordura, e a situação pode piorar no caso do coco ralado com açúcar, quando chega a 450 calorias na mesma porção.

O abacate deve ser cortado da dieta de quem quer emagrecer

Mito. Em geral, as frutas engordam dependendo da quantidade consumida e da forma como elas são preparadas, e esse é o caso do abacate.

Essa fruta é uma excelente fonte de vitaminas A, C e E, além de ser rica em minerais. O abacate contém gorduras boas que ajudam a combater o colesterol ruim.

Se consumido com moderação, o abacate é uma boa opção para quem deseja emagrecer, pois ele tem um alto conteúdo de fibras. Porém, é preciso levar em conta que 100 gramas dessa fruta têm 160 calorias, de forma que uma unidade grande pode ter mais de 700 calorias!

Por isso, se você abusar do abacate misturado a leite condensado, açúcar e outros ingredientes engordativos, ele certamente vai contribuir para o ganho de peso.

Por outro lado, uma vitamina de abacate com leite desnatado sem açúcar ou smoothie com frutas menos calóricos são boas opções de lanche para quem quer emagrecer, pois elas fornecem saciedade e suprem as necessidades do corpo.

O açaí é excelente para quem quer emagrecer

Mito. A forma como consumimos as frutas influencia em seu poder de ajudar no emagrecimento ou favorecer o acúmulo de peso. Um excelente exemplo disso é o açaí, que in natura tem apenas 60 calorias em uma porção de 100 gramas.

Contudo, com o acréscimo do xarope de guaraná e banana, uma tigela de polpa de açaí de 500 gramas chega facilmente às 700 calorias. E se você acrescentar castanha ou granola, o lanchinho aparentemente light pode chegar às 1.000 calorias! Confira aqui uma lista de frutas com baixo nível de açúcar

Não adianta olhar apenas para as calorias

Verdade! Antes de bater o martelo sobre se as frutas engordam ou não, é preciso prestar atenção em mais detalhes além do valor calórico de cada uma. O abacate, como acabamos de ver, é um bom exemplo disso, pois suas calorias são acompanhadas de excelentes benefícios.

A banana é outra fruta que ilustra muito bem essa situação: cada unidade tem cerca de 100 a 150 calorias dependendo da variedade e do tamanho, mas elas não contêm gordura. Esse valor calórico na verdade vem do seu conteúdo de açúcar.

Por isso, se você comer muitas bananas e não queimar essas calorias, elas podem sim engordar. Contudo, o consumo de uma unidade por dia vai contribuir para a sua saúde e até mesmo para o emagrecimento.

Isso acontece porque as bananas são ricas em fibras, portanto elas dão saciedade e facilitam o trânsito intestinal. Além disso, elas contêm triptofano, um precursor dos neurotransmissores ligados à felicidade e ao bem-estar, por isso elas ajudam a diminuir a vontade de comer doces. 

Fruta não mata a fome

Mito! As frutas costumam ser ricas em fibras, que se expandem dentro do estômago e formam uma espécie de gel, deixando você com a sensação de que ele está cheio por mais tempo.

Isso, porém, leva alguns minutos, pois o organismo precisa se esforçar mais para digerir as frutas. E isso também explica por que você pode se enganar e achar que um pedaço de bolo mata a fome, mas a fruta não.

Na verdade, o pedaço de bolo pode até matar a fome momentaneamente, mas ela vai voltar com tudo poucos minutos depois. Isso acontece porque o alto teor de açúcar causa pico glicêmico no sangue, com uma grande liberação de insulina.

E isso tem duas consequências principais: uma delas é que a gordura tende a se acumular na barriga, e a outra é que você vai sentir uma fome ainda mais intensa pouco tempo depois de ter comido um lanche cheio de açúcares. Veja também duas receitas de suco emagrecedor que são um sucesso

Comer a fruta in natura é melhor do que consumir o suco

Verdade! Um suco natural sem açúcar certamente é uma opção melhor do que um refrigerante, mas suas propriedades são inferiores às das frutas in natura quando o assunto é nutrição e emagrecimento.

Em primeiro lugar, é preciso saber que as frutas perdem grande parte de suas vitaminas e minerais quando são processadas para virar suco, mas a perda é ainda pior no caso das fibras. Dessa forma, o suco oferece menos nutrientes e menos sensação de saciedade.

Além disso, os sucos são mais calóricos do que as frutas, porque eles costumam levar mais de uma unidade. Assim, enquanto uma laranja tem apenas 50 calorias, um copo de suco de 300 ml tem 150 calorias (isso se não for acrescentado açúcar), pois ele leva três laranjas.

A situação é ainda pior no caso dos sucos industrializados, pois eles praticamente não contêm nenhum nutriente, são ricos em açúcares e ainda recebem aditivos químicos como corantes e conservantes.

Com isso tudo, ficou fácil perceber que não basta dizer se as frutas engordam ou não, certo? As frutas devem estar presentes na alimentação de todo mundo, principalmente de quem quer emagrecer, mas elas devem ser consumidas na forma e na quantidade certas. Confira mais detalhes da importância das frutas na sua saúde

Gostou das nossas dicas e vai mudar sua alimentação? Conte nos comentários!

  • 16
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).